"NUA" é o nome do primeiro livro de Daniela Mendes que apesar de ser natural de Lisboa, viveu em Viana do Castelo desde os seu 14 anos, onde se formou em enfermagem na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Atualmente trabalha como enfermeira na Corunha e transformou o que sentia nos dias maus, "NUA", num livro.
Para Daniela Mendes, de 27 anos, o gosto pela escrita surge desde criança, quando incentivado pelo pai. Começou a escrever nos momentos em que se sentia “inspirada”. Daniela recorda que inclusive lhe foi oferecido pelo pai, um caderno de capa negra, onde começou a escrever histórias, canções e poemas. Com o avançar da idade a jovem considera que “a escrita foi ganhando um estatuto essencial na minha vida” garantindo que é graças ao que passa para o papel, o seu “ansiolitico”.
Em 2019, e após uma fase complicada da vida e aconselhada pelo psicólogo, decidiu registar tudo aquilo que sentia. Daniela explicou à Viana TV, que “NUA”, surge “nos dias maus ou de superação” quando a autora escrevia o que sentia e aquilo que lhe saía das “entranhas”, daí começarem a surgir as perguntas que a levaram à publicação desta obra:
“Depois de o fazer pensei…e se outras pessoas sentem o mesmo que eu? E se o que eu escrevo puder ajudar alguém? Nessa altura criei o blogue Chá&Mel que, curiosamente, acabou por ter imensas visualizações. Em 2021 perdi o meu primo Rafael, devido a uma doença oncológica e onde mais tarde me foi diagnosticado uma depressão e foi nessa altura que voltei a recorrer à escrita para me salvar” disse a autora, relembrando a época e o aparecimento do Livro “NUA”:
“Durante todo o processo fui escrevendo todos os pensamentos que me vinham à cabeça, e depois da recuperação pensei mais uma vez na possibilidade de que o que eu sentia também poder ser o que os outros sentiam, então decidi criar o “NUA”.
“As lágrimas que deslizavam pela minha face traduziam, o que me deixava NUA. Um dia, decidi juntar tudo o que escrevera e compor este livro, na expectativa que ele me salvasse, que este meu sonho apagasse todas as memórias sombrias e tristes” refere a autora ao apresentar a sua primeira obra.
“Este livro sou eu, sou eu NUA. Sou eu exposta. Mas sei que poderá representar muitas outras pessoas, que se sentem sós, perdidas, incompreendidas e com um diagnóstico na bagagem, mas que superam, que conseguem chegar onde querem e que, mesmo depois de tudo, perdoam” acrescentou.
Para Daniela, expor a fragilidade “é bem mais revelador do que estares nua, completamente nua, daí essa vontade feroz de demonstrares ser forte e desvaneceres chegando a casa” acreditando que em algum momento da vida, todas as pessoas já se sentiram assim…”nuas”.
Daniela conclui que “o NUA é frágil, mas forte, como todos nós” e que “a vida e o amor são sempre as melhores opções”.
O lançamento oficial do NUA é no próximo dia 21 de junho, sexta-feira, às 18h30 no Hotel Axis em Viana do Castelo.

Os Serviços Municipalizados de Viana do Castelo (SMVC) anunciaram alterações na recolha de resíduos sólidos urbanos durante o período festivo do Natal e do Ano Novo.
O Governo anunciou a concessão de três dias de tolerância de ponto aos trabalhadores da função pública durante o período festivo: 24, 26 e 31 de dezembro.
O SC Vianense saiu derrotado de Ponte de Lima ao perder por 2-1 frente à AD Limianos, este domingo, em encontro da 13.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.
A 14.ª jornada da Primeira Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, confirmou o equilíbrio do campeonato e manteve acesa a luta pelos lugares cimeiros da tabela classificativa.
A 14.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, confirmou o grande equilíbrio na luta pelos primeiros lugares, com o Távora a manter-se na liderança apesar da derrota.
Dois corpos deram à costa na manhã deste domingo nas praias de Moledo, no concelho de Caminha, e de Afife, no concelho de Viana do Castelo. Segundo a Polícia Marítima, ambos poderão pertencer a pescadores desaparecidos no seguimento do naufrágio de uma embarcação de pesca ocorrido no passado dia 14 de dezembro, ao largo da Ínsua.
Na sexta-feira, 19 de dezembro, a Praça da República encheu-se de magia com o nosso programa especial de Natal, transmitido em direto na Viana TV! Durante duas horas, celebrámos o espírito natalício com música, histórias, animação no centro histórico e muitas surpresas para toda a família.