Sérgio Laranjeira licenciou-se na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC), no curso de Engenharia de Computação Gráfica e Multimédia, e foi também docente nesta Escola. Agora está na Alemanha, numa multinacional finlandesa de desenvolvimento de jogos para dispositivos móveis.
Quando entrou na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, há mais de duas décadas, Sérgio Laranjeira não esperava, certamente, assumir um lugar de destaque numa multinacional finlandesa que desenvolve jogos digitais.
Sérgio Laranjeira, natural de Esposende, acaba de assumir a liderança da equipa de tecnologia da Metacore Games – chief techonology office (CTO) – no desenvolvimento de jogos para dispositivos móveis. Com sede em Helsínquia, na Finlândia, a Metacore Games acaba de expandir e abrir escritório na capital alemã. “Como CTO, também faço parte da equipa executiva da empresa. Atualmente a Metacore Games tem um jogo com mais de 50 Milhões de downloads e que é conhecido em todo Mundo, Merge Mansion”, descreve, com orgulho, Sérgio Laranjeira.
Formado no curso de licenciatura em Engenharia da Computação Gráfica e Multimédia, pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, Sérgio Laranjeira manteve um vínculo ao Instituto por mais de uma década. Foi docente deste Instituto entre 2007 e 2013, nos cursos de Design do Produto e Engenharia da Computação Gráfica, dando também aulas nos cursos CET em disciplinas como Ferramentas de Autoria, Ferramentas de Multimédia, Tecnologias Multimédia e Desenvolvimento Web.
“Tive a felicidade de aprender com docentes que acreditaram em mim”, afirma Sérgio Laranjeira
Agora, em Berlim e numa empresa com expressão em todo o mundo, Sérgio Laranjeira não esquece o percurso feito no Politécnico de Viana do Castelo e confessa que sempre teve “um orgulho” pela instituição onde estudou e trabalhou e que, acrescenta, “ainda hoje” representa.
“Tive a felicidade de aprender com docentes que, para além de me ensinarem os primeiros passos no mundo de tecnologias multimédia, acreditaram em mim e me deram a fundação de conhecimento técnico, mas, acima de tudo, de liderança” dá nota e individualiza os docentes e colegas que mais o marcaram no seu percurso no IPVC: “Irei estar eternamente grato a Pedro Moreira, Pedro Castro, Pedro Faria, Alexandre Ulisses, João Nunes, Luís Romero e Miguel Bento Alves por terem sido mentores e, acima de tudo, amigos desde o início da carreira profissional”.
Depois do Politécnico de Viana do Castelo, Sérgio Laranjeira trabalhou em empresas como a Untile e a Farfetch. Em 2016, mudou-se para Berlin, trabalhando na Zalando, na N26 e na Delivery Hero até chegar, agora, à Metacore Games.

Os clientes do Pingo Doce já escolheram as causas vencedoras da 5ª edição do Programa Bairro Feliz, iniciativa de responsabilidade social da cadeia de supermercados que visa apoiar projetos com impacto positivo nas comunidades locais.
O Município de Ponte de Lima vai voltar a oferecer às famílias sessões de “Yogar com Histórias”, uma atividade que combina literatura infantil e yoga, promovendo o bem-estar, a criatividade e a partilha em família.
O Auditório do Cineteatro João Verde, em Monção, recebe no dia 14 de dezembro, às 15h00, o espetáculo “O Soldadinho de Chumbo”, da companhia Jangada Teatro. A peça, inspirada no célebre conto de Hans Christian Andersen, promete encantar crianças e adultos com uma história de brinquedos que ganham vida quando ninguém os vê.
O Pai Natal chega hoje, 19h00, a Vila Nova de Cerveira acompanhado de uma grande parada de Natal.
A Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo vai receber, entre 5 de janeiro e 29 de junho de 2026, um novo Curso de Bartender, destinado a todos os interessados em aprofundar conhecimentos na arte da mixologia e na prestação de serviço em bar.
O Politécnico de Viana do Castelo abriu as candidaturas para a 2.ª edição da pós-graduação em Liderança em Economia Azul Sustentável, com inscrições até 14 de dezembro. O curso, totalmente online, destina-se a profissionais e estudantes que querem conciliar liderança e sustentabilidade.
Viana do Castelo está a acelerar a sua aposta na economia azul e nas energias limpas, com o objetivo de transformar o Porto de Viana num polo de competitividade capaz de atrair empresas, investimento e talento.