Com o objetivo de promover a adoção de animais que estão em associações locais, o Jardim Municipal de Valença prepara-se para acolher no dia 3 de junho, entre as 14h00 e as 19h00, o evento "Valença e os amigos de 4 patas".
A iniciativa contará com a participação de várias entidades valencianas, entre elas, “Las Maskotas”, “Associações Gatos de Todos”, “Selva Genial” e “Mimos e Ternuras”; com a Guarda Nacional Republicana (GNR) através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPMA); com os veterinários Jorge Lino, Karina Viaes e Carla Barbeitos; com a União Columbófila de Valença e ainda com a Tuna da Escola Superior de Ciências Empresariais (TUNESCE) e com a Escola de Dança e Academia de Música da Fortaleza de Valença (ADEIXA).
De acordo com a autarquia de Valença, o evento ficará marcado por um desfile de cães, por uma demonstração da equipa cinotécnica da GNR e por um corte de raça efetuado pela “Las Maskotas”. Haverá ainda várias palestras sobre a temática.
A iniciativa “Valença e os amigos de 4 patas” é do Polo de Valença da Associação Empresarial de Viana e conta com o apoio do Município de Valença.
O Município de Ponte de Lima vai implementar, entre 2025 e 2028, o Programa CLDS-5G – Contratos Locais de Desenvolvimento Social, no âmbito do PORTUGAL 2030, com o objetivo de reforçar a inclusão social e combater a pobreza no concelho.
O Politécnico de Viana do Castelo, em parceria com o Centro de Competências em Cibersegurança da Região Norte, vai promover um ciclo de workshops online gratuitos para apoiar empresas do Alto Minho na prevenção e resposta a ameaças digitais.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo recebeu novamente o espírito das Janeiras, com a participação da E.B.1 da Igreja da Meadela e do Externato São João Bosco.
A Praça Fernão de Magalhães recebeu o VII Encontro de Reis, iniciativa que levou à vila de Ponte da Barca um momento de celebração da música tradicional, da memória coletiva e das tradições populares.
O Padre Renato Oliveira, sacerdote da Diocese de Viana do Castelo, realizou na terça-feira, dia 13 de janeiro, a defesa da sua tese de doutoramento no Pontifício Instituto Litúrgico de Santo Anselmo, em Roma.
Ponte da Barca vai receber, até 13 de fevereiro, a exposição de fotografia de Rosalina Santos, que estará patente nos Paços do Concelho. Serão apresentadas 39 peças fotográficas que procuram transmitir os momentos vividos durante o percurso feito na mina de Freixo de Numão, em Vila Nova de Foz Côa.
O Cine Teatro João Verde, em Monção, volta a receber o jazz contemporâneo com o concerto de DUK, marcado para o dia 6 de fevereiro de 2026, às 21h30. O espetáculo insere-se na programação cultural do equipamento municipal e promete atrair apreciadores de novas linguagens do jazz.