O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou, este domingo, presença na inauguração da Fábrica de Memórias, na antiga escola primária de Freixieiro de Soutelo, momento marcado pela abertura da exposição SOMOS NÓS – 1º Encontro de Saberes e Tradições, promovido no âmbito do projeto “Souto e Freixo”.
A exposição, promovida pela Junta de Freguesia, pretende valorizar as artes e ofícios, lendas e memórias, património arquitetónico e natural, tradições e gastronomia. Esta é uma iniciativa que celebra o artesanato, a criatividade e o talento local, através de trabalhos e criações que refletem a história, a cultura, as tradições e a identidade única da comunidade de Freixieiro de Soutelo. A exposição poderá ser visitada ainda nos dias 1 e 5 de janeiro, entre as 15h00 e as 18h00.
O Presidente da Câmara, Luís Nobre, afirmou que “em cada cantinho do nosso concelho queremos ter um espaço de excelência e um ponto de atração para os habitantes”, realçando esta requalificação que “foi um sonho da freguesia que agora se torna realidade”.
“Esta obra regista o passado, marca o presente e projeta-se para o futuro, associando duas dimensões absolutamente fundamentais, como a Educação e a Cultura”, destacou o autarca.
O Presidente da Junta de Freguesia de Freixieiro de Soutelo, Luís Lourenço, valorizou “trabalho de recuperação da antiga escola primária, numa parceria com a Câmara Municipal e outras entidades”, antes de ser descerrada a placa comemorativa.
Recorde-se que, em outubro, a Câmara Municipal deliberou apoiar com 37.905 euros o projeto “Souto e Freixo, por considerar o mesmo de grande valor para a freguesia e para o concelho. O apoio permitiu municipal surgiu, assim, no âmbito de um investimento total de 135.476 euros, dos quais 121.963 foram elegíveis.
A Junta de Freguesia de Freixieiro de Soutelo candidatou, no âmbito do PDR2020, ao aviso 06/ADRIL/10216/2023 – Renovação de Aldeias, o projeto “Souto e Freixo”, que permitiu a recuperação da antiga escola primária e que tem como objetivo a promoção do património cultural, paisagístico, ambiental e religioso da freguesia.
Do projeto fizeram parte a recuperação da escola, a aquisição de equipamentos para exposições, a criação de plataforma digital, a instalação de painéis fotovoltaicos e a sinalética de itinerários religiosos.
Para tal, foi assinado, em maio de 2023, entre a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia, um contrato de comodato do edifício da antiga escola, válido por um período de 10 anos.
O núcleo local da Refood de Viana do Castelo organiza, no próximo dia 28 de fevereiro, um jantar solidário no Salão da Junta de Freguesia de Outeiro, a partir das 20h00, para celebrar o nono aniversário da instituição na cidade.
Valença recebeu o workshop “Diálogos que Transformam: Práticas Colaborativas e Humanizadas no Diagnóstico e Intervenção Social”, que reuniu mais de três dezenas de técnicos e profissionais da área social de diversos concelhos do Alto Minho.
O Atlético dos Arcos garantiu este domingo a qualificação para as meias-finais da Taça da AF Viana do Castelo, ao vencer em Castelo de Neiva o Castelense por 1-2.
António José Seguro saiu, no domingo, vencedor da segunda volta das presidenciais nos três concelhos que tinham adiado a votação devido ao mau tempo.
O dispositivo da Marinha e da Autoridade Marítima Nacional (AMN) continua ativo nas regiões afetadas pelas recentes depressões e cheias em Portugal Continental, prestando apoio essencial à população.
O fim de semana ficou marcado pela realização de jogos em atraso nas competições distritais da AFVC, com partidas referentes à Primeira e à Segunda Divisão, importantes para a regularização do calendário competitivo.
O SC Vianense recebeu este domingo o Brito SC, quinto classificado da série A do Campeonato de Portugal, e conquistou uma vitória importante por 2-0 no Estádio Dr. José de Matos, em Viana do Castelo.