O músico norte-americano André 3000, metade dos Outkast, vai apresentar ao vivo, em agosto no festival Paredes de Coura, que acontece naquela localidade minhota, o álbum de estreia a solo, anunciou hoje a promotora Ritmos.
André 3000: New Blue Sun Live é “a última confirmação” para o 30.º Vodafone Paredes de Coura, que acontece entre 14 e 17 de agosto, de acordo com a Ritmos, num comunicado hoje divulgado.
“New Blue Sun”, editado em novembro, não é um álbum de rap, ao contrário do que seria de esperar do músico.
No primeiro trabalho a solo, editado 17 anos depois do último registo discográfico dos Outkast, André 3000 mostra uma nova faceta: a de tocador de flauta.
O festival decorre, como habitualmente, junto à praia fluvial do Taboão, na vila minhota que lhe dá nome.
Do cartaz, além de André 3000, fazem parte Girl In Red, Idles, Fontaines D.C., Killer Mike, Sampha, The Jesus and Mary Chain, Slowdive, Cat Power, L’Impératrice, Slow J, Sleater-Kinney, Baxter Dury, Hermanos Gutiérrez, Gilsons, Nouvelle Vague, Beach Fossils, Hurray For The Riff Raff e Wednesday.
Bar Italia, Allah-Las, Mdou Moctar, Model/Actriz, Protomartyr, Glass Beams, Superchunk, Los Bitchos, Vegyn, Destroy Boys, Still Corners, JOY (Anonymous), George Clanton, Nourished By Time, Palehound, Moullinex △ GPU Panic, Branko, Benjamim, Sprints, Hotline TNT, Dorian Concept, Deeper, Tramhaus, Sababa 5, Moonshiners, Quadra, Wolf Manhattan, Valter Lobo e Conferência Inferno são as restantes bandas e artistas que irão atuar no festival.
Os passes para o festival, com um custo de 120 euros, já estão à venda. Os bilhetes diários estarão disponíveis a partir das 10h00 de terça-feira.

A concept store Adorn, em Viana do Castelo, está a dinamizar uma iniciativa inédita que promete trazer mais movimento e curiosidade à Rua Manuel Espregueira durante o mês de dezembro. Até ao dia 24, a loja está a deixar diariamente um presente à porta, numa ação que reinventa o tradicional calendário de advento e pretende envolver a comunidade no espírito natalício.
Viana do Castelo já faz parte da Associação de Municípios de Fins Específicos – Pentágono Urbano, juntando-se a Barcelos, Braga, Guimarães e Vila Nova de Famalicão numa estratégia conjunta que quer reforçar a cooperação cultural e projetar a região a nível nacional e internacional.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) apresenta este sábado os resultados finais do Projeto Bem Comum, uma iniciativa que durante dois anos percorreu o Norte do país para identificar boas práticas e inovar na gestão comunitária dos baldios.
O Espaço Cultural Linha Norte, no Estação Viana Shopping em Viana do Castelo, será o palco da estreia nacional de “Ah Amália On Tour”, no dia 27 de novembro, data em que se assinalam os 14 anos da inscrição do Fado na lista do Património Cultural e Imaterial da Humanidade, pela UNESCO. A iniciativa marca o início da circulação do projeto imersivo Ah Amália – Living Experience pelo país.
O projeto “Náutica nas Escolas” deu oficialmente início à edição de 2025/2026 no inicio desta semana, reforçando uma vez mais o compromisso de promover a prática de modalidades náuticas no contexto escolar. O Darque Kayak Clube, que este ano acompanha mais de metade das turmas envolvidas, agradece publicamente a confiança depositada pelas escolas do concelho no trabalho do clube.
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) aprovou mais de 30 operações de Conservação da Natureza e Biodiversidade nas áreas protegidas da região, num investimento total de 27,5 milhões de euros, anunciou a entidade durante a sessão “NORTE 2030 – Conservação da Natureza e Biodiversidade”, realizada em Ponte da Barca.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) concluiu recentemente a Operação “Censos Sénior 2025”, uma iniciativa nacional que visa aproximar os militares da população idosa, alertando para situações de risco e promovendo comportamentos de autoproteção.