Logo
Nacional

Ano letivo arranca a partir de hoje, mas continuam a faltar professores

12 Setembro, 2023 | 10:15
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

O ano letivo 2023/2024 arranca a partir de hoje para cerca de 1,3 milhões de alunos do 1.º ao 12.º ano, mas muitos não terão ainda todas as disciplinas por faltarem professores nas escolas.

As escolas têm a partir de hoje e até sexta-feira para dar oficialmente início ao ano letivo, mas a escassez de professores volta a assombrar o regresso às aulas, ao deixar milhares de alunos sem docente a pelo menos uma disciplina.

No final da semana passada, mesmo depois de terem sido colocados quase três mil docentes, as escolas tinham ainda cerca de 1.300 horários vazios e, na segunda-feira, a Federação Nacional dos Professores (Fenprof) falava em mais de 100 mil alunos sem professor.

A falta de professores afeta sobretudo as escolas das regiões do Algarve e Lisboa e Vale do Tejo, mas também algumas disciplinas em particular, como Português, Matemática ou Informática.

O problema é reconhecido pelo ministro da Educação que, no ano passado, alargou os requisitos para a contratação de professores sem profissionalização e admitiu, durante o fim de semana, estar a trabalhar em medidas para apoiar os docentes deslocados.

João Costa, que vai estar hoje na Escola Básica Professor Abílio Madeira Martins, em Minde, na Escola Básica do Cabo, Vialonga, e na Escola Básica e Secundária de Vialonga, disse ainda que algumas das alterações previstas à formação de professores também poderão ajudar a dar resposta, como o regresso dos estágios remunerados.

A escassez de professores poderá não ser, no entanto, o único fator a deixar os alunos sem aulas, prevendo-se que o ano letivo arranque da mesma forma que terminou o anterior, com a forte contestação dos profissionais das escolas.

Já a partir de hoje, a plataforma de nove organizações sindicais que inclui a Fenprof e a Federação Nacional da Educação (FNE), inicia uma greve ao sobretrabalho, às horas extraordinárias e à componente não letiva.

A paralisação não tem impacto nas aulas, mas logo no início da segunda semana, o Sindicato de Todos os Profissionais da Educação (Stop) avança para uma greve de cinco dias. Menos de um mês depois, em 06 de outubro, há uma greve nacional convocada pela plataforma sindical.

O motivo para a contestação mantém-se – a recuperação dos seis anos, seis meses e 23 dias de tempo de serviço – e, da parte dos sindicatos, não parece haver qualquer intenção de abrandar a luta até que o Ministério da Educação aceite negociar aquela reivindicação, que foi várias vezes afastada pelo Governo.

Com mais ou menos greves, o que também prossegue este ano é o plano de recuperação das aprendizagens para colmatar as dificuldades vividas durante a pandemia de covid-19, mas desta vez sem o reforço de professores.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 18 Agosto, 2025

Fogo da Serenata da Romaria d’Agonia cancelado por solidariedade com o país

A tradicional sessão de fogo de artifício sobre o rio Lima, que marca o encerramento da Romaria d’Agonia em Viana do Castelo, não se irá realizar, mesmo que o Governo levante a proibição decretada devido ao risco de incêndio.

Regional 18 Agosto, 2025

Romaria d`Agonia com dispositivo especial de segurança para garantir resposta rápida a ocorrências

A cidade de Viana do Castelo conta, durante os dias da Romaria d’Agonia, com um dispositivo especial de segurança e emergência, ativado para garantir uma resposta rápida e eficaz a qualquer situação que possa ocorrer durante o evento.

Regional 18 Agosto, 2025

Artem Nych vence a Volta a Portugal pela segunda vez consecutiva

O ciclista russo Artem Nych, da equipa Anicolor-Tien21, sagrou-se este domingo bicampeão da Volta a Portugal em bicicleta, ao garantir o segundo lugar na derradeira etapa — um contrarrelógio de 16,7 quilómetros em Lisboa — e consolidar a liderança que manteve ao longo da prova.

Regional 18 Agosto, 2025

“Agonia, Arraial da Romaria” anima noite vianense até de madrugada

A Romaria da Senhora da Agonia continua a marcar o ritmo do verão em Viana do Castelo, com uma programação que cruza a tradição e a modernidade. Esta segunda-feira, a programação arranca pelas 10h00 com animação nas ruas e prolonga-se até de madrugada, com o muito aguardado “Agonia, Arraial da Romaria”, que ainda vai acontecer esta noite, junto ao Forte de Santiago da Barra.

Desporto 18 Agosto, 2025

Vianense Bruno Cerqueira sagra-se campeão no Desafio Mundial de Capoeira no Brasil

O atleta vianense Bruno Cerqueira conquistou este sábado, 16 de agosto, o título de campeão do mundo no Desafio Mundial de Capoeira, que decorreu em Fortaleza, no Brasil.

Nacional 18 Agosto, 2025

Incêndios: Situação de alerta prolongada até terça-Feira

A ministra da Administração Interna, Maria Lúcia Amaral, anunciou a prorrogação da situação de alerta devido ao agravamento do risco de incêndio rural. A medida irá vigorar até às 24h00 de terça-feira, dia 19 de agosto.

Regional 17 Agosto, 2025

Serenata da Romaria d’Agonia realiza-se na próxima quarta-feira às 23h00

A tradicional sessão de fogo de artifício no rio Lima, a Serenata da Romaria d’Agonia, em Viana do Castelo, vai acontecer na próxima quarta-feira, 20 de agosto, às 23h00, anunciou a VianaFestas este domingo.