Nos dias, 24, 25 e 26 de maio, em Tangil, uma das freguesias de montanha do concelho de Monção, celebra-se o vinho tinto e os petiscos regionais. Além dos espaços promotores dos produtos tradicionais, decorados com exemplares únicos de gastronomia, surgem várias atividades de entretimento e animação.
Previstas provas de vinho e muita animação musical protagonizada por ranchos folclóricos, grupos de concertinas e cantadores ao desafio, charangas e tunas académicas. Presença, também, de “As Laurindas”, Rui Afonso, dueto “Amar e Dar”, dueto Sérgio Carvalhosa & Gabriela, banda “Marés Vivas”, e DJ Pedro Pagodes.
O desporto não falta, estando prevista a realização do Raid “Rota da Pedra Solta”, no sábado, pelas 9h00, e o passeio pedestre “Trilho dos Cótaros”, no domingo, à mesma hora. A XI Feira do Vinho Tinto, em Tangil, abre portas na sexta-feira, pelas 19h00, e encerra, no domingo, ao final da tarde.

A 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, que reconhece as boas práticas no setor do património cultural, será entregue a 5 de dezembro, no Auditório do Centro Cultural Olga Cadaval, durante a AR&PA 2025 – Bienal Ibérica de Património Cultural, em Sintra.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um novo empreendimento de agroturismo em Mujães, inserido numa exploração agrícola de larga escala.
O centro histórico de Viana do Castelo volta a encher-se de luz e animação entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026 com o arranque de “Viana Coração do Natal”, programa promovido pela Câmara Municipal, pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC) e pela Vianafestas. A iniciativa pretende devolver às ruas da cidade a atmosfera festiva e dinamizar o comércio tradicional nesta quadra.
Este Natal, a história e a magia juntam-se nos carris do Vouga. A edição de Natal do Comboio Histórico do Vouga regressa entre 7 de dezembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026, oferecendo uma experiência única para toda a família, com nove viagens programadas aos sábados e domingos.
A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.
A 11.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe resultados surpreendentes e mexeu com as contas do topo da tabela. O Távora sofreu uma inesperada derrota caseira por 2-0 diante do SC Vianense B, mas mantém-se no comando com 27 pontos. Ainda assim, o desaire abriu caminho para a aproximação do Neves FC, que venceu de forma convincente o Perre por 3-1 e reduziu a diferença para apenas dois pontos, relançando a luta pela liderança.
No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi inaugurado nos Paços do Concelho de Ponte da Barca um mural comunitário que reúne peças artísticas criadas por alunos das escolas locais e utentes de instituições do concelho.