O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou, este domingo, presença na inauguração da Fábrica de Memórias, na antiga escola primária de Freixieiro de Soutelo, momento marcado pela abertura da exposição SOMOS NÓS – 1º Encontro de Saberes e Tradições, promovido no âmbito do projeto “Souto e Freixo”.
A exposição, promovida pela Junta de Freguesia, pretende valorizar as artes e ofícios, lendas e memórias, património arquitetónico e natural, tradições e gastronomia. Esta é uma iniciativa que celebra o artesanato, a criatividade e o talento local, através de trabalhos e criações que refletem a história, a cultura, as tradições e a identidade única da comunidade de Freixieiro de Soutelo. A exposição poderá ser visitada ainda nos dias 1 e 5 de janeiro, entre as 15h00 e as 18h00.
O Presidente da Câmara, Luís Nobre, afirmou que “em cada cantinho do nosso concelho queremos ter um espaço de excelência e um ponto de atração para os habitantes”, realçando esta requalificação que “foi um sonho da freguesia que agora se torna realidade”.
“Esta obra regista o passado, marca o presente e projeta-se para o futuro, associando duas dimensões absolutamente fundamentais, como a Educação e a Cultura”, destacou o autarca.
O Presidente da Junta de Freguesia de Freixieiro de Soutelo, Luís Lourenço, valorizou “trabalho de recuperação da antiga escola primária, numa parceria com a Câmara Municipal e outras entidades”, antes de ser descerrada a placa comemorativa.
Recorde-se que, em outubro, a Câmara Municipal deliberou apoiar com 37.905 euros o projeto “Souto e Freixo, por considerar o mesmo de grande valor para a freguesia e para o concelho. O apoio permitiu municipal surgiu, assim, no âmbito de um investimento total de 135.476 euros, dos quais 121.963 foram elegíveis.
A Junta de Freguesia de Freixieiro de Soutelo candidatou, no âmbito do PDR2020, ao aviso 06/ADRIL/10216/2023 – Renovação de Aldeias, o projeto “Souto e Freixo”, que permitiu a recuperação da antiga escola primária e que tem como objetivo a promoção do património cultural, paisagístico, ambiental e religioso da freguesia.
Do projeto fizeram parte a recuperação da escola, a aquisição de equipamentos para exposições, a criação de plataforma digital, a instalação de painéis fotovoltaicos e a sinalética de itinerários religiosos.
Para tal, foi assinado, em maio de 2023, entre a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia, um contrato de comodato do edifício da antiga escola, válido por um período de 10 anos.
A banda vianense Jarojupe realiza hoje, sexta-feira, 19 de dezembro, um concerto acústico nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, com início marcado para as 18h00, no âmbito da programação de animação de Natal promovida pelo município.
A Viana TV vai assinalar a quadra festiva com um programa especial de Natal, a transmitir em direto da Praça da República, em Viana do Castelo, esta sexta-feira, 19 de dezembro, entre as 16h00 e as 18h00.
O humorista vianense Hugo Soares vai apresentar o seu mais recente espetáculo de stand-up comedy, “em Honra de”, em várias freguesias do concelho de Viana do Castelo. A iniciativa conta já com 12 datas agendadas em 12 freguesias diferentes, sendo o primeiro espetáculo marcado para 3 de janeiro, no Centro Cultural de Outeiro.
A árbitra Filipa Cunha, filiada na Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi promovida à Primeira Categoria de Arbitragem da UEFA, por decisão do Comité de Arbitragem do organismo europeu. A promoção entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2026.
A freguesia de Miranda, em Arcos de Valdevez, voltou a acolher, no primeiro fim de semana de dezembro, a tradicional matança do porco, organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva local. A iniciativa, em vigor desde 2016, procura manter viva uma prática histórica da comunidade rural e reforçar os laços familiares e comunitários.
Portugal saiu vitorioso das negociações europeias sobre as quotas de pesca para 2026, garantindo resultados que trazem estabilidade e previsibilidade para os pescadores nacionais. O destaque vai para o bacalhau, com mais 800 toneladas asseguradas nos grandes bancos da Terra Nova, no Canadá.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou um aumento de 25% nos apoios financeiros destinados às Juntas de Freguesia do concelho.