Logo
Regional

Ana Catarina Costa do Politécnico de Viana do Castelo venceu o Young Research Award

24 Outubro, 2022 | 14:30
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

A aluna de mestrado em Engenharia Informática do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Ana Catarina Costa, venceu o Young Research Award, um prestigiado prémio, que visa reconhecer internacionalmente o trabalho de jovens investigadores.

Ana Catarina Costa foi distinguida com o artigo intitulado “Multimodal Route Planning for Blind and Visually Impaired People” (Planeamento de Trajetos para Pessoas Cegas e Amblíopes), escrito no âmbito da sua tese de mestrado e apresentado em setembro, na CSUM2022 – Conferência sobre Mobilidade Urbana Sustentável, que teve lugar na Grécia.

Natural de Vila Nova de Cerveira, Ana Catarina Costa, de 29 anos, desenvolveu uma app focada na temática da mobilidade urbana e inclusiva. A aplicação mobile permite a cegos e amblíopes, através da definição do ponto de partida e do destino pretendido, criar três opções de trajeto, identificando os aspetos negativos e positivos de cada percurso. Mas a app não se limita a indicar e a fazer uma avaliação dos trajetos. À medida que o utilizador se vai aproximando do destino, vai recebendo alertas, como a necessidade de apanhar um transporte público ou a paragem em que tem de sair.

“Resultados muito promissores”

“Fazendo recurso ao open street maps, é possível marcar informação no mapa, como passadeiras, sinais luminosos, elevadores, escadas e tudo o que possam ser obstáculos para as pessoas cegas e amblíopes. Tendo em conta todos os desafios sentidos pelos mesmos quando andam na rua, a aplicação (VIP Guide – que ainda está em fase de experimentação) conta ainda com reconhecimento de voz para input da localização desejada e uso do GPS para alertar sobre obstáculos em tempo real. Apesar de a aplicação ter sido testada apenas em ambiente de simulação, os resultados são bastante promissores. A APP pode ser melhorada e disponibilizada às pessoas”, começou por avançar Ana Catarina Costa, agora também Professora Assistente Convidada do CTeSP em Turismo de Gastronomia e Vinhos, curso do IPVC, lecionado no polo de Monção da EPRAMI, com aulas práticas nos municípios de Monção e Melgaço.

A tese de mestrado foi orientada pela docente Sara Paiva, do Politécnico de Viana do Castelo, e pelo Professor Damianos Gavalas, da Universidade de Aegan, na Grécia.

Para a docente Sara Paiva, a grande mais-valia do projeto é o seu lado inclusivo: “Trata-se de uma aplicação que pretende promover a autonomia e a independência de pessoas cegas e amblíopes, fazendo uso dos meios de transporte que são mais adequados tendo por base as suas caraterísticas oferecendo assim maior segurança e comodidade”.

O trabalho agora premiado foca-se numa das áreas de investigação do centro de investigação do Politécnico de Viana do Castelo ADiT-LAB – Applied Digital Transformation Laboratory – e na qual alguns investigadores do IPVC têm trabalhado ou proposto a alunos de mestrado para que, tal como aconteceu com Ana Catarina Costa, também eles possam dar os seus contributos.

Blisq Creative | Estratégia de Comunicação, Design, Websites e Marketing Digital
Blisq Creative | Estratégia de Comunicação, Design, Websites e Marketing Digital

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 1 Dezembro, 2022

Vianenses Bruna Parente e Miguel Cunha galardoados na Gala “O Minhoto” Troféus Desportivos

Bruna Parente (Viana Remadores do Lima) e Miguel Cunha (Vitoria SC) foram os vianenses galardoados com o Troféu “O Minhoto” nas áreas de remo e voleibol, respetivamente, num total de 28 prémios atribuídos através de votação de um júri composto por 91 elementos (48 órgãos de comunicação social de âmbito local e regional, 12 órgãos de comunicação social de âmbito nacional e 31 entidades ligadas ao desporto).

Regional 30 Novembro, 2022

Solutions30 investe mais de meio milhão de euros em Viana do Castelo

A multinacional francesa Solutions30 investiu cerca de 600.000 euros e inaugurou ontem um novo espaço em Viana do Castelo. O espaço, cuja inauguração contou com a presença do Presidente da Câmara, Luís Nobre, vem dar continuidade à unidade instalada na Zona Industrial do Neiva – Fase II e conta com uma área de 500m2, com capacidade para mais 80 pessoas, e alberga diversos serviços, tais como Recursos Humanos, Contabilidade, Logística e Marketing, assim como os gabinetes da Direção. Em Viana do Castelo, a empresa conta, assim, com 260 colaboradores.

Regional 30 Novembro, 2022

Barcelos Bus gratuito durante todo o mês de dezembro

Os passageiros do Barcelos Bus vão poder usufruir deste meio de transporte de forma gratuita durante todo o mês de dezembro.

Regional 30 Novembro, 2022

10 anos de Renascer de Areosa em exposição

O Grupo Etnofolclórico "RENASCER" de Areosa, cumpre no dia 1 de dezembro de 2022 o seu 10º  aniversário. Neste ano especial de retoma da atividade pós-pandemia, este grupo decidiu marcar de uma  forma especial o 10º ano a longo prazo. A direção, cumprindo o desiderato estabelecido aquando o 9º  aniversário, comemorado em situação condicionada, devido às restrições que ainda se mantinham,  apresentou aos componentes e alguns amigos, a programação prevista para o 10º ano de existência, à qual se  davam forma as atividades de música, canto, dança, colóquios e exposições. 

Regional 30 Novembro, 2022

Regime de Incentivos para 2023 com soluções combinadas para setor tecnológico, serviços partilhados e indústrias criativas

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, em reunião de executivo, o Regime de Incentivos para 2023, que prevê a continuidade das reduções e isenções de taxas diversas e, pela primeira vez, inclui, para o setor tecnológico, serviços partilhados e indústrias/atividades criativas, a oferta de soluções combinadas para empresas e profissionais e para o seu agregado familiar, tais como alojamento a custo controlado, soluções de mobilidade e oferta de soluções ao nível educativo.

Regional 30 Novembro, 2022

HER, um projeto impactante na vida de vítimas de cancro da mama

A iniciativa começou em 2021 e tem tido um impacto muito positivo em termos físicos, mas também psicológicos na vida de quem tem recorrido ao programa. Fomos conhecer três testemunhos que descrevem os benefícios do HER, um projeto que assenta na formação e informação sobre a prática da atividade física e do exercício físico durante e após os tratamentos de cancro.

Regional 30 Novembro, 2022

Arcos de Valdevez comemora “Dia Nacional da Cultura Científica”

Para comemorar o Dia Nacional da Cultura Científica, celebrado anualmente a 24 de novembro, as Oficinas de Criatividade Himalaya receberam mais um Arcuense com Ciência. Desta vez, foi Eliana Silva que falou de Fotossíntese Artificial.