Com o objetivo de promover a adoção de animais que estão em associações locais, o Jardim Municipal de Valença prepara-se para acolher no dia 3 de junho, entre as 14h00 e as 19h00, o evento "Valença e os amigos de 4 patas".
A iniciativa contará com a participação de várias entidades valencianas, entre elas, “Las Maskotas”, “Associações Gatos de Todos”, “Selva Genial” e “Mimos e Ternuras”; com a Guarda Nacional Republicana (GNR) através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPMA); com os veterinários Jorge Lino, Karina Viaes e Carla Barbeitos; com a União Columbófila de Valença e ainda com a Tuna da Escola Superior de Ciências Empresariais (TUNESCE) e com a Escola de Dança e Academia de Música da Fortaleza de Valença (ADEIXA).
De acordo com a autarquia de Valença, o evento ficará marcado por um desfile de cães, por uma demonstração da equipa cinotécnica da GNR e por um corte de raça efetuado pela “Las Maskotas”. Haverá ainda várias palestras sobre a temática.
A iniciativa “Valença e os amigos de 4 patas” é do Polo de Valença da Associação Empresarial de Viana e conta com o apoio do Município de Valença.
O humorista vianense Hugo Soares vai apresentar o seu mais recente espetáculo de stand-up comedy, “em Honra de”, em várias freguesias do concelho de Viana do Castelo. A iniciativa conta já com 12 datas agendadas em 12 freguesias diferentes, sendo o primeiro espetáculo marcado para 3 de janeiro, no Centro Cultural de Outeiro.
A árbitra Filipa Cunha, filiada na Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi promovida à Primeira Categoria de Arbitragem da UEFA, por decisão do Comité de Arbitragem do organismo europeu. A promoção entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2026.
A freguesia de Miranda, em Arcos de Valdevez, voltou a acolher, no primeiro fim de semana de dezembro, a tradicional matança do porco, organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva local. A iniciativa, em vigor desde 2016, procura manter viva uma prática histórica da comunidade rural e reforçar os laços familiares e comunitários.
Portugal saiu vitorioso das negociações europeias sobre as quotas de pesca para 2026, garantindo resultados que trazem estabilidade e previsibilidade para os pescadores nacionais. O destaque vai para o bacalhau, com mais 800 toneladas asseguradas nos grandes bancos da Terra Nova, no Canadá.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou um aumento de 25% nos apoios financeiros destinados às Juntas de Freguesia do concelho.
O espetáculo Circo Mágico de Natal, previsto para o próximo dia 20 de dezembro, no Centro Cultural de Viana do Castelo, foi cancelado por motivos de força maior, anunciou a organização, Cardinali Live Entertainment.
A Câmara Municipal de Caminha aprovou por unanimidade uma recomendação ao Governo para a instalação de uma estação salva-vidas no concelho, na sequência dos recentes naufrágios em Moledo e ao largo de Aveiro que afetaram a comunidade piscatória local.