Foi assinado, no lugar de Paradamonte, na freguesia de Britelo, o contrato de adjudicação da empreitada para a reconversão da antiga escola primária num Centro Interpretativo da Montanha e do Homem.
O documento foi formalizado entre o Presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, Augusto Marinho, e o Presidente da Junta de Freguesia de Britelo, Estêvão de Jesus Rodrigues.
Este projeto visa transformar o edifício da antiga escola primária de Paradamonte num moderno espaço interpretativo dedicado à relação ancestral entre o Homem e a Montanha.
A nova infraestrutura preservará um valioso património natural e cultural, ao mesmo tempo que fomentará o desenvolvimento local e a sensibilização para a importância da conservação ambiental.
A criação deste centro tem como foco a valorização do legado histórico e cultural do território, promovendo o conhecimento e a ligação das novas gerações às suas raízes, enquanto incentiva a sustentabilidade e o turismo cultural.
Vila Nova de Cerveira e Tomiño, na Galiza, vão receber um investimento de mais de 521 mil euros com o projeto Eurocidade Inteligente, aprovado no âmbito do Programa Interreg VI-A Espanha–Portugal. Do total, 391 mil euros são financiados pelo FEDER.
O ano de 2026 arranca em Viana do Castelo com energia e espírito desportivo graças à já tradicional Free Running da “Ressaca”, marcada para as 10h00 do dia 1 de janeiro.
Assinala-se hoje o quarto aniversário da morte de Francisco José Torres Sampaio (1937–2021), personalidade incontornável da vida cultural e turística do Alto Minho, amplamente reconhecido como o “Senhor Turismo” da região.
A Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia voltou, em agosto de 2025, a colocar Viana do Castelo no centro das maiores manifestações religiosas e culturais do país, reunindo milhares de fiéis, visitantes e turistas numa celebração que cruzou fé, identidade e tradição popular.
O centro histórico de Viana do Castelo é hoje palco de uma edição especial de fim de ano do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, que promete animar vianenses e visitantes ao longo de todo o dia, na Praça da República, entre as 10h00 e as 20h00.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, rejeitou esta terça-feira qualquer ilegalidade na revisão orçamental aprovada pelo executivo socialista, garantindo que o procedimento adotado respeita a lei e não desrespeita a Assembleia Municipal.
Os céus de Viana do Castelo vão ser cortados esta quarta-feira pelo som característico dos F-16M da Força Aérea Portuguesa. A passagem está marcada para as 10h28 e integra o último treino operacional do ano, que garante a qualificação dos pilotos militares.