Logo
Nacional

António Costa: “A última coisa que os portugueses pensam e desejam é irmos para eleições”

12 Dezembro, 2023 | 10:00
Partilhar
Viana TV
Menos de 1 minuto de leitura

António Costa, primeiro-ministro, revelou numa entrevista que concedeu à TVI, esta segunda-feira, que não lhe restava outra opção que não a demissão uma vez que a procuradora-geral da República oficializou uma suspeição contra si. Ao longo da conversa, o primeiro ministro disse que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, errou ao dissolver o parlamento. 

“A procuradora-geral da República oficializou uma suspeição a meu respeito, que, do meu ponto de vista, para a preservação do cargo que exerço, exigia a minha demissão. Como disse na altura e hoje mantenho, tenho a minha consciência absolutamente tranquila sobre o que fiz ou o que deixei de fazer e, portanto, estou totalmente disponível para colaborar com a justiça, se e quando a justiça entender que eu deva colaborar com a justiça”, afirmou o primeiro ministro.

Em relação à atuação do Presidente da República, António Costa considerou que “tinha tido todas as condições para encontrar uma solução alternativa que poupasse o país à crise política”. “Tenho a certeza absoluta que quem nos está a ouvir em casa ninguém deseja ir para eleições. A última coisa que os portugueses pensam e desejam é irmos para eleições. Não há uma vaga de fundo no sentido da mudança. As pessoas estão tristes. Foram anos muito duros, muito difíceis”, relembrou o primeiro-ministro.

 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 6 Fevereiro, 2026

Obras na Ponte Eiffel suspensas esta noite e trânsito mantém-se aberto

Os trabalhos de conservação em curso na Ponte Eiffel, em Viana do Castelo, vão estar suspensos esta noite, informou a Infraestruturas de Portugal (IP). Como consequência, não será realizado o corte de trânsito automóvel habitualmente previsto para o período noturno.

Regional 6 Fevereiro, 2026

Workshop “Coração de Filigrana” assinala São Valentim em Viana do Castelo

O Dia de São Valentim vai ser celebrado de forma única em Viana do Castelo com o workshop “Coração de Filigrana”, que se realiza no sábado, 14 de fevereiro, entre as 14h30 e as 18h30, no Hotel D. Aninhas. A iniciativa permite à comunidade aprender a arte da filigrana certificada, uma das expressões mais marcantes da Romaria d’Agonia.

Desporto 6 Fevereiro, 2026

Santa Luzia recebe GD Árvore nos oitavos de final da Taça de Portugal

O Santa Luzia FC vai defrontar o GD Árvore às 18h00 deste sábado, no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, em jogo a contar para os oitavos de final da Taça de Portugal de futsal. O encontro coloca frente a frente duas equipas da Liga Feminina Placard e promete ser equilibrado e intenso.

Regional 6 Fevereiro, 2026

Santa Marta de Portuzelo prepara noite de Carnaval cheia de música e animação

A Associação Cultural e Desportiva de Santa Marta de Portuzelo (ACDSMP) convida toda a comunidade a participar numa noite de Carnaval inesquecível, que terá lugar no próximo dia 16 de fevereiro, a partir das 22h, na Casa do Povo local.

Nacional 6 Fevereiro, 2026

Abono de família e subsídios sociais sobem 2,2% a partir de hoje

O Governo anunciou que o abono de família e outros subsídios sociais aumentam 2,2% a partir de hoje, 6 de fevereiro de 2026, com efeitos retroativos a 1 de janeiro. A atualização acompanha a inflação média dos últimos 12 meses.

Regional 6 Fevereiro, 2026

Sete novas empresas recebem selo “Destino de Qualidade” em Viana do Castelo

Viana do Castelo atribuiu mais sete selos “Destino de Qualidade”, numa cerimónia realizada no Museu do Traje e presidida pelo Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre. Com esta nova distinção, sobe para 84 o número total de empresas do concelho certificadas com esta marca.

Nacional 6 Fevereiro, 2026

Presidenciais: Candidatos divergem sobre adiamento das eleições em contexto de mau tempo

O candidato presidencial André Ventura defendeu o adiamento por uma semana da segunda volta das eleições presidenciais, alegando que o agravamento das condições meteorológicas impede a normal realização do ato eleitoral em várias zonas do país. Já o candidato António José Seguro manifestou oposição ao adiamento, sublinhando que as eleições devem realizar-se na data prevista e que apenas aceitará alterações dentro do enquadramento legal e constitucional.