Logo
Regional

Antiga aluna de enfermagem do Politécnico de Viana lança o seu primeiro livro

4 Junho, 2024 | 18:06
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

"NUA" é o nome do primeiro livro de Daniela Mendes que apesar de ser natural de Lisboa, viveu em Viana do Castelo desde os seu 14 anos, onde se formou em enfermagem na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Atualmente trabalha como enfermeira na Corunha e transformou o que sentia nos dias maus, "NUA", num livro.

Para Daniela Mendes, de 27 anos, o gosto pela escrita surge desde criança, quando incentivado pelo pai. Começou a escrever nos momentos em que se sentia “inspirada”. Daniela recorda que inclusive lhe foi oferecido pelo pai, um caderno de capa negra, onde começou a escrever histórias, canções e poemas. Com o avançar da idade a jovem considera que “a escrita foi ganhando um estatuto essencial na minha vida” garantindo que é graças ao que passa para o papel, o seu “ansiolitico”.

Em 2019, e após uma fase complicada da vida e aconselhada pelo psicólogo, decidiu registar tudo aquilo que sentia. Daniela explicou à Viana TV,  que “NUA”, surge “nos dias maus ou de superação” quando a autora  escrevia o que sentia e aquilo que lhe saía das “entranhas”, daí começarem a surgir as perguntas que a levaram à publicação desta obra:

“Depois de o fazer pensei…e se outras pessoas sentem o mesmo que eu? E se o que eu escrevo puder ajudar alguém? Nessa altura criei o blogue Chá&Mel que, curiosamente, acabou por ter imensas visualizações. Em 2021 perdi o meu primo Rafael, devido a uma doença oncológica e onde mais tarde me foi diagnosticado uma depressão e foi nessa altura que voltei a recorrer à escrita para me salvar” disse a autora, relembrando a época e o aparecimento do Livro “NUA”:

“Durante todo o processo fui escrevendo todos os pensamentos que me vinham à cabeça, e depois da recuperação pensei mais uma vez na possibilidade de que o que eu sentia também poder ser o que os outros sentiam, então decidi criar o “NUA”.

“As lágrimas que deslizavam pela minha face traduziam, o que me deixava NUA. Um dia, decidi juntar tudo o que escrevera e compor este livro, na expectativa que ele me salvasse, que este meu sonho apagasse todas as memórias sombrias e tristes” refere a autora ao apresentar a sua primeira obra.

“Este livro sou eu, sou eu NUA. Sou eu exposta. Mas sei que poderá representar muitas outras pessoas, que se sentem sós, perdidas, incompreendidas e com um diagnóstico na bagagem, mas que superam, que conseguem chegar onde querem e que, mesmo depois de tudo, perdoam” acrescentou.

Para Daniela, expor a fragilidade “é bem mais revelador do que estares nua, completamente nua, daí essa vontade feroz de demonstrares ser forte e desvaneceres chegando a casa” acreditando que em algum momento da vida, todas as pessoas já se sentiram assim…”nuas”.

Daniela conclui que “o NUA é frágil, mas forte, como todos nós” e que “a vida e o amor são sempre as melhores opções”.

O lançamento oficial do NUA é no próximo dia 21 de junho, sexta-feira, às 18h30 no Hotel Axis em Viana do Castelo.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 5 Novembro, 2025

Escola Superior de Educação do IPVC acolhe 20.º Encontro Internacional das Artes

A Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC) recebe, nos dias 6 e 7 de novembro, a 20.ª edição do Encontro Internacional das Artes, dedicada ao tema “Fronteiras (in)Visíveis: A arte como território livre de expressão e encontro”.

Regional 5 Novembro, 2025

Casa Cerveirense em Lisboa celebra 16 anos de amizade e tradição minhota

O sentimento de pertença e o orgulho nas origens voltam a unir a comunidade cerveirense na capital. No próximo domingo, 9 de novembro, celebra-se o 16.º aniversário da Casa Cerveirense em Lisboa, um evento que promete juntar centenas de conterrâneos num dia dedicado à amizade e às tradições do Alto Minho.

Regional 5 Novembro, 2025

Infiltrações afetam dois gabinetes e corredor no Hospital de Ponte de Lima

A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) confirmou esta terça-feira, 4 de novembro, a existência de infiltrações de água em dois gabinetes clínicos e num corredor do hospital Conde de Bertiandos, em Ponte de Lima.

Nacional 5 Novembro, 2025

Frente fria vai atingir Viana do Castelo com chuva forte, vento e mar muito agitado

O distrito de Viana do Castelo vai ser um dos mais afetados pela superfície frontal fria de atividade moderada a forte que atravessa o país esta quarta-feira, provocando chuva intensa, trovoadas, vento forte e forte agitação marítima, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Desporto 4 Novembro, 2025

Sporting empata em Turim com a Juventus para a Liga dos Campeões

O Sporting empatou esta terça-feira com a Juventus (1-1), em jogo da quarta jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, disputado em Turim. A formação leonina esteve em vantagem, mas acabou por permitir o empate ainda na primeira parte.

Desporto 4 Novembro, 2025

Presidente da Federação Portuguesa de Futebol elogia trabalho da AF Viana do Castelo

A cerimónia de apresentação do projeto da futura Academia de Futebol da Associação de Futebol de Viana do Castelo e de entrega dos Certificados de Entidades Formadoras, contou com a presença do Presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Pedro Proença, que deixou palavras de incentivo e reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pela Associação.

Regional 4 Novembro, 2025

VianaCon 2025 transforma Viana do Castelo na cidade dos jogos

De 7 a 9 de novembro, Viana do Castelo acolhe a VianaCon 2025, convenção dedicada aos jogos de tabuleiro e experiências lúdicas para todas as idades. O evento, com entrada gratuita, é promovido pela Associação Cultural e Artística ArtMatriz, com o apoio da Câmara Municipal.