A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.
Estes 17 lotes fazem parte de um total de 35 terrenos e cerca de 100 casas que permaneceram décadas em situação irregular. Com esta etapa, as famílias passam finalmente a dispor de segurança jurídica sobre as suas propriedades, num procedimento cujos custos foram totalmente assumidos pela autarquia.
Luís Nobre, presidente da Câmara Municipal, sublinha que este é “um momento histórico para as famílias de Alvarães”, marcando “a resolução de um impasse que se arrastava há mais de meio século”.
O processo de regularização teve um avanço decisivo em janeiro de 2023, quando a Junta de Freguesia de Alvarães transferiu gratuitamente para o município os 35 lotes incluídos na AUGI da Costeira. A iniciativa surgiu após uma proposta apresentada pela Junta, com o objetivo de pôr termo à informalidade urbanística que marcou a origem do bairro, composto por cerca de 100 habitações construídas ao longo de 60 anos, na sua maioria sem licenças nem projetos aprovados.
No interior da AUGI situam-se também os bairros sociais da Costeira ou Nossa Senhora de Fátima, com 24 fogos, e o bairro de S. José, com 10 fogos, ambos já requalificados no âmbito da Estratégia Local de Habitação de Viana do Castelo. Em dezembro de 2022, a Assembleia de Freguesia aprovou ainda a transmissão gratuita de um lote adicional destinado à construção de mais 10 fogos de habitação social.
As Áreas Urbanas de Génese Ilegal correspondem a núcleos habitacionais resultantes de loteamentos informais, anteriores ou posteriores a 1965, nos quais as construções foram erguidas sem as devidas licenças. A delimitação destes perímetros cabe às câmaras municipais, podendo ser feita oficiosamente ou a pedido dos proprietários.
Com a entrega das primeiras escrituras, o município dá um passo significativo na resolução de uma situação que marcou várias gerações de moradores do Lugar da Costeira, prevendo-se que o processo continue até à regularização total dos 35 lotes abrangidos.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.
O Município de Silves distinguiu o atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), Ussumani Djumo, na cerimónia "Estrelas do Desporto, da Serra ao Mar". A homenagem reconhece o percurso exemplar do jovem luso-guineense e a sua representação digna da Guiné-Bissau nos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio 2025.
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve um homem de 30 anos suspeito de provocar um incêndio numa habitação na freguesia de Vila Meã, em Vila Nova de Cerveira, no contexto de violência doméstica.
A GNR de Viana do Castelo realizou, entre 1 e 7 de dezembro, operações de prevenção criminal e fiscalização rodoviária, que resultaram em 17 detenções, incluindo 13 por condução sob efeito de álcool e uma por tráfico de droga.
O Benfica reforçou esta quarta-feira a sua candidatura ao play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, ao bater na Luz o campeão italiano Nápoles por claros 2-0, somando a segunda vitória consecutiva na fase de liga.
Após uma longa paragem devido ao Mundial de Futsal Feminino, a Liga Feminina Placard regressa este sábado, 13 de dezembro, às 18h00, ao Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo, com um confronto muito aguardado: o vice-campeão Santa Luzia defronta o atual campeão nacional Nun’Alvares.
Três réplicas em LEGO® de monumentos icónicos do Porto – a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello e a Sé Catedral – viajaram recentemente da Caixa dos Brinquedos, em Paredes de Coura, para o WOW Porto, onde integram a exposição imersiva ‘Brick World’.