Os edifícios da antiga escola primária e do infantário da freguesia de Mentrestido, em Vila Nova de Cerveira, foram transformados num espaço de experiências de turismo de aldeia dedicado às artes e ofícios do linho, lã e crochet e à gastronomia associada ao “bolo no tacho”.
A requalificação dos dois edifícios públicos resulta num investimento de cerca de 300 mil euros, financiado através do Programa Operacional Regional do Norte 2020 com um fundo FEDER na ordem dos 194 mil euros.
Localizado no centro da freguesia, este novo espaço, com inauguração agendada para esta quinta-feira, 28 de dezembro, pelas 11h00, visa a “preservação do património cultural imaterial de Mentrestido, promovendo um itinerário cultural que favoreça a integração da Aldeia de Mentrestido em rotas com relevância e notoriedade internacional, articulando e potenciando a oferta turística, contribuindo para atenuar a desertificação populacional da freguesia”, explicou o Município de Vila Nova de Cerveira em nota.
Na prática, a vertente dedicada às artes e ofícios caracteriza-se pela dinamização de oficinas de trabalho para proporcionar experiências aos visitantes de Mentrestido; a criação de espaços expositivos de forma a perdurar no tempo a arte de tecer o linho e a lã e a arte do crochet, assegurando a memória coletiva da comunidade local.
Já a vertente gastronómica perspetiva a dinamização de espaços para a confeção do ‘bolo no tacho’ em fins-de-semana gastronómicos e em workshops, gerando um importante nicho de promoção e divulgação dos recursos e produtos endógenos, mas também na criação de emprego.

O Largo Maestro José Pedro recebe, pela primeira vez, o Largo do Chocolate, uma das grandes novidades da programação “Viana Coração do Natal”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para o Eco Albergue do Neiva, um novo empreendimento turístico a instalar em Castelo do Neiva, destinado a responder às crescentes necessidades dos peregrinos do Caminho de Santiago.
No âmbito do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se comemora a 3 de dezembro, o Centro Cultural de Paredes de Coura e o Município promovem hoje a apresentação da companhia Terra Amarela com a peça “Mãos minhas”, em Língua Gestual Portuguesa, às 21h30.
A Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) realizou esta quinta-feira, 27 de fevereiro, o sorteio dos quartos de final da Taça da AFVC, definindo os encontros que vão decidir os semifinalistas da competição.
O Mercado de Natal de Viana do Castelo, que decorre entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, será alargado ao Passeio das Mordomas da Romaria devido ao número elevado de pedidos. Esta ampliação garante mais espaço e conforto para quem deseja desfrutar da magia natalícia no centro da cidade.
O Politécnico de Viana do Castelo acaba de anunciar uma nova pós-graduação em Gestão de Transporte e Logística Marítima, totalmente online e com regime pós-laboral, destinada a profissionais que desejam atualizar ou aprofundar competências num setor estratégico para a economia nacional e internacional. As candidaturas estão abertas até 6 de janeiro.
A companhia Krisálida apresenta nos dias 29 e 30 de novembro, no Teatro Municipal Valadares, em Caminha, o espetáculo “Caminhos Cruzados”, a sua 30.ª produção. A peça contemporânea cruza teatro, cinema e máscaras para refletir sobre migração, multiculturalidade e relações humanas.