No âmbito do 2º ciclo de exposições de 2023, a Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC), em Vila Nova de Cerveira, vai voltar a promover a iniciativa “Dias Abertos no Museu Bienal de Cerveira”. O primeiro momento da programação arranca já amanhã, 18 de novembro e a entrada é livre.
A iniciativa “Dias Abertos no Museu Bienal de Cerveira” apresenta-se como um programa de ativação de atividades paralelas às exposições patentes que irá decorrer maioritariamente aos sábados. O objetivo consiste em trabalhar o diálogo com a comunidade, através da literacia pelas Artes, da mediação cultural e do contacto direto com os artistas.
“As edições dos Dias Abertos no Museu têm tido muito sucesso e participação por parte do público, pelo que queremos dar continuidade a esta iniciativa e proporcionar experiências de programação cultural multidisciplinares a quem nos visita”, explicou o presidente da FBAC, Rui Teixeira.
O programa irá arrancar este sábado, 18 de novembro, às 11h00, com visitas orientadas às exposições patentes na Galeria Bienal de Cerveira (11h00) e no Fórum Cultural de Cerveira (15h00), pelas curadoras Helena Mendes Pereira e Mafalda Santos, que contarão ainda com a presença dos artistas representados Alberto Vieira e Ana Pais Oliveira.
A participação no programa é gratuita, bem como o acesso aos espaços expositivos nos dias indicados.
A FBAC integra a Rede Portuguesa de Arte Contemporânea e é uma estrutura financiada pela República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes.
A requalificação da estátua de D. Dinis e do respetivo pedestal, localizada na Praça D. Dinis, na Alta Universitária de Coimbra, foi agora consignada à empresa Atelier Samthiago – Conservação e Restauro – Carlos José Abreu Silva Costa, Lda., sediada em Viana do Castelo.
Hoje, domingo, dia 21 de dezembro, Viana do Castelo celebra a tradicional Chegada do Pai Natal no Centro Cultural, a partir das 16h00.
A Juventude Viana continua a protagonizar um percurso irrepreensível no Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de hóquei em patins. A formação vianense venceu, na noite deste sábado, a AD Valongo B por 5-2, no Pavilhão José Natário, em jogo da 11.ª jornada da prova.
Caminha vai retomar a travessia fluvial do rio Minho para a Galiza já no próximo verão, anunciou a presidente da Câmara, Liliana Silva. A solução prevê uma embarcação de baixo calado, com capacidade para 50 a 60 pessoas.
A Juventude Viana regressa aos jogos em casa este sábado, recebendo o Valongo B, num duelo marcado para as 21h30, no Pavilhão José Natário. A partida integra a 11.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
A Orquestra Juvenil do Alto Minho (AMYO) abriu inscrições para o seu estágio de 2026, que terá como destaque a 2.ª Sinfonia de Gustav Mahler.
O átrio do Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, acolhe este ano um presépio original, montado pelos colaboradores dos diferentes serviços da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).