O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou, este domingo, presença na inauguração da Fábrica de Memórias, na antiga escola primária de Freixieiro de Soutelo, momento marcado pela abertura da exposição SOMOS NÓS – 1º Encontro de Saberes e Tradições, promovido no âmbito do projeto “Souto e Freixo”.
A exposição, promovida pela Junta de Freguesia, pretende valorizar as artes e ofícios, lendas e memórias, património arquitetónico e natural, tradições e gastronomia. Esta é uma iniciativa que celebra o artesanato, a criatividade e o talento local, através de trabalhos e criações que refletem a história, a cultura, as tradições e a identidade única da comunidade de Freixieiro de Soutelo. A exposição poderá ser visitada ainda nos dias 1 e 5 de janeiro, entre as 15h00 e as 18h00.
O Presidente da Câmara, Luís Nobre, afirmou que “em cada cantinho do nosso concelho queremos ter um espaço de excelência e um ponto de atração para os habitantes”, realçando esta requalificação que “foi um sonho da freguesia que agora se torna realidade”.
“Esta obra regista o passado, marca o presente e projeta-se para o futuro, associando duas dimensões absolutamente fundamentais, como a Educação e a Cultura”, destacou o autarca.
O Presidente da Junta de Freguesia de Freixieiro de Soutelo, Luís Lourenço, valorizou “trabalho de recuperação da antiga escola primária, numa parceria com a Câmara Municipal e outras entidades”, antes de ser descerrada a placa comemorativa.
Recorde-se que, em outubro, a Câmara Municipal deliberou apoiar com 37.905 euros o projeto “Souto e Freixo, por considerar o mesmo de grande valor para a freguesia e para o concelho. O apoio permitiu municipal surgiu, assim, no âmbito de um investimento total de 135.476 euros, dos quais 121.963 foram elegíveis.
A Junta de Freguesia de Freixieiro de Soutelo candidatou, no âmbito do PDR2020, ao aviso 06/ADRIL/10216/2023 – Renovação de Aldeias, o projeto “Souto e Freixo”, que permitiu a recuperação da antiga escola primária e que tem como objetivo a promoção do património cultural, paisagístico, ambiental e religioso da freguesia.
Do projeto fizeram parte a recuperação da escola, a aquisição de equipamentos para exposições, a criação de plataforma digital, a instalação de painéis fotovoltaicos e a sinalética de itinerários religiosos.
Para tal, foi assinado, em maio de 2023, entre a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia, um contrato de comodato do edifício da antiga escola, válido por um período de 10 anos.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.
O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.
A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.