As reservas de sangue dos grupos sanguíneos A e O positivo e negativo são suficientes apenas para dois dias, alertaram esta terça-feira o Instituto Português do Sangue e Transplantação (IPST) e a federação de dadores, que apelam às dádivas.
Um comunicado da Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (Fepodabes) faz eco de um apelo feito esta terça-feira pelo IPST, que numa publicação na sua conta oficial na rede social Facebook apelou para dádivas com urgência face à escassez de reservas.
“As reservas de sangue dos grupos sanguíneos A e O positivo e negativo são presentemente de dois dias. As condições climatéricas dos últimos dias provocaram uma desaceleração da afluência dos dadores de sangue, pelo que pedimos aos dadores destes grupos sanguíneos que estejam em condições de fazer uma nova dádiva que o façam com a maior brevidade possível”, nos centros de Lisboa, Porto e Coimbra do IPST ou outro local de recolha conveniente aos dadores, lê-se na publicação no Facebook.
A Fepodabes recorda que “o período estival é tradicionalmente mais complicado” para manter “os ‘stocks’ de sangue em níveis satisfatórios, pois o período de férias, acompanhado de temperaturas elevadas, contribui para uma menor afluência dos dadores nos locais de colheita”.
“No caso da zona de Lisboa, o início do mês de agosto, com as restrições inerentes a realização da Jornada Mundial da Juventude, contribuiu para uma agudização das dificuldades já habituais neste período”, adiantou ainda a federação de dadores no comunicado.
A federação recorda que todos os cidadãos maiores de 18 anos, com mais de 50 quilos de peso e que sejam saudáveis podem ser dadores.
Os 406 eleitores da freguesia de Cabreiro vão voltar às urnas no próximo domingo, depois de as eleições autárquicas de 12 de outubro terem terminado em empate.
O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) anunciou a aprovação de três projetos no âmbito do Norte 2030, financiados pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), num investimento global superior a 3,4 milhões de euros, dos quais 2,9 milhões são comparticipados pelo programa.
A Ludoteca Municipal de Vila Praia de Âncora vai passar por uma intervenção alargada, num investimento superior a 200 mil euros, financiado em 70% pelo Programa NORTE2030-2024-36, através da medida “Refuncionalização de equipamentos coletivos e qualificação de espaços públicos (IT)”.
Vila Praia de Âncora continua a afirmar-se como destino turístico com a crescente popularidade do “Espaço de Memórias do Mar”, instalado no Forte da Lagarteira. Inaugurado a 7 de julho, o equipamento já recebeu mais de 23 mil visitantes em apenas três meses.
O Sporting de Braga continua em grande na Liga Europa. A formação minhota somou a sua terceira vitória consecutiva na fase de liga da competição, ao vencer, em casa, o Estrela Vermelha por 2-0.
O FC Porto somou esta quinta-feira a primeira derrota da temporada, ao perder por 2-0 frente ao Nottingham Forest, em jogo da terceira jornada da fase de liga da Liga Europa de futebol.
Viana do Castelo prepara-se para acolher, na noite de 31 de outubro de 2025, a festa de Halloween FORTIS TENEBRIS, que decorrerá no histórico Forte de Santiago da Barra a partir das 23:30.