A abertura do Ano Escutista do Alto Minho 2024/25 vai decorrer, este ano, em Valença, este sábado, 12 de outubro, com a presença de 1200 escuteiros, dos 26 agrupamentos do distrito.
A receção aos participantes está marcada para as 8h30, no recinto do antigo Colégio Português, onde decorrerá, também, a cerimónia de abertura agendada para as 9h30.
As atividades, por secção, começarão às 10h00 e desenvolvem-se em vários pontos da cidade, em especial na Fortaleza. Os escuteiros estarão distribuídos em quatro seções, na cidade, de acordo com a idade, a Alcateia dos 6 aos 10 anos, os Exploradores dos 10 aos 14 anos, os Pioneiros dos 14 aos 18 anos e os Caminheiros dos 18 aos 23 anos.
Ponto alto do dia será a parada, agendada para o Largo do Bom Jesus, em frente a estátua de São Teotónio, na Coroada, para as 17h00 e o desfile desde este ponto do centro histórico, pelas ruas Apolinário da Fonseca, Conselheiro Lopes da Silva, Ilídio do Vale até às Portas do Sol, seguindo pela avenida dos Combatentes da Grande Guerra, Rotunda da Trapicheira e terminando no recinto do antigo Colégio Português.
A cerimónia de encerramento está agendada para as 17h30, no recinto do antigo Colégio Português e terminará com os 1200 participantes a interpretar a “Canção do Adeus”.
Valença recebe este grande evento do ano escutista da região no ano em que o Agrupamento 453 de Valença, do Corpo Nacional de Escutas, celebra 50 anos de existência, tendo como patrono São Teotónio.
A iniciativa é da Junta Regional do CNE e do Agrupamento 453 de Valença e conta com o apoio da Câmara Municipal de Valença e do Instituto Português do Desporto e da Juventude.

Viana do Castelo celebra o reconhecimento do seu festival de jazz mais emblemático. O Festival VIANA JAZZ, que há 35 anos promove a música jazz na cidade, foi nomeado em três categorias na 10.ª edição dos Iberian Festival Awards, prémios que distinguem os melhores festivais de música de Portugal e Espanha.
O inverno começa oficialmente este domingo em Portugal continental, trazendo consigo céu muito nublado, aguaceiros — por vezes acompanhados de granizo e trovoada —, especialmente nas regiões Norte e Centro, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A Vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, visitou esta semana 24 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho de Viana do Castelo, para transmitir votos de Feliz Natal e Boas Festas e entregar mantas aos utentes, proporcionando-lhes mais conforto durante os meses frios.
A Companhia de Teatro do Noroeste assinala, em 2026, 35 anos de atividade artística ininterrupta com a estreia da sua criação número 180. A programação do próximo ano já foi apresentada e promete abranger teatro, música, dança, circo contemporâneo, ópera e cinema, reforçando o Teatro Municipal Sá de Miranda como espaço de criação e debate cultural.
Viana do Castelo prepara-se para receber, este domingo, dia 21 de dezembro, a tradicional Chegada do Pai Natal. O evento terá lugar no Centro Cultural de Viana do Castelo, às 16h00, e destina-se a toda a família.
O Tribunal do Porto aplicou prisão preventiva a seis homens suspeitos de envolvimento em dezenas de furtos em lares de idosos, centros de dia e juntas de freguesia nos distritos do Norte e Centro do país, anunciou a GNR.
A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou que a instalação de barreiras de proteção à catenária da Ponte Eiffel de Viana do Castelo só terá início a partir de 4 de janeiro de 2026.