"NUA" é o nome do primeiro livro de Daniela Mendes que apesar de ser natural de Lisboa, viveu em Viana do Castelo desde os seu 14 anos, onde se formou em enfermagem na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Atualmente trabalha como enfermeira na Corunha e transformou o que sentia nos dias maus, "NUA", num livro.

Para Daniela Mendes, de 27 anos, o gosto pela escrita surge desde criança, quando incentivado pelo pai. Começou a escrever nos momentos em que se sentia “inspirada”. Daniela recorda que inclusive lhe foi oferecido pelo pai, um caderno de capa negra, onde começou a escrever histórias, canções e poemas. Com o avançar da idade a jovem considera que “a escrita foi ganhando um estatuto essencial na minha vida” garantindo que é graças ao que passa para o papel, o seu “ansiolitico”.
Em 2019, e após uma fase complicada da vida e aconselhada pelo psicólogo, decidiu registar tudo aquilo que sentia. Daniela explicou à Viana TV, que “NUA”, surge “nos dias maus ou de superação” quando a autora escrevia o que sentia e aquilo que lhe saía das “entranhas”, daí começarem a surgir as perguntas que a levaram à publicação desta obra:
“Depois de o fazer pensei…e se outras pessoas sentem o mesmo que eu? E se o que eu escrevo puder ajudar alguém? Nessa altura criei o blogue Chá&Mel que, curiosamente, acabou por ter imensas visualizações. Em 2021 perdi o meu primo Rafael, devido a uma doença oncológica e onde mais tarde me foi diagnosticado uma depressão e foi nessa altura que voltei a recorrer à escrita para me salvar” disse a autora, relembrando a época e o aparecimento do Livro “NUA”:
“Durante todo o processo fui escrevendo todos os pensamentos que me vinham à cabeça, e depois da recuperação pensei mais uma vez na possibilidade de que o que eu sentia também poder ser o que os outros sentiam, então decidi criar o “NUA”.
“As lágrimas que deslizavam pela minha face traduziam, o que me deixava NUA. Um dia, decidi juntar tudo o que escrevera e compor este livro, na expectativa que ele me salvasse, que este meu sonho apagasse todas as memórias sombrias e tristes” refere a autora ao apresentar a sua primeira obra.
“Este livro sou eu, sou eu NUA. Sou eu exposta. Mas sei que poderá representar muitas outras pessoas, que se sentem sós, perdidas, incompreendidas e com um diagnóstico na bagagem, mas que superam, que conseguem chegar onde querem e que, mesmo depois de tudo, perdoam” acrescentou.
Para Daniela, expor a fragilidade “é bem mais revelador do que estares nua, completamente nua, daí essa vontade feroz de demonstrares ser forte e desvaneceres chegando a casa” acreditando que em algum momento da vida, todas as pessoas já se sentiram assim…”nuas”.
Daniela conclui que “o NUA é frágil, mas forte, como todos nós” e que “a vida e o amor são sempre as melhores opções”.
O lançamento oficial do NUA é no próximo dia 21 de junho, sexta-feira, às 18h30 no Hotel Axis em Viana do Castelo.

A Câmara Municipal de Viana do Castelo participou, esta quinta-feira, no Encontro das Comunidades Portuárias, promovido nas instalações da APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, no Porto de Mar de Viana do Castelo, reforçando o compromisso do município com a valorização do setor marítimo-portuário e o desenvolvimento da Economia do Mar.
A Biblioteca Municipal de Ponte de Lima acolhe esta sexta-feira, 26 de junho, pelas 21h30, mais uma edição do ciclo "Poesia à Sexta", iniciativa que continua a promover o encontro entre a literatura e diferentes formas de expressão artística.
Um equídeo da raça autóctone Garrana foi morto na sequência de um alegado ataque de lobo ibérico registado na passada quinta-feira, 25 de junho, na freguesia de Outeiro, concelho de Viana do Castelo.
O Club Lote 5, situado na Marina de Viana do Castelo, promove este sábado transmissão do jogo entre a Colômbia e Portugal, seguido de animação com DJ's até às 06h00 da manhã.
O Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora recebe, no próximo dia 5 de julho, às 17h00, a estreia de "A Tentação de Santo António – Nem Dalí Nem Daqui", a mais recente produção do Laboratório Kriativo, projeto de teatro comunitário promovido pela Krisálida que volta a reunir participantes de várias freguesias do concelho de Caminha.
O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, participou como orador convidado na conferência internacional “A Territorial Approach to the SDGs”, realizada no Porto, onde defendeu o papel dos municípios na concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Agenda 2030 das Nações Unidas.
A Praça 1.º de Maio, em Viana do Castelo, acolhe até ao próximo dia 17 de julho uma exposição dedicada aos 40 anos da Carta de Ottawa para a Promoção da Saúde, documento de referência mundial na área da saúde pública.