Logo
Regional

Antigo estudante do Politécnico de Viana do Castelo lidera projeto na área da Comunicação em São Tomé e Príncipe

25 Junho, 2025 | 9:55
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

Durante uma visita institucional a São Tomé e Príncipe, a vice-presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Ana Paula Vale, reencontrou Elton Guadalupe, antigo estudante da Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE-IPVC). Elton Guadalupe concluiu a licenciatura em Marketing e Comunicação Empresarial e, atualmente, desenvolve trabalho na área da comunicação ligada ao ambiente no seu país de origem.

Natural de São Tomé e Príncipe, Elton Guadalupe optou por Portugal para prosseguir estudos na área da tecnologia e, mais tarde, da comunicação. Chegou ao Politécnico de Viana do Castelo com o objetivo de concluir uma licenciatura e, anos depois, regressou ao país natal com uma formação completa e um projeto profissional consolidado.

Na Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE-IPVC), concluiu o curso de Marketing e Comunicação Empresarial, e conciliou a vida académica com a profissional enquanto trabalhador-estudante. Hoje, anos mais tarde, recorda a importância da proximidade com todos os elementos da academia, que reconhece terem sido fundamentais ao longo de todo o seu percurso: “Tive professores e colegas que me acompanharam em todo o processo. Eu não vinha só de um sítio diferente. Vinha de um país completamente diferente e o acompanhamento que recebi fez toda a diferença, não só para a minha integração, mas também para concluir com sucesso o meu curso superior”.

Foi a licenciatura concluída em Valença que lhe abriu depois portas para a profissão que hoje desempenha: trabalha na área da Comunicação do Programa das Nações Unidas para o Ambiente (UNEP), no âmbito da elaboração do Plano Nacional de Adaptação às Mudanças Climáticas em São Tomé e Príncipe. Paralelamente, lidera uma equipa local que desenvolve projetos de formação para jovens nas áreas da Comunicação e do Audiovisual. A ESCE-IPVC teve um papel crucial neste percurso. O projeto que hoje implementa foi idealizado durante o seu percurso académico e contou com acompanhamento direto de professores da Escola Superior do Politécnico de Viana do Castelo em Valença.

Depois de concluir os estudos, Elton Guadalupe sempre soube que o seu caminho passaria pelo regresso ao país de origem: “O mais importante é que os jovens possam voltar, aplicar o que aprenderam e abrir caminho para os que vêm a seguir. O meu percurso no IPVC permitiu-me fazer exatamente isso.”

No encontro com a vice-presidente do IPVC, Ana Paula Vale, que se deslocou a São Tomé no âmbito da estratégia de internacionalização do Politécnico de Viana do Castelo, Elton Guadalupe destacou o papel da instituição em todo o seu percurso: “A Escola Superior de Ciências Empresariais deu-me estrutura e as ferramentas que hoje aplico diariamente. Muitas das metodologias que aprendi durante a licenciatura continuam atuais e relevantes aqui no terreno”.

Já Ana Paula Vale sublinha a importância deste reencontro, destacando que à ação da instituição na região somam-se exemplos concretos do impacto positivo na vida de milhares de alumni: “Estes momentos mostram o verdadeiro alcance do nosso trabalho. A formação dada em Portugal ganha outra dimensão quando sabemos que está a ser aplicada e valorizada nos países de origem dos nossos estudantes”.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Música 6 Setembro, 2025

Gil do Carmo atua a 13 de setembro no Festival Viana Bate Forte em Viana do Castelo

O Festival Viana Bate Forte está de regresso à cidade nos dias 12 e 13 de setembro, trazendo dois dias de música, cultura e animação ao centro histórico de Viana do Castelo. Um dos destaques da programação é o concerto de Gil do Carmo, que sobe ao Palco da República, na Praça da República, no sábado, dia 13, às 21h30.

Desporto 6 Setembro, 2025

Carlos Cunha é o novo selecionador distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo

A Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) anunciou esta semana a nomeação de Carlos Cunha como selecionador da equipa sénior distrital, que vai disputar a 1.ª Fase Nacional da Taça Regiões – UEFA. Esta competição apura a seleção portuguesa que irá representar o país na fase europeia.

Nacional 6 Setembro, 2025

Portugal regista verão mais quente dos últimos 94 anos

Portugal viveu este verão o período mais quente desde 1931, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Com uma temperatura média de 23,51ºC, o país registou um aumento de 1,55ºC face ao normal (período 1991-2020), acompanhado por três ondas de calor que marcaram a estação.

Regional 6 Setembro, 2025

Vila Nova de Cerveira lança novas peças da coleção “Conta de Cerveira – Joia Municipal”

Após o sucesso do colar (2024) e dos brincos (2025), o Município de Vila Nova de Cerveira dá mais um passo na diversificação da coleção única da “Conta de Cerveira – Joia Municipal”. Com o objetivo de aproximar diferentes públicos e reforçar a ligação à história local, foram lançadas duas novas peças: a pulseira e o pin.

Desporto 6 Setembro, 2025

Viana do Castelo avança como cidade piloto no projeto europeu STANDOUT para o desporto outdoor

Viana do Castelo terminou uma nova etapa do projeto europeu STANDOUT, que decorreu na Suécia, reforçando o papel da cidade como uma das pioneiras na criação de uma rede de cidades certificadas para o desporto ao ar livre. A cidade integra este projeto inovador como cidade piloto, juntamente com Silkeborg, na Dinamarca, que será a outra cidade inaugural da rede.

Desporto 6 Setembro, 2025

Liga Feminina de futsal arranca com duelo entre campeão Nun’Álvares e vice-campeão Santa Luzia

A Liga Feminina Placard, principal campeonato feminino de futsal em Portugal, inicia-se este sábado, 6 de setembro, com um novo formato que contará com dez equipas, menos duas em relação à temporada anterior, numa tentativa de aumentar a competitividade e o equilíbrio da prova.

Regional 6 Setembro, 2025

Monção avança com requalificação do Centro de Saúde

A Câmara de Monção lançou um concurso público para o aluguer de instalações provisórias onde irá funcionar o Centro de Saúde durante as obras de requalificação. O contrato, com duração de 16 meses, tem um valor base de cerca de 205 mil euros, segundo anúncio publicado em Diário da República.