António José Seguro foi eleito este domingo Presidente da República, após vencer a segunda volta das eleições presidenciais de 2026 frente a André Ventura. O candidato socialista alcançou cerca de dois terços dos votos expressos, confirmando uma vitória expressiva a nível nacional.
De acordo com resultados provisórios divulgados pela Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, Seguro obteve cerca de 64% a 65% dos votos, contra cerca de 35% de Ventura.
A eleição marca o regresso de um Presidente oriundo da área socialista à chefia do Estado e sucede a Marcelo Rebelo de Sousa, cujo mandato termina em março de 2026.
Os dados provisórios apontam para uma abstenção próxima dos 50%, mantendo a tendência das últimas eleições presidenciais.
Em termos absolutos, Seguro reuniu perto de dois milhões de votos na segunda volta, contra cerca de um milhão para Ventura.
No distrito de Viana do Castelo, Seguro também venceu com cerca de 64,68% dos votos, confirmando a vantagem do candidato socialista no Norte do país.
A eleição de 2026 voltou a ter segunda volta, cenário raro em Portugal e que apenas tinha acontecido anteriormente em 1986.
Na primeira volta, realizada em janeiro, Seguro já tinha sido o candidato mais votado, com cerca de 31% dos votos, seguido por Ventura com cerca de 23%, o que levou ao confronto direto na fase final da eleição.
Durante a campanha, Seguro defendeu uma presidência assente no diálogo institucional e na estabilidade democrática, enquanto a votação em Ventura confirmou o crescimento eleitoral da direita populista em Portugal.
A eleição encerra um ciclo político iniciado em 2016 com Marcelo Rebelo de Sousa e abre uma nova fase na presidência portuguesa.
António José Seguro foi eleito este domingo Presidente da República, após vencer a segunda volta das eleições presidenciais de 2026 frente a André Ventura. O candidato socialista alcançou cerca de dois terços dos votos expressos, confirmando uma vitória expressiva a nível nacional.
No distrito de Viana do Castelo, António José Seguro venceu de forma clara a segunda volta das eleições presidenciais, realizadas este domingo, reforçando a vantagem que obteve a nível nacional frente a André Ventura.
A seleção portuguesa de futsal falhou o sonho do tricampeonato europeu, ao perder por 5-3 frente à Espanha na final do Campeonato da Europa, disputada em Liubliana.
Está aberto o concurso público para a concessão do Bar da Lenta, localizado na Praia Fluvial da Lenta, espaço destinado à instalação de um estabelecimento de bebidas com capacidade para 72 pessoas. O prazo para apresentação de propostas decorre até às 16h00 do dia 27 de fevereiro.
A anemia afeta cerca de 2 biliões de pessoas em todo o mundo, sendo mais frequente em crianças, mulheres e idosos. Trata-se de um importante problema de saúde pública, com impacto significativo na qualidade de vida e na saúde geral.
O Grupo Folclórico e Cultural Danças e Cantares de Carreço (GFCDCC) anunciou o falecimento de Tomé Moreira, um dos seus fundadores e figura histórica do grupo.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através do Gabinete de Coesão Territorial, realizou uma sessão de esclarecimento destinada a todas as Juntas de Freguesia do concelho, com o objetivo de clarificar os procedimentos urbanísticos a adotar em futuras obras.