Logo
Nacional

Ano letivo arranca a partir de hoje, mas continuam a faltar professores

12 Setembro, 2023 | 10:15
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

O ano letivo 2023/2024 arranca a partir de hoje para cerca de 1,3 milhões de alunos do 1.º ao 12.º ano, mas muitos não terão ainda todas as disciplinas por faltarem professores nas escolas.

As escolas têm a partir de hoje e até sexta-feira para dar oficialmente início ao ano letivo, mas a escassez de professores volta a assombrar o regresso às aulas, ao deixar milhares de alunos sem docente a pelo menos uma disciplina.

No final da semana passada, mesmo depois de terem sido colocados quase três mil docentes, as escolas tinham ainda cerca de 1.300 horários vazios e, na segunda-feira, a Federação Nacional dos Professores (Fenprof) falava em mais de 100 mil alunos sem professor.

A falta de professores afeta sobretudo as escolas das regiões do Algarve e Lisboa e Vale do Tejo, mas também algumas disciplinas em particular, como Português, Matemática ou Informática.

O problema é reconhecido pelo ministro da Educação que, no ano passado, alargou os requisitos para a contratação de professores sem profissionalização e admitiu, durante o fim de semana, estar a trabalhar em medidas para apoiar os docentes deslocados.

João Costa, que vai estar hoje na Escola Básica Professor Abílio Madeira Martins, em Minde, na Escola Básica do Cabo, Vialonga, e na Escola Básica e Secundária de Vialonga, disse ainda que algumas das alterações previstas à formação de professores também poderão ajudar a dar resposta, como o regresso dos estágios remunerados.

A escassez de professores poderá não ser, no entanto, o único fator a deixar os alunos sem aulas, prevendo-se que o ano letivo arranque da mesma forma que terminou o anterior, com a forte contestação dos profissionais das escolas.

Já a partir de hoje, a plataforma de nove organizações sindicais que inclui a Fenprof e a Federação Nacional da Educação (FNE), inicia uma greve ao sobretrabalho, às horas extraordinárias e à componente não letiva.

A paralisação não tem impacto nas aulas, mas logo no início da segunda semana, o Sindicato de Todos os Profissionais da Educação (Stop) avança para uma greve de cinco dias. Menos de um mês depois, em 06 de outubro, há uma greve nacional convocada pela plataforma sindical.

O motivo para a contestação mantém-se – a recuperação dos seis anos, seis meses e 23 dias de tempo de serviço – e, da parte dos sindicatos, não parece haver qualquer intenção de abrandar a luta até que o Ministério da Educação aceite negociar aquela reivindicação, que foi várias vezes afastada pelo Governo.

Com mais ou menos greves, o que também prossegue este ano é o plano de recuperação das aprendizagens para colmatar as dificuldades vividas durante a pandemia de covid-19, mas desta vez sem o reforço de professores.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 20 Setembro, 2024

Geraz do Lima e Deão organizam 2ª Edição do Festival Verde

A União de Freguesias do Geraz do Lima e Deão, realizam, hoje e amanhã (20 e 21 setembro), a 2ª Edição do Festival Verde, ação que acontece na zona histórica da Passagem, em Moreira de Geraz do Lima.

Desporto 19 Setembro, 2024

Seleção Nacional de Futsal carimbou passagem aos oitavos de final do Mundial

A Seleção Nacional de Futsal carimbou, esta quinta-feira, a passagem aos oitavos de final do Mundial, ao derrotar o Tajiquistão, por 3-2, em jogo referente à  2.ª jornada do Grupo E da competição, no Humo Arena, em Tashkent (Uzbequistão).

Nacional 19 Setembro, 2024

Nove fogos significativos em curso combatidos por cerca de 2.000 operacionais

Cerca de 2.000 operacionais, 603 meios terrestres e 22 meios aéreos estavam pelas 18:00 de hoje a combater nove incêndios rurais mais significativos e em curso nas regiões Norte e Centro de Portugal continental, segundo dados da Proteção Civil.

Desporto 19 Setembro, 2024

Benfica entra a ganhar na Liga dos Campeões

O Benfica iniciou com um triunfo a fase de liga da edição 2024/25 da Liga dos Campeões em futebol, ao vencer na visita aos sérvios do Estrela Vermelha por 1-2, em partida da jornada inaugural.

Regional 19 Setembro, 2024

Vitor Paulo Pereira é de novo candidato à liderança da Federação Distrital do PS de Viana do Castelo

Vitor Paulo Pereira é de novo candidato à liderança da Federação Distrital de Viana do Castelo do Partido Socialista, apresentando a moção de orientação política "Unidos por um Alto Minho mais forte".

Nacional 19 Setembro, 2024

Governo decreta luto nacional de um dia para sexta-feira

O Governo decretou um dia de luto nacional para sexta-feira pelas vítimas dos incêndios dos últimos dias, uma deliberação aprovada pelo Conselho de Ministros.

Nacional 19 Setembro, 2024

Maratona da Maternidade convida grávidas do distrito de Viana do Castelo

A oitava edição da “Maratona da Maternidade”, o maior evento solidário para grávidas e famílias do país, realiza-se no próximo dia 28 de setembro, entre as 09h30 e as 18h00, na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, no Porto. A influencer Vanessa Alfaro é a madrinha desta edição.