Logo
Regional

Antiga aluna do Politécnico de Viana do Castelo “deu mais vida” a freguesia de Paredes de Coura

5 Dezembro, 2024 | 15:25
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

Há dez anos, a enfermeira Liliana Lourenço, formada no Politécnico de Viana do Castelo, aceitou o desafio de levar os cuidados de saúde a Resende, em Paredes de Coura, numa iniciativa inovadora promovida pela Junta de Freguesia local. Desde então, o momento reservado à missa transformou-se numa oportunidade para unir a comunidade em torno do cuidado, criando laços que vão além da medicina.

Na freguesia de Resende, em Paredes de Coura, a tradição de passar a manhã de domingo com a comunidade ganhou um novo significado há cerca de uma década. Durante aquele que seria habitualmente o horário da missa, muitos residentes reúnem-se para um momento especial: as consultas de enfermagem da responsabilidade de Liliana Lourenço, enfermeira formada no Politécnico de Viana do Castelo.

O projeto, iniciado há já uma década, teve início com um convite do presidente de Junta da altura, que viu na proximidade da enfermeira à comunidade uma oportunidade de promover a saúde de forma acessível e contínua. Ao longo de todos estes anos, a relação entre enfermeira e paciente sofreu muitas alterações e as consultas transformaram-se num ponto de encontro de confiança e de cuidado, criando laços que vão além da medicina.

Liliana concluiu o curso de licenciatura em Enfermagem na Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana do Castelo, em 2008, tendo também já feito o mestrado em Enfermagem de Saúde Comunitária e pós-graduação em Cuidados Paliativos e Oncologia, tudo na ESS-IPVC. Hoje, além da profissão que a ocupa de forma integral na Unidade de Saúde Familiar de Paredes de Coura, ainda, dedica tempo, e espaço, duas horas por mês às consultas na Junta de Freguesia de Resende, atendendo uma média de dez utentes. “Inicialmente, as consultas realizavam-se no primeiro domingo de cada mês, depois da missa. E as pessoas aderiram logo. Hoje, posso dizer que há uma relação quase familiar com os utentes que se mantêm assíduos”, descreve Liliana Lourenço, de 38 anos, natural de Paredes de Coura.

Os horários da missa foram alterados após o falecimento do pároco local, mas as sessões com a enfermeira Liliana mantêm-se. “Estas consultas são muito mais do que cuidar da saúde física. São momentos de conversa, de partilha e de ensino sobre estilos de vida mais saudáveis. Falamos sobre alimentação, gestão do regime terapêutico ou até de exercício físico. É uma experiência muito gratificante”, remata Liliana.

A dedicação e o compromisso de Liliana Lourenço refletem a excelência da formação no Politécnico de Viana do Castelo, mostrando que o cuidar vai além do hospital ou do consultório. A sua história inspira uma abordagem humana e próxima, onde a saúde e a comunidade se encontram.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Cultura 6 Dezembro, 2025

Viana do Castelo recebe espetáculo do Teatro Nacional D. Maria II em fevereiro de 2026

O Teatro Nacional D. Maria II (TNDM) anunciou a programação para o primeiro semestre de 2026 e Viana do Castelo volta a integrar o conjunto de cidades que acolhem espetáculos em digressão enquanto o edifício do Rossio, em Lisboa, permanece em obras.

Nacional 6 Dezembro, 2025

Gripe entra em fase epidémica em Portugal com aumento de casos graves

Portugal entrou oficialmente em fase epidémica de gripe, registando um aumento de casos confirmados, incluindo internamentos em cuidados intensivos, alertou o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).

Nacional 6 Dezembro, 2025

Viana do Castelo foi o centro das atenções da arquitetura nacional

O Centro Cultural de Viana do Castelo, obra emblemática do arquiteto Eduardo Souto Moura, acolheu a cerimónia dos Prémios “ESPAÇO” – Prémios Nacionais de Arquitetura, iniciativa da ANTEPROJECTOS que distingue anualmente as obras mais relevantes realizadas em território português.

Nacional 6 Dezembro, 2025

Viana do Castelo em alerta laranja devido à agitação marítima forte

Viana do Castelo e outros distritos do país estão hoje sob aviso do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) devido à previsão de agitação marítima intensa. O aviso laranja, que indica “situação meteorológica de risco moderado a elevado”, vigora entre as 12:00 e as 18:00, passando depois a amarelo até às 06:00 de domingo.

Regional 6 Dezembro, 2025

Atropelamento mortal em Barroselas tira a vida a homem de 69 anos

Um homem de 69 anos morreu ontem, sexta-feira, na sequência de um atropelamento ocorrido na Estrada Nacional 308, junto ao supermercado Minipreço, na freguesia de Barroselas.

Nacional 5 Dezembro, 2025

Pingo Doce apoia 9 projetos em Viana do Castelo na 5ª edição do Programa Bairro Feliz

Os clientes do Pingo Doce já escolheram as causas vencedoras da 5ª edição do Programa Bairro Feliz, iniciativa de responsabilidade social da cadeia de supermercados que visa apoiar projetos com impacto positivo nas comunidades locais.

Regional 5 Dezembro, 2025

Ponte de Lima promove sessões de Yoga e histórias para crianças e famílias

O Município de Ponte de Lima vai voltar a oferecer às famílias sessões de “Yogar com Histórias”, uma atividade que combina literatura infantil e yoga, promovendo o bem-estar, a criatividade e a partilha em família.