Logo
Regional

Amor à Romaria d’Agonia leva mais de 6.000 pessoas a desfilar nas ruas de Viana do Castelo

17 Agosto, 2022 | 10:49
Partilhar
Eduarda Alves
Menos de 1 minuto de leitura

Mais de 6.000 pessoas, entre mordomas e lavradeiras, figurantes em procissões religiosas e no tradicional cortejo histórico-etnográfico, tocadores de concertinas, bombos, bandas de música, grupos folclóricos, cabeçudos e gigantones vão percorrer nos próximos cinco dias as ruas de Viana do Castelo em dez dos principais momentos da Romaria d’Agonia.

“Desde que começamos a preparação que estávamos a ver as festas deste ano a valerem por três, devido à ausência dos últimos dois anos. E o que já estamos a sentir é um entusiasmo e uma adesão das pessoas ainda maior do que já era habitual no passado, disponíveis para participarem em tudo. É um verdadeiro amor à Romaria”, conta António Cruz, presidente da Comissão de Festas da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia.

A festa de 2022, que se realiza no habitual formato, após dois anos de ausência devido à pandemia de covid-19, arranca esta quarta-feira, 17 de agosto, com um desses momentos, precisamente uma arruada que a partir das 15:00 deverá juntar várias dezenas de tocadores de concertina a percorrerem a cidade, o mesmo acontecendo na tarde de sexta-feira. Na quinta-feira, o Desfile da Mordomia sai à cidade a partir das 16:00, com um recorde de 709 mulheres a participarem, representando a alma vianense através da sua “chieira”, devidamente trajadas e ouradas, prometendo ser um dos grandes destaques da festa de 2022.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 14 Dezembro, 2025

Viana do Castelo recebe Congresso da ANMP e elege Pedro Pimpão presidente

O XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que decorre este fim de semana em Viana do Castelo, elegeu Pedro Pimpão, presidente da Câmara Municipal de Pombal, como novo presidente da associação, sucedendo a Luísa Salgueiro.

Regional 14 Dezembro, 2025

Jovem de Afife recebe nova esperança de tratamento no Reino Unido com apoio de Youtuber

Ângela Pereira, 23 anos, natural de Afife, Viana do Castelo, ganhou nova esperança no combate à leucemia após o seu apelo nas redes sociais se tornar viral. A jovem, que enfrenta um prognóstico reservado devido a um aspergiloma — infeção fúngica rara e de difícil tratamento — recebeu agora atenção de especialistas internacionais.

Regional 14 Dezembro, 2025

Bombeiros de Arcos de Valdevez reforçam capacidade operacional com nova viatura de combate a incêndios

Os Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez passaram a dispor de uma nova Viatura Urbana de Combate a Incêndios (VUCI) de última geração, reforçando de forma significativa a capacidade de resposta operacional num concelho exigente do ponto de vista territorial e rico em património natural.

Internacional 14 Dezembro, 2025

Amnistia Internacional denuncia graves violações de direitos humanos em cinco regiões do mundo

A Amnistia Internacional divulgou um conjunto de alertas sobre graves violações de direitos humanos em diferentes partes do mundo, destacando situações críticas no Sudão, Hong Kong, Faixa de Gaza, Sul da Ásia e Ucrânia.

Regional 14 Dezembro, 2025

Eurocidade Tui-Valença lança Calendário 2026 em ação solidária

A Eurocidade Tui-Valença apresenta o Calendário 2026, uma iniciativa solidária que pretende envolver as comunidades de ambos os municípios no apoio às famílias mais necessitadas. Esta ação reforça o compromisso da Eurocidade com a cooperação transfronteiriça e com a promoção de valores de entreajuda e responsabilidade social.

Internacional 13 Dezembro, 2025

Bela Trama leva música de Viana do Castelo às dunas do Saara

A banda Bela Trama, natural de Viana do Castelo, protagonizou um momento singular ao atuar em pleno deserto do Saara, nas imponentes dunas de Erg Chebbi, em Merzouga (Marrocos).

Regional 13 Dezembro, 2025

Ponte da Barca celebra Natal com exposição de velas nos Paços do Concelho

Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.