Sérgio Laranjeira licenciou-se na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC), no curso de Engenharia de Computação Gráfica e Multimédia, e foi também docente nesta Escola. Agora está na Alemanha, numa multinacional finlandesa de desenvolvimento de jogos para dispositivos móveis.
Quando entrou na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, há mais de duas décadas, Sérgio Laranjeira não esperava, certamente, assumir um lugar de destaque numa multinacional finlandesa que desenvolve jogos digitais.
Sérgio Laranjeira, natural de Esposende, acaba de assumir a liderança da equipa de tecnologia da Metacore Games – chief techonology office (CTO) – no desenvolvimento de jogos para dispositivos móveis. Com sede em Helsínquia, na Finlândia, a Metacore Games acaba de expandir e abrir escritório na capital alemã. “Como CTO, também faço parte da equipa executiva da empresa. Atualmente a Metacore Games tem um jogo com mais de 50 Milhões de downloads e que é conhecido em todo Mundo, Merge Mansion”, descreve, com orgulho, Sérgio Laranjeira.
Formado no curso de licenciatura em Engenharia da Computação Gráfica e Multimédia, pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, Sérgio Laranjeira manteve um vínculo ao Instituto por mais de uma década. Foi docente deste Instituto entre 2007 e 2013, nos cursos de Design do Produto e Engenharia da Computação Gráfica, dando também aulas nos cursos CET em disciplinas como Ferramentas de Autoria, Ferramentas de Multimédia, Tecnologias Multimédia e Desenvolvimento Web.
“Tive a felicidade de aprender com docentes que acreditaram em mim”, afirma Sérgio Laranjeira
Agora, em Berlim e numa empresa com expressão em todo o mundo, Sérgio Laranjeira não esquece o percurso feito no Politécnico de Viana do Castelo e confessa que sempre teve “um orgulho” pela instituição onde estudou e trabalhou e que, acrescenta, “ainda hoje” representa.
“Tive a felicidade de aprender com docentes que, para além de me ensinarem os primeiros passos no mundo de tecnologias multimédia, acreditaram em mim e me deram a fundação de conhecimento técnico, mas, acima de tudo, de liderança” dá nota e individualiza os docentes e colegas que mais o marcaram no seu percurso no IPVC: “Irei estar eternamente grato a Pedro Moreira, Pedro Castro, Pedro Faria, Alexandre Ulisses, João Nunes, Luís Romero e Miguel Bento Alves por terem sido mentores e, acima de tudo, amigos desde o início da carreira profissional”.
Depois do Politécnico de Viana do Castelo, Sérgio Laranjeira trabalhou em empresas como a Untile e a Farfetch. Em 2016, mudou-se para Berlin, trabalhando na Zalando, na N26 e na Delivery Hero até chegar, agora, à Metacore Games.

Viana do Castelo vai receber, a 27 de dezembro, a 12.ª edição da São Silvestre de Viana CLS Brands, que atingiu um recorde histórico de 3.000 participantes.
O Município de Ponte de Lima aprovou um protocolo de colaboração com a ALAAR – Associação Limiana dos Amigos dos Animais de Rua, válido para 2025/2026.
O Estação Viana Shopping volta a associar-se a uma causa solidária e de grande importância para a comunidade, acolhendo esta sexta-feira, 19 de dezembro, uma ação de recolha de sangue e registo de dadores de medula óssea.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) e a Guarda Nacional Republicana (GNR) iniciam esta quinta-feira as operações de Natal e Ano Novo, com um reforço do policiamento em todo o país, especialmente direcionado para a fiscalização rodoviária, uso de pirotecnia e prevenção da criminalidade junto de zonas comerciais e residenciais.
A Cidade do Futebol foi palco, esta quarta-feira, do sorteio da 4.ª Eliminatória da Taça de Portugal Feminina de Futsal Placard, fase que marca a entrada em competição das equipas da Liga Feminina Placard, juntando-se aos conjuntos apurados nas rondas anteriores.
A banda vianense Jarojupe vai realizar um concerto acústico esta sexta-feira, 19 de dezembro, nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, a partir das 18h00.
O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, anunciou que o Governo vai pagar aos professores 30 milhões de euros em horas extraordinárias acumuladas desde 2018. Este ano, estão previstos mais 20 milhões em pagamentos adicionais.