Valença acolheu a terceira edição do Encontro Anual dos Militares do BC9, com a participação de 44 antigos combatentes.
Este encontro anual, dos antigos militares de infantaria, conta com muitos elementos de Valença, sendo a generalidade do Alto Minho e abarca, sobretudo, os militares que estiveram em funções entre 1976 e 1978.
A visita à Fortaleza começou na Loja de Turismo de Valença, onde foram recebidos pela vice-presidente da Câmara Municipal, Ana Paula Xavier. Seguiu-se uma visita guiada pela história militar da Fortaleza valenciana com paragens em frente à Antiga Aula Real de Artilharia, em frente à Igreja da Colegiada de Santo Estêvão e à antiga Secretaria Militar e ao Núcleo Museológico Municipal, onde tiveram a oportunidade de visitar a exposição de réplicas / miniaturas dos canhões da Fortaleza.
A visita terminou na Loja de Turismo, com visita à exposição “Vinhos Sem Fronteiras” e onde foram recebidos pelo Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Carpinteira que saudou a visita destes antigos combatentes à Fortaleza “ex-líbris de Valença e uma das mais imponentes estruturas militares históricas da Europa, candidata a Património Mundial da UNESCO”.
O novo comandante da PSP de Viana do Castelo, Superintendente Raúl Curva, foi recebido pelo Presidente da Câmara, Luís Nobre, num encontro que assinalou o início de um novo ciclo de cooperação entre a polícia e a autarquia.
O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular aprovou, em assembleia-geral, a habitação, a imigração e a luta contra a pobreza e exclusão social como prioridades estratégicas para 2026. A decisão foi divulgada em comunicado pela entidade que agrega municípios do Norte de Portugal e da Galiza.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo está a levar a cabo o projeto “Vencer a Idade com Saúde”, dirigido a cerca de 1.600 seniores do concelho, numa iniciativa desenvolvida em parceria com cerca de 50 entidades, entre Juntas de Freguesia e lares.
O Bloco de Esquerda (BE) de Viana do Castelo manifestou esta sexta-feira preocupação com o atraso na atualização dos Planos Municipais de Emergência e Proteção Civil (PMEPC) em seis dos dez concelhos do Alto Minho.
O mau tempo continua a provocar fortes constrangimentos à circulação rodoviária, com 174 estradas ainda encerradas ao trânsito. Entre as vias afetadas contam-se seis troços de autoestradas, sendo o distrito de Coimbra o mais penalizado, de acordo com a Guarda Nacional Republicana (GNR).
O presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, concentra este sábado a sua agenda no distrito de Viana do Castelo, onde visitará vários concelhos afetados pelas intempéries das últimas semanas.
A banda Os Quatro e Meia atua no próximo dia 13 de novembro, no Centro Cultural de Viana do Castelo, no âmbito de uma nova digressão nacional comemorativa.