O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou, este domingo, presença na inauguração da Fábrica de Memórias, na antiga escola primária de Freixieiro de Soutelo, momento marcado pela abertura da exposição SOMOS NÓS – 1º Encontro de Saberes e Tradições, promovido no âmbito do projeto “Souto e Freixo”.
A exposição, promovida pela Junta de Freguesia, pretende valorizar as artes e ofícios, lendas e memórias, património arquitetónico e natural, tradições e gastronomia. Esta é uma iniciativa que celebra o artesanato, a criatividade e o talento local, através de trabalhos e criações que refletem a história, a cultura, as tradições e a identidade única da comunidade de Freixieiro de Soutelo. A exposição poderá ser visitada ainda nos dias 1 e 5 de janeiro, entre as 15h00 e as 18h00.
O Presidente da Câmara, Luís Nobre, afirmou que “em cada cantinho do nosso concelho queremos ter um espaço de excelência e um ponto de atração para os habitantes”, realçando esta requalificação que “foi um sonho da freguesia que agora se torna realidade”.
“Esta obra regista o passado, marca o presente e projeta-se para o futuro, associando duas dimensões absolutamente fundamentais, como a Educação e a Cultura”, destacou o autarca.
O Presidente da Junta de Freguesia de Freixieiro de Soutelo, Luís Lourenço, valorizou “trabalho de recuperação da antiga escola primária, numa parceria com a Câmara Municipal e outras entidades”, antes de ser descerrada a placa comemorativa.
Recorde-se que, em outubro, a Câmara Municipal deliberou apoiar com 37.905 euros o projeto “Souto e Freixo, por considerar o mesmo de grande valor para a freguesia e para o concelho. O apoio permitiu municipal surgiu, assim, no âmbito de um investimento total de 135.476 euros, dos quais 121.963 foram elegíveis.
A Junta de Freguesia de Freixieiro de Soutelo candidatou, no âmbito do PDR2020, ao aviso 06/ADRIL/10216/2023 – Renovação de Aldeias, o projeto “Souto e Freixo”, que permitiu a recuperação da antiga escola primária e que tem como objetivo a promoção do património cultural, paisagístico, ambiental e religioso da freguesia.
Do projeto fizeram parte a recuperação da escola, a aquisição de equipamentos para exposições, a criação de plataforma digital, a instalação de painéis fotovoltaicos e a sinalética de itinerários religiosos.
Para tal, foi assinado, em maio de 2023, entre a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia, um contrato de comodato do edifício da antiga escola, válido por um período de 10 anos.
A XXIII Bienal Internacional de Arte de Cerveira (BIAC), que teve início no dia 20 de julho e terminou na segunda-feira, recebeu 8.560 visitantes e 2.848 participantes nas atividades da edição dedicada à liberdade.
Bluay, autor do single “Faz bem”, com a participação especial de Julinho KSD, é o cabeça de cartaz da passagem de ano de Viana do Castelo, que decorrerá no Centro Cultural da capital do Alto Minho.
No dia 4 de janeiro começa o novo ano das caminhadas Walk With a Doc e o tema de saúde vai ser a Saúde Visual.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) encerra 2024 com um balanço positivo, marcado por conquistas significativas que reafirmam o seu papel enquanto referência no ensino superior politécnico em Portugal. Com os olhos postos no futuro, a instituição prepara-se para enfrentar os desafios de 2025 com determinação e ambição.
O Navio Patrulha Oceânico Viana do Castelo, que foi construído nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, aumentou o efetivo dos navios da Armada em 30 de dezembro de 2010. Foi concebido como navio não combatente, e destina-se prioritariamente a exercer funções de autoridade do Estado e a realizar tarefas de interesse público nas áreas de jurisdição ou responsabilidade Nacional.
Realizaram-se, no domingo, os jogos dos campeonatos distritais da Associação de Futebol de Viana do Castelo. Na 1ª e 2ª Divisão cumpriu-se a 15ª jornada. No principal escalão do futebol distrital vianense, destaque para a vitória (2-0) do Desportivo de Monção frente ao vizinho Melgacense.
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) instaurou nos últimos dias cinco processos-crime e 58 processos de contraordenação relacionados com alimentos, e apreendeu 1,1 toneladas de alimentos, nomeadamente carne, bacalhau, azeite e hortofrutícolas.