Sérgio Laranjeira licenciou-se na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC), no curso de Engenharia de Computação Gráfica e Multimédia, e foi também docente nesta Escola. Agora está na Alemanha, numa multinacional finlandesa de desenvolvimento de jogos para dispositivos móveis.
Quando entrou na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, há mais de duas décadas, Sérgio Laranjeira não esperava, certamente, assumir um lugar de destaque numa multinacional finlandesa que desenvolve jogos digitais.
Sérgio Laranjeira, natural de Esposende, acaba de assumir a liderança da equipa de tecnologia da Metacore Games – chief techonology office (CTO) – no desenvolvimento de jogos para dispositivos móveis. Com sede em Helsínquia, na Finlândia, a Metacore Games acaba de expandir e abrir escritório na capital alemã. “Como CTO, também faço parte da equipa executiva da empresa. Atualmente a Metacore Games tem um jogo com mais de 50 Milhões de downloads e que é conhecido em todo Mundo, Merge Mansion”, descreve, com orgulho, Sérgio Laranjeira.
Formado no curso de licenciatura em Engenharia da Computação Gráfica e Multimédia, pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, Sérgio Laranjeira manteve um vínculo ao Instituto por mais de uma década. Foi docente deste Instituto entre 2007 e 2013, nos cursos de Design do Produto e Engenharia da Computação Gráfica, dando também aulas nos cursos CET em disciplinas como Ferramentas de Autoria, Ferramentas de Multimédia, Tecnologias Multimédia e Desenvolvimento Web.
“Tive a felicidade de aprender com docentes que acreditaram em mim”, afirma Sérgio Laranjeira
Agora, em Berlim e numa empresa com expressão em todo o mundo, Sérgio Laranjeira não esquece o percurso feito no Politécnico de Viana do Castelo e confessa que sempre teve “um orgulho” pela instituição onde estudou e trabalhou e que, acrescenta, “ainda hoje” representa.
“Tive a felicidade de aprender com docentes que, para além de me ensinarem os primeiros passos no mundo de tecnologias multimédia, acreditaram em mim e me deram a fundação de conhecimento técnico, mas, acima de tudo, de liderança” dá nota e individualiza os docentes e colegas que mais o marcaram no seu percurso no IPVC: “Irei estar eternamente grato a Pedro Moreira, Pedro Castro, Pedro Faria, Alexandre Ulisses, João Nunes, Luís Romero e Miguel Bento Alves por terem sido mentores e, acima de tudo, amigos desde o início da carreira profissional”.
Depois do Politécnico de Viana do Castelo, Sérgio Laranjeira trabalhou em empresas como a Untile e a Farfetch. Em 2016, mudou-se para Berlin, trabalhando na Zalando, na N26 e na Delivery Hero até chegar, agora, à Metacore Games.

A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.
Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.
A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. Em Portugal, a ceia de natal recebe o nome de consoada sendo celebrada na noite do dia 24 de Dezembro, a véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada. Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus familiares.
O Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) proporcionou às crianças internadas momentos especiais de celebração natalícia.
O Papa Leão XIV manifestou “grande tristeza” pela rejeição, por parte da Rússia, do pedido de trégua de Natal e apelou a que os conflitos armados sejam interrompidos em todo o mundo durante pelo menos 24 horas no dia de Natal.