Os edifícios da antiga escola primária e do infantário da freguesia de Mentrestido, em Vila Nova de Cerveira, foram transformados num espaço de experiências de turismo de aldeia dedicado às artes e ofícios do linho, lã e crochet e à gastronomia associada ao “bolo no tacho”.
A requalificação dos dois edifícios públicos resulta num investimento de cerca de 300 mil euros, financiado através do Programa Operacional Regional do Norte 2020 com um fundo FEDER na ordem dos 194 mil euros.
Localizado no centro da freguesia, este novo espaço, com inauguração agendada para esta quinta-feira, 28 de dezembro, pelas 11h00, visa a “preservação do património cultural imaterial de Mentrestido, promovendo um itinerário cultural que favoreça a integração da Aldeia de Mentrestido em rotas com relevância e notoriedade internacional, articulando e potenciando a oferta turística, contribuindo para atenuar a desertificação populacional da freguesia”, explicou o Município de Vila Nova de Cerveira em nota.
Na prática, a vertente dedicada às artes e ofícios caracteriza-se pela dinamização de oficinas de trabalho para proporcionar experiências aos visitantes de Mentrestido; a criação de espaços expositivos de forma a perdurar no tempo a arte de tecer o linho e a lã e a arte do crochet, assegurando a memória coletiva da comunidade local.
Já a vertente gastronómica perspetiva a dinamização de espaços para a confeção do ‘bolo no tacho’ em fins-de-semana gastronómicos e em workshops, gerando um importante nicho de promoção e divulgação dos recursos e produtos endógenos, mas também na criação de emprego.

Abril de 2025 ficou fortemente marcado pelas descidas da Juventude Viana no hóquei em patins e do Voleibol Clube de Viana aos campeonatos nacionais da 2.ª divisão, num mês de grande intensidade informativa que incluiu avanços na indústria naval, decisões políticas, distinções culturais e acontecimentos de forte impacto social.
A organização da Corrida São Silvestre CLS Brands de Viana do Castelo reconheceu que o atual formato da prova atingiu o limite face ao número recorde de participantes e anunciou que serão introduzidas alterações já nas próximas edições.
Viana do Castelo realizou esta segunda-feira, 29 de dezembro, uma ação de fogo controlado na freguesia de Outeiro, numa iniciativa integrada na estratégia municipal de prevenção de incêndios rurais e de gestão ativa do território.
Paredes de Coura deu mais um passo na preservação do seu património natural com a plantação de um pequeno pomar nos terrenos da Escola Secundária local. A iniciativa contou com a presença do presidente da Câmara, Tiago Cunha, e teve como objetivo conservar variedades antigas de árvores fruteiras da região.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) participa na XVII Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro com a instalação “Acásico”, desenvolvida por alunos e alumni da licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas da Escola Superior de Educação.
Viana do Castelo viveu um mês de março particularmente intenso, com diversos acontecimentos que destacaram a cidade e o concelho no panorama regional e nacional.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo deteve dois homens, em ações distintas, no âmbito da sua atividade operacional de prevenção e combate à criminalidade, realizada entre os dias 22 e 28 de dezembro.