A Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, acaba de inaugurar a Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) do Centro Social e Paroquial da Areosa, em Viana do Castelo. Um Investimento de 664 mil euros do PRR para 25 lugares em ERP
Recorde-se que a primeira fase do novo edifício da instituição, referente à construção e fecho de todo o edifício, arranjos exteriores e conclusão em exclusivo dos espaços destinados à creche, foi concluída em 2012 num investimento 746.475 euros, dos quais 130.000 euros foram comparticipados por fundos comunitários.
A segunda fase, inaugurada em setembro de 2017, integra o Centro Dia, SAD e respetivas estruturas de apoio, nomeadamente cozinha, lavandaria e gabinetes, teve um investimento de 446.006 euros, com o apoio financeiro e logístico da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

A obra fica agora concluída, com a inauguração do espaço destinado ao lar, que se localiza no piso superior do novo edifício.
O CSPA é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) “ao serviço da população de Areosa e freguesias limítrofes desde 1999, conta atualmente com protocolos de cooperação estabelecidos com o Centro Distrital de Segurança Social de Viana do Castelo, para as respostas sociais Serviço de Apoio Domiciliário, Centro de Atividades de Tempos Livres e Creche”.
Com estes serviços presta apoio a cerca de 90 famílias e tem agora a possibilidade de dar novas respostas sociais.
Um deslizamento de terras ocorrido esta terça-feira, na União de Freguesias de Castro, Ruivos e Grovelas, em Ponte da Barca, destruiu parcialmente uma habitação e obrigou à retirada de sete pessoas, informou a Proteção Civil.
Viana do Castelo recebeu, entre os dias 6 e 8 de fevereiro, a VII Convenção do Mercado das Viagens, reunindo a maioria das agências da rede, parceiros estratégicos e diversos representantes de relevo do setor do turismo. O evento decorreu sob o lema “Rumo ao Futuro”, refletindo o foco na evolução e nos desafios do setor.
Um residente da freguesia de Chafé, no concelho de Viana do Castelo, doou cerca de 500 telhas destinadas a apoiar as zonas mais afetadas pelo recente mau tempo, informou a Junta de Freguesia.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou, entre os dias 2 e 8 de fevereiro, um conjunto de operações em todo o distrito, com o objetivo de prevenir e combater a criminalidade violenta, reforçar a fiscalização rodoviária e promover ações de sensibilização junto da população.
Trinta e quatro pessoas, entre as quais 18 crianças, foram realojadas preventivamente na zona ribeirinha de Valença devido ao risco de cheia do rio Minho, informou a Proteção Civil. A medida deverá manter-se pelo menos até esta terça-feira, dependendo das descargas da barragem da Frieira, em Espanha.
Portugal continental está hoje, terça-feira, sob forte instabilidade meteorológica, com previsão de chuva persistente e por vezes intensa, sobretudo nas regiões Norte e Centro, onde vigoram avisos laranja devido ao risco de acumulados elevados de precipitação.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR emitiu um aviso à população devido à continuidade de condições meteorológicas adversas, alertando para a possibilidade de cheias, inundações urbanas, vento forte e instabilidade de taludes em várias zonas do distrito.