Sérgio Laranjeira licenciou-se na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC), no curso de Engenharia de Computação Gráfica e Multimédia, e foi também docente nesta Escola. Agora está na Alemanha, numa multinacional finlandesa de desenvolvimento de jogos para dispositivos móveis.
Quando entrou na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, há mais de duas décadas, Sérgio Laranjeira não esperava, certamente, assumir um lugar de destaque numa multinacional finlandesa que desenvolve jogos digitais.
Sérgio Laranjeira, natural de Esposende, acaba de assumir a liderança da equipa de tecnologia da Metacore Games – chief techonology office (CTO) – no desenvolvimento de jogos para dispositivos móveis. Com sede em Helsínquia, na Finlândia, a Metacore Games acaba de expandir e abrir escritório na capital alemã. “Como CTO, também faço parte da equipa executiva da empresa. Atualmente a Metacore Games tem um jogo com mais de 50 Milhões de downloads e que é conhecido em todo Mundo, Merge Mansion”, descreve, com orgulho, Sérgio Laranjeira.
Formado no curso de licenciatura em Engenharia da Computação Gráfica e Multimédia, pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, Sérgio Laranjeira manteve um vínculo ao Instituto por mais de uma década. Foi docente deste Instituto entre 2007 e 2013, nos cursos de Design do Produto e Engenharia da Computação Gráfica, dando também aulas nos cursos CET em disciplinas como Ferramentas de Autoria, Ferramentas de Multimédia, Tecnologias Multimédia e Desenvolvimento Web.
“Tive a felicidade de aprender com docentes que acreditaram em mim”, afirma Sérgio Laranjeira
Agora, em Berlim e numa empresa com expressão em todo o mundo, Sérgio Laranjeira não esquece o percurso feito no Politécnico de Viana do Castelo e confessa que sempre teve “um orgulho” pela instituição onde estudou e trabalhou e que, acrescenta, “ainda hoje” representa.
“Tive a felicidade de aprender com docentes que, para além de me ensinarem os primeiros passos no mundo de tecnologias multimédia, acreditaram em mim e me deram a fundação de conhecimento técnico, mas, acima de tudo, de liderança” dá nota e individualiza os docentes e colegas que mais o marcaram no seu percurso no IPVC: “Irei estar eternamente grato a Pedro Moreira, Pedro Castro, Pedro Faria, Alexandre Ulisses, João Nunes, Luís Romero e Miguel Bento Alves por terem sido mentores e, acima de tudo, amigos desde o início da carreira profissional”.
Depois do Politécnico de Viana do Castelo, Sérgio Laranjeira trabalhou em empresas como a Untile e a Farfetch. Em 2016, mudou-se para Berlin, trabalhando na Zalando, na N26 e na Delivery Hero até chegar, agora, à Metacore Games.

A Juventude Viana garantiu presença nos quartos-de-final da Taça de Portugal de hóquei em patins e vai agora defrontar o CD Póvoa, formação da 1.ª Divisão que ocupa atualmente o último lugar da tabela com apenas 4 pontos. Quem vencer este duelo segue diretamente para a tão ambicionada Final Four da competição, que se vai realizar em Tomar.
O Santa Luzia FC venceu (0-1) a Novasemente, em partida da 16.ª jornada da Liga Feminina Placard de Futsal disputada em Espinho, reforçando a posição entre os primeiros classificados.
Valença recebeu na sexta-feira, 13 de fevereiro, o Corso Carnavalesco Infantil, que encheu de cor, música e fantasia o Pavilhão Municipal. A iniciativa reuniu mais de 1100 crianças de diversos jardins de infância e escolas básicas, numa celebração do Carnaval junto da comunidade educativa e das famílias.
O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana está a implementar o projeto Capaciteatro, uma iniciativa inovadora que utiliza o teatro como ferramenta de inclusão social, com o objetivo de capacitar cerca de dois mil profissionais do Alto Minho ao longo de 24 meses.
A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho aprovou a criação de 52 novas Micro e Pequenas Empresas (PME) no distrito de Viana do Castelo, num investimento total de 10,5 milhões de euros.
O Desportivo de Monção venceu administrativamente o encontro frente ao Vilaverdense SAD, referente à 17.ª jornada do Campeonato de Portugal, após decisão do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol.
A atividade piscatória no litoral norte e no Troço Internacional do Rio Minho está parada há várias semanas devido aos temporais que têm afetado a região desde o início de janeiro, deixando dezenas de pescadores e mariscadores sem rendimento.