Há dez anos, a enfermeira Liliana Lourenço, formada no Politécnico de Viana do Castelo, aceitou o desafio de levar os cuidados de saúde a Resende, em Paredes de Coura, numa iniciativa inovadora promovida pela Junta de Freguesia local. Desde então, o momento reservado à missa transformou-se numa oportunidade para unir a comunidade em torno do cuidado, criando laços que vão além da medicina.
Na freguesia de Resende, em Paredes de Coura, a tradição de passar a manhã de domingo com a comunidade ganhou um novo significado há cerca de uma década. Durante aquele que seria habitualmente o horário da missa, muitos residentes reúnem-se para um momento especial: as consultas de enfermagem da responsabilidade de Liliana Lourenço, enfermeira formada no Politécnico de Viana do Castelo.
O projeto, iniciado há já uma década, teve início com um convite do presidente de Junta da altura, que viu na proximidade da enfermeira à comunidade uma oportunidade de promover a saúde de forma acessível e contínua. Ao longo de todos estes anos, a relação entre enfermeira e paciente sofreu muitas alterações e as consultas transformaram-se num ponto de encontro de confiança e de cuidado, criando laços que vão além da medicina.
Liliana concluiu o curso de licenciatura em Enfermagem na Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana do Castelo, em 2008, tendo também já feito o mestrado em Enfermagem de Saúde Comunitária e pós-graduação em Cuidados Paliativos e Oncologia, tudo na ESS-IPVC. Hoje, além da profissão que a ocupa de forma integral na Unidade de Saúde Familiar de Paredes de Coura, ainda, dedica tempo, e espaço, duas horas por mês às consultas na Junta de Freguesia de Resende, atendendo uma média de dez utentes. “Inicialmente, as consultas realizavam-se no primeiro domingo de cada mês, depois da missa. E as pessoas aderiram logo. Hoje, posso dizer que há uma relação quase familiar com os utentes que se mantêm assíduos”, descreve Liliana Lourenço, de 38 anos, natural de Paredes de Coura.

Os horários da missa foram alterados após o falecimento do pároco local, mas as sessões com a enfermeira Liliana mantêm-se. “Estas consultas são muito mais do que cuidar da saúde física. São momentos de conversa, de partilha e de ensino sobre estilos de vida mais saudáveis. Falamos sobre alimentação, gestão do regime terapêutico ou até de exercício físico. É uma experiência muito gratificante”, remata Liliana.
A dedicação e o compromisso de Liliana Lourenço refletem a excelência da formação no Politécnico de Viana do Castelo, mostrando que o cuidar vai além do hospital ou do consultório. A sua história inspira uma abordagem humana e próxima, onde a saúde e a comunidade se encontram.
O Benfica reforçou esta quarta-feira a sua candidatura ao play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, ao bater na Luz o campeão italiano Nápoles por claros 2-0, somando a segunda vitória consecutiva na fase de liga.
Após uma longa paragem devido ao Mundial de Futsal Feminino, a Liga Feminina Placard regressa este sábado, 13 de dezembro, às 18h00, ao Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo, com um confronto muito aguardado: o vice-campeão Santa Luzia defronta o atual campeão nacional Nun’Alvares.
Três réplicas em LEGO® de monumentos icónicos do Porto – a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello e a Sé Catedral – viajaram recentemente da Caixa dos Brinquedos, em Paredes de Coura, para o WOW Porto, onde integram a exposição imersiva ‘Brick World’.
Viana do Castelo volta a assumir um papel central no contexto autárquico nacional ao acolher, no próximo sábado e domingo, o XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que reunirá centenas de autarcas de todo o país no Centro Cultural da cidade.
O Governo vai transferir 25 imóveis devolutos para 19 municípios, num investimento total de 13,5 milhões de euros destinado à sua requalificação. Viana do Castelo está entre os concelhos contemplados, beneficiando assim de património público que poderá vir a ser reconvertido para novos usos de interesse local.
A empreitada de colocação de barreiras para proteção à catenária na Ponte Eiffel vai ficar temporariamente parada até sábado, 13 de dezembro, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP). A empresa justifica a suspensão com “constrangimentos diversos” que obrigaram a reajustar o calendário da intervenção.
A vila de Ponte de Lima destacou-se na 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, entregues no encerramento da 8.ª Bienal Ibérica do Património Cultural, em Sintra. O município foi premiado na categoria de Melhor Projeto de Parceria pelo projeto Vínculos com (a) História – À descoberta das casas históricas da Ribeira Lima, desenvolvido em colaboração com o Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL.