A Associação Nacional de Transportadores em Automóveis Ligeiros (ANTRAL) abriu uma delegação em Valença no edifício do Mercado Municipal. Valença passa a ter a sétima delegação da ANTRAL em Portugal e a primeira do Alto Minho.
O Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Carpinteira, presidiu à cerimónia e destacou que “estamos a dar cumprimento a uma aspiração antiga dos profissionais do táxi de Valença e da região” e “estamos a fortalece o setor do táxi e, também, a contribuir significativamente para a mobilidade urbana da nossa cidade.”
O presidente da ANTRAL, Florêncio de Almeida referiu que “Esta nova delegação é um marco importante para a ANTRAL e para os nossos associados em Valença e nesta zona norte do país. Estamos comprometidos em fornecer os melhores recursos e suporte aos nossos membros, e confiantes de que esta nova instalação nos permitirá melhor servir e melhorar a experiência dos utilizadores do serviço de táxi.”
A cerimónia contou com a presença da vice-presidente da Câmara, Ana Paula Xavier, dos membros da direção da ANTRAL, bem como do delegado concelhio Manuel Alves Pires, grande impulsionador valenciano para que este projeto fosse, hoje, uma realidade.
Esta nova delegação irá servir como um ponto central para apoiar os motoristas e associados na região, além de promover melhorias contínuas nos serviços de táxi locais.
A nova delegação de Valença não só proporcionará suporte administrativo e operacional e como um centro de formação para os motoristas, promovendo as melhores práticas e a atualização contínua da formação.
O Plano de Atividades e Orçamento para 2026 da Câmara Municipal de Paredes de Coura, o primeiro deste executivo, foi aprovado por esmagadora maioria da Assembleia Municipal. O orçamento globaliza 30 milhões, 166 mil e 40 euros e tem como principais eixos o aumento das transferências para as freguesias, a aposta na Educação e Cultura, o apoio às famílias e a criação de oportunidades económicas.
Letícia Floriani Rodrigues, estudante de Química do Instituto Federal de Santa Catarina, no Brasil, regressou esta semana ao seu país após três meses de mobilidade académica na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC). A jovem descreve a experiência como “decisiva” para o seu percurso académico e profissional.
O mês de junho de 2025 ficará para a história do desporto vianense, muito em particular do Santa Luzia FC, que viveu o momento mais marcante dos seus 30 anos de existência, ao sagrar-se Vice-Campeão Nacional de Futsal Feminino, numa participação inédita na final da Liga Placard.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o cenário escolhido para o evento New Year 2026, uma das celebrações de passagem de ano mais aguardadas da região. Organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo e promete uma noite marcada pela elegância, sofisticação e glamour.
O Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo encerra as comemorações do seu 85.º aniversário com o espetáculo “Maria do Amparo”, que sobe ao palco do Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo, no próximo dia 10 de janeiro de 2026, pelas 21h30.
O alto do Monte de São Silvestre, em Cardielos, Viana do Castelo, será novamente palco da secular romaria em honra de S. Silvestre, uma das celebrações religiosas mais emblemáticas do concelho.
A Viana TV faz uma retrospetiva dos acontecimentos mais marcantes de maio, destacando conquistas desportivas, eventos culturais e, especialmente, as comemorações do Dia da Marinha 2025, que reforçaram a tradição marítima da cidade.