A Biblioteca Municipal de Caminha vai acolher, este domingo, 14 de abril, a apresentação do livro "Sustentável(mente)", pelas 10h30, da ancorense Daniela Amorim.
Daniela Amorim é ancorense de gema. Nasceu em Vila Praia de Âncora em 1991. É formada em Engenharia do Ambiente e é uma apaixonada pelo desenvolvimento humano aliado ao equilíbrio do planeta terra. Tendo uma carreira na área da consultoria e auditoria em ambiente e sustentabilidade, começou a escrever para partilhar com todos a sua visão do mundo interior e exterior.
Com as suas obras pretende que o tema da sustentabilidade chegue a todas as pessoas como o mote do equilibro pessoal e planetário. Todas as ferramentas apresentadas nas obras são desenvolvidas na sua experiência de lidar com pessoas e na sua investigação de doutoramento.
Quanto ao livro, na sinopse lê-se: “Josefa, uma jovem focada na carreira apanha um susto dentro da sua empresa e vai parar ao hospital. No momento que tem alta, parada no meio do transito, conhece um estranho que a vai desafiar a viver a maior aventura da sua vida. Parte solteira em direção ao desconhecido, passando por diversos países, para aprender as mais variadas estratégias de desenvolvimento pessoal e descobrir o seu equilíbrio”.
“Desafiada para acordar cedo, a viver uma temporada num mosteiro, a debloquear a palavra amor da sua vida, Josefa descobre uma outra pessoa dentro de si. Conhece sítios fabulosos e pessoas fantásticas que ficarão para sempre na sua memória. Quando regressa a sua clareza sobre o equilíbrio planetário é tao forte que se compromete a fazer a sua parte, todos os dias”, continua.
Esta iniciativa é organizada pelo Município de Caminha e conta com o apoio da Cordel d’Prata.
O presidente do Conselho Intermunicipal da CIM do Alto Minho, António Barbosa, assinou, em Lisboa, um protocolo de colaboração técnica e financeira com o Fundo Ambiental, no valor de 747.729,95€, para apoiar a implementação de projetos de recolha seletiva de biorresíduos no âmbito do programa RecolhaBio 2025.
Viana do Castelo vai receber hoje a apresentação do Roteiro Naval Carbono Zero (RNCZ), que traça metas de descarbonização da indústria de construção, reparação e manutenção naval em Portugal até 2050. O evento decorre no Auditório da APDL, entre as 14h00 e as 17h30, em formato híbrido, com transmissão online.
O jornal “A Aurora do Lima”, o mais antigo em circulação contínua em Portugal Continental, celebra hoje 170 anos de existência. O jornal nasceu a 15 de dezembro de 1855. Para assinalar a efeméride, a Sala Couto Viana, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, acolhe uma conferência comemorativa às 17h30, subordinada ao tema “170 anos: Resistência e evolução – Esperança na consolidação”.
No XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), realizado este domingo em Viana do Castelo, o primeiro-ministro Luís Montenegro afirmou que a regionalização não será prioridade nesta legislatura, considerando que este ainda não é o momento adequado para avançar com este processo.
Centenas de autarcas de todo o país estiveram em Viana do Castelo ao longo do fim de semana para participar no XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que decorreu no Centro Cultural da cidade sob o lema “Poder Local – A proximidade que transforma Portugal”.
Viana do Castelo vai ganhar um novo espaço cultural e educativo com a reabilitação da antiga residência feminina de estudantes, na Avenida Conde da Carreira, nº 20.
Os ministros das Pescas da União Europeia chegaram, na sexta-feira, a um acordo sobre os volumes de captura para 2026, decidindo reduzir globalmente as quotas de algumas espécies, incluindo várias importantes para a pesca portuguesa.