A Fundação Bienal de Cerveira (FBAC), em Vila Nova de Cerveira, vai voltar a promover amanhã, dia 15 de julho, mais um dia aberto. Para além da entrada gratuita e das visitas orientadas, será inaugurada uma exposição e apresentada uma curta metragem da APPACDM de Viana.
No âmbito do 1º Ciclo de exposições de 2023, a FBAC está a promover a iniciativa “Dias Abertos no Museu Bienal de Cerveira” um sábado por mês. “Trata-se de um programa de ativação de atividades paralelas às exposições patentes que tem como objetivo trabalhar o diálogo com a comunidade, através da literacia pelas artes, da mediação cultural e do contacto direto com os artistas”, esclareceu a Fundação, num comunicado de imprensa.
Rui Teixeira, presidente da FBAC, afirmou que com esta iniciativa e com a particularidade de acolher dois projetos da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Viana se cumpre com o objetivo de “tornar o Museu Bienal de Cerveira um palco de experiências inclusivas, acessíveis e participadas”.
Assim, a programação de amanhã arranca pela 10h00 com a abertura da exposição “Pontos de Fuga”, promovida pela APPACDM de Viana do Castelo. Patente até 30 de setembro, a mostra resulta de um conjunto de residências artísticas do “Projeto Arco” levadas a cabo, entre outubro de 2022 e março de 2023, no âmbito da candidatura “Inclusão ativa para grupos vulneráveis Cultura para todos”, em parceria com a CIM Alto-Minho e cofinanciada pelo PO Norte 2020 (Fundo Social Europeu).
Pelas 10h30 é apresentada também pela APPACDM a curta-metragem “Entre Arestas”, com realização de João Gigante e colaboração de Andreia Alpuim (conceito e movimento) e de Vítor Lima (direção de voz).
Pelas 11h00 e 12h00 são realizadas, pelas curadoras Helena Mendes Pereira e Mafalda Santos, visitas orientadas ao Fórum Cultural de Cerveira e à Galeria Bienal de Cerveira respetivamente. As sessões contarão com a presença de João Tabarra, artista visual que usa a fotografia, o filme e a instalação como tipologias na sua prática artística e de investigação.
A FBAC integra a Rede Portuguesa de Arte Contemporânea e é uma estrutura financiada pela República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes.
Consulte a programação na íntegra, aqui:

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai atribuir esta terça-feira, dia 20 de janeiro, um total de 39 títulos honoríficos a personalidades, instituições e empresas vianenses, no âmbito das comemorações dos 178 anos da elevação de Viana do Castelo a cidade.
A Infraestruturas de Portugal anunciou a retoma dos trabalhos de instalação de barreiras de proteção à catenária na Ponte Eiffel, em Viana do Castelo.
A 18ª jornada da Primeira Divisão AF Viana do Castelo trouxe emoção e reviravoltas que mantêm a disputa pelo título ao rubro.
A 18.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, ficou marcada por muitos golos, resultados expressivos e pela manutenção da luta intensa pelo topo da tabela. Raianos e Távora seguem na liderança, ambos com 40 pontos, enquanto o SC Vianense B continua na perseguição direta, com 37.
A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, escolheu o Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, para reafirmar esta segunda-feira, 19 de janeiro, que não existe “caos” no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e para sublinhar melhorias sentidas também na região do Alto Minho, nomeadamente nas urgências e nos tempos de espera para a primeira observação.
A Associação de Dadores de Sangue de Areosa promove no próximo dia 25 de janeiro de 2026 (domingo) uma nova colheita de sangue, convidando toda a comunidade a associar-se a esta iniciativa solidária que pode salvar vidas.
O coro feminino CantoenCanto, sediado em Viana do Castelo, celebra o seu segundo aniversário, destacando-se pela música, pelo encontro de vozes e pelo forte envolvimento comunitário.