Os edifícios da antiga escola primária e do infantário da freguesia de Mentrestido, em Vila Nova de Cerveira, foram transformados num espaço de experiências de turismo de aldeia dedicado às artes e ofícios do linho, lã e crochet e à gastronomia associada ao “bolo no tacho”.
A requalificação dos dois edifícios públicos resulta num investimento de cerca de 300 mil euros, financiado através do Programa Operacional Regional do Norte 2020 com um fundo FEDER na ordem dos 194 mil euros.
Localizado no centro da freguesia, este novo espaço, com inauguração agendada para esta quinta-feira, 28 de dezembro, pelas 11h00, visa a “preservação do património cultural imaterial de Mentrestido, promovendo um itinerário cultural que favoreça a integração da Aldeia de Mentrestido em rotas com relevância e notoriedade internacional, articulando e potenciando a oferta turística, contribuindo para atenuar a desertificação populacional da freguesia”, explicou o Município de Vila Nova de Cerveira em nota.
Na prática, a vertente dedicada às artes e ofícios caracteriza-se pela dinamização de oficinas de trabalho para proporcionar experiências aos visitantes de Mentrestido; a criação de espaços expositivos de forma a perdurar no tempo a arte de tecer o linho e a lã e a arte do crochet, assegurando a memória coletiva da comunidade local.
Já a vertente gastronómica perspetiva a dinamização de espaços para a confeção do ‘bolo no tacho’ em fins-de-semana gastronómicos e em workshops, gerando um importante nicho de promoção e divulgação dos recursos e produtos endógenos, mas também na criação de emprego.

A banda Bela Trama, natural de Viana do Castelo, protagonizou um momento singular ao atuar em pleno deserto do Saara, nas imponentes dunas de Erg Chebbi, em Merzouga (Marrocos).
Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.
Viana do Castelo encerra este sábado, 13 de novembro, o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com uma cerimónia especial no Teatro Municipal Sá de Miranda, marcada para as 21h00.
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.
A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.
O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, nos próximos dias 26 e 27 de dezembro, o espetáculo “Baião d’Oxigénio”, com início marcado para as 21h00. João Baião promete levar ao palco uma mistura de música, humor e emoção, numa produção pensada para toda a família.
A Praça da República, no centro histórico de Viana do Castelo, recebe este sábado, às 15h00, o tradicional Feirão do Mel, uma iniciativa gastronómica promovida pela Associação dos Grupos Folclóricos do Alto Minho. O evento promete animar a cidade e atrair visitantes interessados em conhecer e adquirir mel de qualidade para o inverno.