Logo
Nacional

André Pestana: “Serviços mínimos nas escolas são um ataque à democracia”

28 Janeiro, 2023 | 1:44
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

O líder do Sindicato de Todos os Profissionais da Educação (STOP), André Pestana, considera os serviços mínimos para a greve nas escolas um "ataque à democracia" e promete uma "gigantesca resposta" no sábado.

Em declarações aos jornalistas em Coimbra, o responsável reagia assim ao facto de o Tribunal Arbitral ter decidido fixar serviços mínimos, a pedido do Governo, para a greve por tempo indeterminado de professores e não docentes, que se prolonga desde dezembro.

André Pestana disse que a resposta será dada no sábado, quando dezenas de milhares de pessoas desfilarem em Lisboa entre o Ministério da Educação e a Presidência da República.

“Para sermos ouvidos, mas com uma grande massa humana, a dizer que o Presidente da República tem de tomar as rédeas da situação, porque o Governo não está a cumprir nem a fazer cumprir a constituição”, afirmou.

André Pestana considerou que o STOP precisa de outros interlocutores, porque o ministro da Educação “faz parte do problema e não da solução”, referindo que os serviços mínimos são “uma forma desesperada de um Governo autoritário, que não consegue ter outra forma que não seja pela força”, e que são “um atentado ao direito à greve”.

E são também “um ataque a toda a sociedade civil” e “à nossa democracia”, acrescentou, prometendo para sábado uma “gigantesca resposta proporcional a este grande ataque”.

O Ministério da Educação anunciou que o colégio arbitral decretou serviços mínimos para a greve em curso nas escolas convocada pelo STOP.

Em comunicado, o Ministério da Educação justificou o pedido de definição de serviços mínimos com a “duração e imprevisibilidade das greves decretadas” pelo STOP e “consequências acumuladas para os alunos, no que concerne a sua proteção, alimentação e apoio em contextos de vulnerabilidade”.

Na semana passada, o STOP recusou a proposta da tutela de serviços mínimos que permitam ter as escolas abertas, dar refeições e acolher alunos com necessidades educativas especiais, tendo sido depois constituído um Colégio Arbitral, cuja decisão foi conhecida hoje.

De acordo com a decisão do Tribunal Arbitral, os professores terão de assegurar, a partir de 01 de fevereiro, os apoios aos alunos que beneficiam de medidas adicionais no âmbito da educação inclusiva, bem como aos alunos em “especial perigo de abandono escolar” e aqueles sinalizados pelas Comissões de Proteção de Crianças e Jovens.

Os serviços mínimos preveem também a garantia dos apoios terapêuticos, o acolhimento dos alunos nas unidades integradas nos Centros de Apoio à Aprendizagem, e a continuidade das medidas direcionadas para o bem-estar socioemocional dos alunos, no âmbito do plano de recuperação das aprendizagens.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 23 Abril, 2024

Viana do Castelo simula amanhã acidente com uma embarcação

O Município de Viana do Castelo vai realizar esta quarta-feira, 24 de abril, no Rio Lima, em frente à Praça da Liberdade, na parte da manhã, um simulacro de um acidente com uma embarcação. 

Regional 23 Abril, 2024

Arcos de Valdevez: Três homens constituídos arguidos por ofensas à integridade física

Três homens, entre os 23 e os 25 anos, foram constituídos arguidos por ofensas à integridade física de outro homem, da mesma idade, em Arcos de Valdevez, por razões que estão a ser investigadas, disse hoje fonte da GNR.

Regional 23 Abril, 2024

Portugal e Galiza trabalham no estatuto de trabalhador transfronteiriço

A eurorregião Galiza – Norte de Portugal revelou hoje que pretende entregar até outubro, aos governos de Portugal e Espanha, o trabalho do grupo criado para elaborar o estatuto do trabalhador transfronteiriço, defendendo uma agilização do processo.

Regional 23 Abril, 2024

Vila Nova de Cerveira: Cravos em feltro ou em madeira relembram “Abril de 1974”

Cerca de 200 utentes de sete IPSS’s do concelho e da Unisénior de Vila Nova Cerveira elaboraram, à mão, dez mil cravos em feltro. A iniciativa "Ecos de Cravos" partiu de um desafio da autarquia e a partir de amanhã, 24 de abril, passa a estar em exposição nos Paços do Concelho da vila das artes. 

Regional 23 Abril, 2024

Município de Viana do Castelo avança com projeto para conservação dos habitats e da avifauna

A Câmara Municipal de Viana do Castelo está a iniciar um projeto, que irá decorrer durante três anos, focado não só na conservação dos habitats, mas também nas espécies de avifauna que nidificam em Espanha e Portugal, principalmente em áreas de Rede Natura 2000.

Cultura 23 Abril, 2024

A Mulher que venceu a PIDE: A história de duas mulheres que enfrentaram a ditadura portuguesa

O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana estreia o espetáculo Noites de Caxias, no dia 25 de abril, às 18h00, na Sala Experimental do Teatro Municipal Sá de Miranda.

Regional 23 Abril, 2024

Executivo de Viana do Castelo visita obras na União de Freguesias de Torre e Vila Mou 

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, acompanhado pelo executivo municipal, visitou, este fim-de-semana, a União de Freguesias de Torre e Vila Mou para uma reunião de trabalho conjunta e esteve ainda à conversa com o movimento associativo das duas freguesias para analisar eventuais cooperações entre o Município, o executivo da Junta e as associações locais, aprofundando assim as relações já existentes.