Logo
Regional

Alvarães inaugura Biblioteca da Escola Básica de Igreja após investimento municipal

11 Outubro, 2024 | 9:55
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

Foi inaugurada a biblioteca da Escola Básica de Igreja na freguesia de Alvarães, Viana do Castelo, que representou um investimento de cerca de 250 mil euros e veio colmatar uma necessidade da escola situada na margem sul do rio Lima.

A biblioteca representa a aposta que a autarquia vianense tem feito na Educação e na criação de melhores condições para as crianças e jovens do concelho, nomeadamente com a requalificação e ampliação das escolas, transportes escolares, projetos educativos, alimentação e apoio social. Recorde-se que, em 2023, pela primeira vez, a Câmara Municipal de Viana do Castelo apresentou a Educação como primeira prioridade de investimento num ano económico, com a rubrica a ascender a 6,12 milhões de euros. 

Nesse sentido, para a Escola Básica de Igreja está também já adjudicada a pintura exterior e alguns arranjos, num investimento de 28 mil euros, melhorando as condições do equipamento educativo.

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e o Vereador da Educação, Manuel Vitorino, marcaram presença na inauguração do novo espaço, que vem servir a comunidade escolar e que recebeu o nome de Monsenhor Reis Ribeiro, Cidadão de Honra de Viana do Castelo (a título póstumo), desde 2024. 

Na inauguração da biblioteca, o autarca vianense referiu que, com este investimento, “estamos a cuidar da educação, do futuro de Alvarães, do futuro do concelho, do país e até do mundo”, já que os espaços educativos “são locais de aprendizagem e de construção da nossa sociedade”.

Luís Nobre considerou mesmo que uma biblioteca “é o pilar da memória, do conhecimento, uma ferramenta que nos apoia no processo de aprendizagem” e destacou o facto de este espaço ter recebido o nome do Monsenhor Reis Ribeiro, que considerou ter sido um alvaranense que foi “um absoluto exemplo de que é possível ser-se brilhante independentemente do contexto onde nascemos”. 

O Presidente da Junta de Freguesia de Alvarães, Fernando Martins, referiu que o espaço agora inaugurado “é um sonho que vem complementar a educação” na freguesia.

O Diretor do Agrupamento de escolas de Monte da Ola, o professor José Carlos Freitas, também afirmou que este novo equipamento será agora “uma realidade ao serviço de toda a comunidade, sempre que solicitado”. Opinião partilhada pela coordenadora da Escola Básica de Alvarães, Isilda Ferreira, que defendeu que as bibliotecas “têm o poder de transformar vidas”.

A nova biblioteca da Escola Básica de Igreja – Alvarães recebeu o nome do Monsenhor José Maria da Costa Reis Ribeiro, nascido a 25 de outubro de 1934, personalidade notável da igreja que serviu a comunidade vianense nas mais diversas áreas. À data da sua morte, era assistente da União Noelista Portuguesa, colaborador do Semanário Notícias de Viana, assistente da Cáritas Diocesana, assistente da Juventude Agrária Rural Católica (JARC) e membro do Colégio de Consultores de Viana do Castelo.

Foi ordenado a 13 de julho de 1958, no Seminário Conciliar por D. António Bento Martins Júnior. Intelectual invulgar, sempre foi um aficionado pela criação da Diocese de Viana do Castelo. Em 24 de Fevereiro de 1982, foi agregado Capelão de Sua Santidade o Papa João Paulo II (Monsenhor).

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 2 Dezembro, 2025

Pedro Pimpão apresenta candidatura à ANMP no congresso de dezembro em Viana do Castelo

Viana do Castelo será o centro das atenções do poder local nos dias 13 e 14 de dezembro, ao receber o congresso eletivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), onde será escolhida a nova liderança da organização. É neste cenário que o presidente da Câmara de Pombal, Pedro Pimpão, avança como candidato à presidência da associação.

Regional 2 Dezembro, 2025

Viana do Castelo: Alvarães vai receber alojamento para animais de companhia

Foi aprovada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo a declaração de Interesse Municipal para um empreendimento destinado a animais de companhia, a instalar na freguesia de Alvarães, em terreno classificado como solo rural-espaço florestal de proteção.

Nacional 2 Dezembro, 2025

Feriado e fim de semana prolongam prazo do IMI até hoje

Os contribuintes que tenham de pagar a última prestação do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) superior a 100 euros podem regularizar a situação até hoje, terça-feira. O prazo inicial terminava a 30 de novembro, mas, por coincidir com um domingo e segunda-feira ter sido feriado, o Ministério das Finanças alargou o período para o primeiro dia útil seguinte.

Internacional 2 Dezembro, 2025

Deputado vianense lidera missão portuguesa no Cairo em encontro do Mediterrâneo

Eduardo Teixeira, deputado e vereador da Câmara Municipal de Viana do Castelo, está no Cairo, Egipto, à frente da delegação portuguesa na Assembleia Parlamentar da União para o Fórum Mediterrânico.

Desporto 1 Dezembro, 2025

Juventude de Viana celebra 49.º aniversário em clima de confiança e liderança

A Associação Juventude de Viana celebra esta segunda-feira, 1 de dezembro de 2025, o seu 49.º aniversário, num período marcado por resultados positivos e forte união entre atletas, dirigentes e comunidade. Fundado em 1976, o clube continua a ser uma referência do hóquei em patins em Viana do Castelo.

Regional 1 Dezembro, 2025

Ponte da Barca acolhe sessão sobre saúde mental e autoconhecimento

A Casa do Conhecimento de Ponte da Barca recebeu uma sessão dedicada à saúde mental, sob o tema “Saúde Mental: Conhece-te a ti mesmo!”. Orientada por Cristina Sousa, Mental Coach e consultora, a iniciativa atraiu uma sala cheia e proporcionou aos participantes ferramentas para refletir sobre o bem-estar e o funcionamento do cérebro.

Nacional 1 Dezembro, 2025

Ponte de Lima representada nos Prémios Património Ibérico 2025 em Sintra

A 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, que reconhece as boas práticas no setor do património cultural, será entregue a 5 de dezembro, no Auditório do Centro Cultural Olga Cadaval, durante a AR&PA 2025 – Bienal Ibérica de Património Cultural, em Sintra.