Durante uma visita institucional a São Tomé e Príncipe, a vice-presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Ana Paula Vale, reencontrou Elton Guadalupe, antigo estudante da Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE-IPVC). Elton Guadalupe concluiu a licenciatura em Marketing e Comunicação Empresarial e, atualmente, desenvolve trabalho na área da comunicação ligada ao ambiente no seu país de origem.
Natural de São Tomé e Príncipe, Elton Guadalupe optou por Portugal para prosseguir estudos na área da tecnologia e, mais tarde, da comunicação. Chegou ao Politécnico de Viana do Castelo com o objetivo de concluir uma licenciatura e, anos depois, regressou ao país natal com uma formação completa e um projeto profissional consolidado.
Na Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE-IPVC), concluiu o curso de Marketing e Comunicação Empresarial, e conciliou a vida académica com a profissional enquanto trabalhador-estudante. Hoje, anos mais tarde, recorda a importância da proximidade com todos os elementos da academia, que reconhece terem sido fundamentais ao longo de todo o seu percurso: “Tive professores e colegas que me acompanharam em todo o processo. Eu não vinha só de um sítio diferente. Vinha de um país completamente diferente e o acompanhamento que recebi fez toda a diferença, não só para a minha integração, mas também para concluir com sucesso o meu curso superior”.
Foi a licenciatura concluída em Valença que lhe abriu depois portas para a profissão que hoje desempenha: trabalha na área da Comunicação do Programa das Nações Unidas para o Ambiente (UNEP), no âmbito da elaboração do Plano Nacional de Adaptação às Mudanças Climáticas em São Tomé e Príncipe. Paralelamente, lidera uma equipa local que desenvolve projetos de formação para jovens nas áreas da Comunicação e do Audiovisual. A ESCE-IPVC teve um papel crucial neste percurso. O projeto que hoje implementa foi idealizado durante o seu percurso académico e contou com acompanhamento direto de professores da Escola Superior do Politécnico de Viana do Castelo em Valença.
Depois de concluir os estudos, Elton Guadalupe sempre soube que o seu caminho passaria pelo regresso ao país de origem: “O mais importante é que os jovens possam voltar, aplicar o que aprenderam e abrir caminho para os que vêm a seguir. O meu percurso no IPVC permitiu-me fazer exatamente isso.”
No encontro com a vice-presidente do IPVC, Ana Paula Vale, que se deslocou a São Tomé no âmbito da estratégia de internacionalização do Politécnico de Viana do Castelo, Elton Guadalupe destacou o papel da instituição em todo o seu percurso: “A Escola Superior de Ciências Empresariais deu-me estrutura e as ferramentas que hoje aplico diariamente. Muitas das metodologias que aprendi durante a licenciatura continuam atuais e relevantes aqui no terreno”.
Já Ana Paula Vale sublinha a importância deste reencontro, destacando que à ação da instituição na região somam-se exemplos concretos do impacto positivo na vida de milhares de alumni: “Estes momentos mostram o verdadeiro alcance do nosso trabalho. A formação dada em Portugal ganha outra dimensão quando sabemos que está a ser aplicada e valorizada nos países de origem dos nossos estudantes”.
A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) registou, este sábado, o parto número 1500 deste ano, um marco que reflete o aumento da procura pelos serviços de saúde materna na região.
A Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Miranda (ACRDM) promoveu recentemente a iniciativa solidária “Uma Receita de Amor”, envolvendo as crianças da freguesia de Miranda, no concelho de Arcos de Valdevez, na criação de postais de Natal e pequenos mimos para os idosos da comunidade local.
A Operação de Natal da PSP e da GNR registou 15 vítimas mortais e 1.444 feridos, dos quais 89 em estado grave, na sequência de 4.847 acidentes de viação ocorridos entre 18 e 26 de dezembro, segundo dados divulgados pelas autoridades.
O Centro Social de Santa Marta viveu, ao longo da última semana, momentos de grande significado humano e comunitário, num ambiente pautado pelo verdadeiro espírito natalício, pela solidariedade e pela emoção.
Vila Nova de Cerveira prepara-se para prestar homenagem ao jovem futebolista Duarte Cunha, natural do concelho, recentemente consagrado Campeão do Mundo Sub-17 pela Seleção Nacional. A iniciativa reconhece o percurso do atleta, a sua dedicação ao desporto e o mérito alcançado ao mais alto nível do futebol internacional.
Cerca de 3500 atletas encheram Viana do Castelo para a 12ª Edição da Corrida São Silvestre. O atleta Alex Figueiredo, do Sport Lisboa e Benfica, venceu a prova masculina (28.43), e Monica Silva do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, ganhou a prova feminina (34:46).
É já este sábado, 27 de dezembro, que a comunidade courense se reúne para uma das iniciativas mais aguardadas das festividades natalícias: o tradicional Concerto de Natal, que este ano acontece na belíssima Igreja Ecce Homo, em Padornelo, Paredes de Coura, a partir das 21h00.