Mais de 6.000 pessoas, entre mordomas e lavradeiras, figurantes em procissões religiosas e no tradicional cortejo histórico-etnográfico, tocadores de concertinas, bombos, bandas de música, grupos folclóricos, cabeçudos e gigantones vão percorrer nos próximos cinco dias as ruas de Viana do Castelo em dez dos principais momentos da Romaria d’Agonia.
“Desde que começamos a preparação que estávamos a ver as festas deste ano a valerem por três, devido à ausência dos últimos dois anos. E o que já estamos a sentir é um entusiasmo e uma adesão das pessoas ainda maior do que já era habitual no passado, disponíveis para participarem em tudo. É um verdadeiro amor à Romaria”, conta António Cruz, presidente da Comissão de Festas da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia.
A festa de 2022, que se realiza no habitual formato, após dois anos de ausência devido à pandemia de covid-19, arranca esta quarta-feira, 17 de agosto, com um desses momentos, precisamente uma arruada que a partir das 15:00 deverá juntar várias dezenas de tocadores de concertina a percorrerem a cidade, o mesmo acontecendo na tarde de sexta-feira. Na quinta-feira, o Desfile da Mordomia sai à cidade a partir das 16:00, com um recorde de 709 mulheres a participarem, representando a alma vianense através da sua “chieira”, devidamente trajadas e ouradas, prometendo ser um dos grandes destaques da festa de 2022.
Viana do Castelo celebrou este sábado os 28 anos do resgate do Navio-Hospital Gil Eannes, um ícone da história marítima portuguesa, com o lançamento do Tomo II do livro “Os Náufragos da II Guerra Mundial Salvos por Navios das Marinhas de Guerra de Pesca e de Comércio Portuguesas”, do autor João David Marques.
As Forças Armadas continuam a apoiar as populações atingidas pela depressão Kristin, que trouxe chuvas intensas e vento forte a várias regiões de Portugal. A atuação ocorre em colaboração com autarquias, bombeiros e a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
O distrito de Viana do Castelo está hoje sob aviso laranja do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), integrando os dez distritos de Portugal Continental com alerta elevado devido à agitação marítima.
Disputou-se este domingo a 19ª jornada da 1ª Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo, com destaque para a consolidação da liderança do Castelense.
A 20ª jornada da 2ª Divisão da AF Viana do Castelo ficou marcada por resultados expressivos e pela manutenção da igualdade pontual no topo da classificação.
A Juventude Viana venceu, este sábado, a Académica de Coimbra por expressivos 10-0, em partida da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de hóquei em patins, disputada no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo.
O Município de Valença arrancou esta semana com o projeto “O Museu Vai à Escola 2026”, uma iniciativa que leva a história, o património e a identidade valenciana diretamente às salas de aula do 1.º ciclo do ensino básico.