A Biblioteca Municipal de Caminha vai acolher, este domingo, 14 de abril, a apresentação do livro "Sustentável(mente)", pelas 10h30, da ancorense Daniela Amorim.
Daniela Amorim é ancorense de gema. Nasceu em Vila Praia de Âncora em 1991. É formada em Engenharia do Ambiente e é uma apaixonada pelo desenvolvimento humano aliado ao equilíbrio do planeta terra. Tendo uma carreira na área da consultoria e auditoria em ambiente e sustentabilidade, começou a escrever para partilhar com todos a sua visão do mundo interior e exterior.
Com as suas obras pretende que o tema da sustentabilidade chegue a todas as pessoas como o mote do equilibro pessoal e planetário. Todas as ferramentas apresentadas nas obras são desenvolvidas na sua experiência de lidar com pessoas e na sua investigação de doutoramento.
Quanto ao livro, na sinopse lê-se: “Josefa, uma jovem focada na carreira apanha um susto dentro da sua empresa e vai parar ao hospital. No momento que tem alta, parada no meio do transito, conhece um estranho que a vai desafiar a viver a maior aventura da sua vida. Parte solteira em direção ao desconhecido, passando por diversos países, para aprender as mais variadas estratégias de desenvolvimento pessoal e descobrir o seu equilíbrio”.
“Desafiada para acordar cedo, a viver uma temporada num mosteiro, a debloquear a palavra amor da sua vida, Josefa descobre uma outra pessoa dentro de si. Conhece sítios fabulosos e pessoas fantásticas que ficarão para sempre na sua memória. Quando regressa a sua clareza sobre o equilíbrio planetário é tao forte que se compromete a fazer a sua parte, todos os dias”, continua.
Esta iniciativa é organizada pelo Município de Caminha e conta com o apoio da Cordel d’Prata.
A aldeia de Freixieiro de Soutelo, no concelho de Viana do Castelo, acolhe esta época natalícia uma iniciativa singular: uma escultura do Menino Jesus feita em chocolate. Esta peça única resulta da colaboração entre o estucador local Tomé Lourenço Alves e o mestre chocolateiro António Gonçalves Pereira, antigo chef da histórica Confeitaria Império, no Porto.
A CP, Comboios de Portugal assinala este sábado, 13 de dezembro, os 100 anos da Locomotiva 0186 com uma cerimónia especial na Estação de São Bento, no Porto. O programa começa às 17h15 com uma visita à locomotiva e o descerrar de uma placa comemorativa, seguindo-se às 18h37 uma viagem até Ermesinde a bordo do Comboio Histórico a Vapor de Natal.
Viana do Castelo prepara-se para um fim de semana recheado de desporto e animação, com eventos para todos os gostos e idades.
Monção vai acolher, no dia 13 de dezembro, as III Jornadas Micológicas, iniciativa que junta ciência, natureza, cultura e gastronomia em torno do estudo e preservação dos cogumelos. O ponto de encontro será às 9h00 no Parque da Senhora da Vista, em Pias.
O espírito natalício já chegou a Valença e traz este ano uma campanha especial para incentivar as compras no comércio tradicional. A iniciativa, intitulada “Valença é Natal 2025”, permite aos clientes habilitarem-se a ganhar vales de compras ao realizarem compras nos estabelecimentos aderentes.
O Viana STARTS, único projeto nacional selecionado na primeira call da European Urban Initiative (EUI), voltou a destacar-se no panorama da inovação urbana ao marcar presença no encontro nacional “EUI | Ações Inovadoras”, promovido pela Direção-Geral do Território.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, lançou um alerta sério sobre o aumento “galopante e insustentável” dos custos de depósito de resíduos, defendendo que a situação já ultrapassa a capacidade de resposta dos municípios e exige uma intervenção urgente do Governo.