"NUA" é o nome do primeiro livro de Daniela Mendes que apesar de ser natural de Lisboa, viveu em Viana do Castelo desde os seu 14 anos, onde se formou em enfermagem na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Atualmente trabalha como enfermeira na Corunha e transformou o que sentia nos dias maus, "NUA", num livro.
Para Daniela Mendes, de 27 anos, o gosto pela escrita surge desde criança, quando incentivado pelo pai. Começou a escrever nos momentos em que se sentia “inspirada”. Daniela recorda que inclusive lhe foi oferecido pelo pai, um caderno de capa negra, onde começou a escrever histórias, canções e poemas. Com o avançar da idade a jovem considera que “a escrita foi ganhando um estatuto essencial na minha vida” garantindo que é graças ao que passa para o papel, o seu “ansiolitico”.
Em 2019, e após uma fase complicada da vida e aconselhada pelo psicólogo, decidiu registar tudo aquilo que sentia. Daniela explicou à Viana TV, que “NUA”, surge “nos dias maus ou de superação” quando a autora escrevia o que sentia e aquilo que lhe saía das “entranhas”, daí começarem a surgir as perguntas que a levaram à publicação desta obra:
“Depois de o fazer pensei…e se outras pessoas sentem o mesmo que eu? E se o que eu escrevo puder ajudar alguém? Nessa altura criei o blogue Chá&Mel que, curiosamente, acabou por ter imensas visualizações. Em 2021 perdi o meu primo Rafael, devido a uma doença oncológica e onde mais tarde me foi diagnosticado uma depressão e foi nessa altura que voltei a recorrer à escrita para me salvar” disse a autora, relembrando a época e o aparecimento do Livro “NUA”:
“Durante todo o processo fui escrevendo todos os pensamentos que me vinham à cabeça, e depois da recuperação pensei mais uma vez na possibilidade de que o que eu sentia também poder ser o que os outros sentiam, então decidi criar o “NUA”.
“As lágrimas que deslizavam pela minha face traduziam, o que me deixava NUA. Um dia, decidi juntar tudo o que escrevera e compor este livro, na expectativa que ele me salvasse, que este meu sonho apagasse todas as memórias sombrias e tristes” refere a autora ao apresentar a sua primeira obra.
“Este livro sou eu, sou eu NUA. Sou eu exposta. Mas sei que poderá representar muitas outras pessoas, que se sentem sós, perdidas, incompreendidas e com um diagnóstico na bagagem, mas que superam, que conseguem chegar onde querem e que, mesmo depois de tudo, perdoam” acrescentou.
Para Daniela, expor a fragilidade “é bem mais revelador do que estares nua, completamente nua, daí essa vontade feroz de demonstrares ser forte e desvaneceres chegando a casa” acreditando que em algum momento da vida, todas as pessoas já se sentiram assim…”nuas”.
Daniela conclui que “o NUA é frágil, mas forte, como todos nós” e que “a vida e o amor são sempre as melhores opções”.
O lançamento oficial do NUA é no próximo dia 21 de junho, sexta-feira, às 18h30 no Hotel Axis em Viana do Castelo.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) irá desenvolver a Operação Campo Seguro 2025, até 15 de fevereiro de 2026, cujo objetivo é intensificar a sensibilização, o patrulhamento e a fiscalização nas explorações agrícolas e florestais, no sentido de reprimir a prática de crimes de furto de produtos e máquinas agrícolas, crimes de Tráfico de Seres Humanos, em contexto laboral, e prevenir a ocorrência de acidentes com veículos ou máquinas agrícolas e florestais.
O Nutrir-IPVC foi distinguido na categoria "Norte Ruris" pelos seus contributos na valorização agroalimentar, proteção da biodiversidade e dinamização da economia local, numa gala que celebrou as iniciativas mais marcantes da Região Norte.
O funeral dos futebolistas Diogo Jota e André Silva, que faleceram em Zamora, Espanha, vítimas de um acidente de viação, realiza-se às 10h00 de sábado, na Igreja Matriz de Gondomar.
A Seleção Nacional Feminina entrou a perder no Euro 2025, não resistindo à supremacia das campeãs do mundo em título. Espanha venceu por 5-0, num resultado praticamente construído na primeira parte.
O realizador Flávio Cruz, natural de Viana do Castelo, foi o grande vencedor da mais recente edição do Finisterra Brasil – Festival Internacional de Cinema de Turismo, com 10 prémios atribuídos a três das suas obras, incluindo o Grande Prémio do Festival.
Desde o inicio do mês, Valença convida a mergulhar no prazer da leitura ao ar livre, com a abertura da Biblioteca de Jardim, instalada no Jardim Municipal. Este espaço estará em funcionamento diariamente, entre as 9h00 e as 18h00, até 31 de agosto.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR, através do seu Destacamento Territorial, realizou uma operação de fiscalização rodoviária na Estrada Nacional 305 (EN 305), nas imediações da Lagoa da Esturranha, no concelho de Viana do Castelo.