A Fundação Bienal de Cerveira (FBAC), em Vila Nova de Cerveira, vai voltar a promover amanhã, dia 15 de julho, mais um dia aberto. Para além da entrada gratuita e das visitas orientadas, será inaugurada uma exposição e apresentada uma curta metragem da APPACDM de Viana.
No âmbito do 1º Ciclo de exposições de 2023, a FBAC está a promover a iniciativa “Dias Abertos no Museu Bienal de Cerveira” um sábado por mês. “Trata-se de um programa de ativação de atividades paralelas às exposições patentes que tem como objetivo trabalhar o diálogo com a comunidade, através da literacia pelas artes, da mediação cultural e do contacto direto com os artistas”, esclareceu a Fundação, num comunicado de imprensa.
Rui Teixeira, presidente da FBAC, afirmou que com esta iniciativa e com a particularidade de acolher dois projetos da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Viana se cumpre com o objetivo de “tornar o Museu Bienal de Cerveira um palco de experiências inclusivas, acessíveis e participadas”.
Assim, a programação de amanhã arranca pela 10h00 com a abertura da exposição “Pontos de Fuga”, promovida pela APPACDM de Viana do Castelo. Patente até 30 de setembro, a mostra resulta de um conjunto de residências artísticas do “Projeto Arco” levadas a cabo, entre outubro de 2022 e março de 2023, no âmbito da candidatura “Inclusão ativa para grupos vulneráveis Cultura para todos”, em parceria com a CIM Alto-Minho e cofinanciada pelo PO Norte 2020 (Fundo Social Europeu).
Pelas 10h30 é apresentada também pela APPACDM a curta-metragem “Entre Arestas”, com realização de João Gigante e colaboração de Andreia Alpuim (conceito e movimento) e de Vítor Lima (direção de voz).
Pelas 11h00 e 12h00 são realizadas, pelas curadoras Helena Mendes Pereira e Mafalda Santos, visitas orientadas ao Fórum Cultural de Cerveira e à Galeria Bienal de Cerveira respetivamente. As sessões contarão com a presença de João Tabarra, artista visual que usa a fotografia, o filme e a instalação como tipologias na sua prática artística e de investigação.
A FBAC integra a Rede Portuguesa de Arte Contemporânea e é uma estrutura financiada pela República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes.
Consulte a programação na íntegra, aqui:

A Câmara Municipal de Viana do Castelo promove, no próximo dia 25 de fevereiro, mais uma iniciativa dedicada ao espírito do Caminho de Santiago e à partilha de experiências entre peregrinos. O encontro, designado “Chá do Peregrino”, está marcado para as 21h15, na Casa dos Nichos, no centro histórico da cidade.
Vila Nova de Cerveira vai celebrar o Dia dos Namorados com cultura e emoção, através da apresentação do bailado contemporâneo “Romeu & Julieta”, pela Quorum Dance Company. O espetáculo sobe ao palco do Palco das Artes no próximo 14 de fevereiro, às 21h30, com entrada livre, numa iniciativa promovida pelo Município.
A Juventude Viana desloca-se este sábado a Espinho, às 21h30, para enfrentar a Associação Académica de Espinho na 16.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
O Município de Ponte da Barca está a dar um passo importante na aproximação aos munícipes com a reestruturação e modernização do seu portal institucional. O objetivo é tornar a comunicação mais eficiente e melhorar o acesso aos serviços municipais.
Viana do Castelo vai receber hoje, sábado, um duelo de alto nível do futsal feminino nacional. O Santa Luzia FC recebe o GD Árvore, às 18h00, no Pavilhão José Natário, em jogo a contar para os oitavos de final da Taça de Portugal.
Rui Felgueiras foi eleito Magister da Tuna de Veteranos de Viana do Castelo, sucedendo no cargo a Licínio Torre, na sequência das eleições internas realizadas esta semana.
O Conselho Local de Ação Social (CLAS) reuniu-se esta sexta-feira na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, sob a presidência da vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, para apresentar novas ferramentas e projetos que reforçam a intervenção social no concelho.