Depois de há um ano, em outubro de 2022, a AGFAM, Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho, ter esgotado o Centro Cultural de Viana do Castelo com a sexta edição do espetáculo “A Minha Terra é Viana”, as atividades organizadas por esta associação ganharam um novo fôlego.
A AGFAM organizou, durante os quatro meses de Primavera, a Festa da Dança, com oito oficinas de formação de danças tradicionais/do mundo, uma oficina sobre a evolução da música e quatro bailes Folk; apoiou os grupos associados na organização dos feirões semanais e na importante participação na Romaria da Senhora d’Agonia; colaborou, afincadamente, na organização do XXV Festival de Folclore Internacional – Alto Minho e, presentemente, está a organizar uma Oficina de Canto Tradicional.
A iniciativa está integrada na comemoração do Dia Mundial do Canto (“World Singing Day – Sing together. Unite the world.”), e decorrerá a 21 de outubro, às 10h30, na Porta Mexia Galvão.

A comemoração acontece a nível global no terceiro sábado de outubro, e Viana do Castelo vai juntar-se a esta festa do cantar com mais uma atividade didática, mas também divertida.
A oficina, orientada por Josefina Fernanda Bouças e Liliana Quesado, não está limitada a nenhum grupo etário, nem conhecimentos musicais, nem mesmo, a propriedades vocais. Juntem-se aos membros dos grupos da AGFAM e participem.
A iniciativa está, igualmente, ligada ao projeto “Viana Acolhe” promovido pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, dando continuidade às medidas de integração da comunidade migrante residente em Viana do Castelo.
O Município de Ponte de Lima acolhe hoje 13 de novembro, às 18h30, a apresentação do livro “António Silva Monteiro: O homem, a casa e as suas circunstâncias (1822-1885)”, da autoria dos historiadores Gonçalo Maia Marques e José Augusto Maia Marques.
Um homem de 40 anos foi intercetado pela Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo, ao início da tarde do passado domingo, 10 de novembro, na Rua de Santo António, na sequência de uma operação de combate aos crimes contra o património.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a acolher a tradicional festa de passagem de ano, marcada para a noite de 31 de dezembro com abertura de portas às 23h00. O evento promete muita animação, surpresas e música, prolongando-se até às 06h00.
A Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) anunciou esta segunda-feira ter terminado, com efeitos imediatos, o contrato de concessão da Volta a Portugal em bicicleta com a empresa Podium Events, alegando incumprimento contratual e falta de pagamentos.
O Castelo de Lindoso, em Ponte da Barca, tem vindo a registar um aumento significativo de visitantes desde a inauguração do novo Centro Interpretativo, no passado dia 24 de julho. Desde então, o monumento nacional já recebeu 3.648 visitantes, confirmando o sucesso da requalificação e da nova proposta museológica.
A operação “Portugal Sempre Seguro”, coordenada pelo Sistema de Segurança Interna (SSI), resultou na detenção de 46 pessoas nos primeiros dez dias e na fiscalização de centenas de cidadãos, veículos e estabelecimentos em todo o país, incluindo Viana do Castelo.
Viana do Castelo enfrenta um aumento significativo nos custos da iluminação pública, levando o presidente da Câmara, Luís Nobre, a apelar ao Governo para a redução do IVA da eletricidade de 23% para 6%, classificando a atual taxa como “imoral e inaceitável”.