Foi inaugurada a biblioteca da Escola Básica de Igreja na freguesia de Alvarães, Viana do Castelo, que representou um investimento de cerca de 250 mil euros e veio colmatar uma necessidade da escola situada na margem sul do rio Lima.
A biblioteca representa a aposta que a autarquia vianense tem feito na Educação e na criação de melhores condições para as crianças e jovens do concelho, nomeadamente com a requalificação e ampliação das escolas, transportes escolares, projetos educativos, alimentação e apoio social. Recorde-se que, em 2023, pela primeira vez, a Câmara Municipal de Viana do Castelo apresentou a Educação como primeira prioridade de investimento num ano económico, com a rubrica a ascender a 6,12 milhões de euros.
Nesse sentido, para a Escola Básica de Igreja está também já adjudicada a pintura exterior e alguns arranjos, num investimento de 28 mil euros, melhorando as condições do equipamento educativo.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e o Vereador da Educação, Manuel Vitorino, marcaram presença na inauguração do novo espaço, que vem servir a comunidade escolar e que recebeu o nome de Monsenhor Reis Ribeiro, Cidadão de Honra de Viana do Castelo (a título póstumo), desde 2024.
Na inauguração da biblioteca, o autarca vianense referiu que, com este investimento, “estamos a cuidar da educação, do futuro de Alvarães, do futuro do concelho, do país e até do mundo”, já que os espaços educativos “são locais de aprendizagem e de construção da nossa sociedade”.
Luís Nobre considerou mesmo que uma biblioteca “é o pilar da memória, do conhecimento, uma ferramenta que nos apoia no processo de aprendizagem” e destacou o facto de este espaço ter recebido o nome do Monsenhor Reis Ribeiro, que considerou ter sido um alvaranense que foi “um absoluto exemplo de que é possível ser-se brilhante independentemente do contexto onde nascemos”.

O Presidente da Junta de Freguesia de Alvarães, Fernando Martins, referiu que o espaço agora inaugurado “é um sonho que vem complementar a educação” na freguesia.
O Diretor do Agrupamento de escolas de Monte da Ola, o professor José Carlos Freitas, também afirmou que este novo equipamento será agora “uma realidade ao serviço de toda a comunidade, sempre que solicitado”. Opinião partilhada pela coordenadora da Escola Básica de Alvarães, Isilda Ferreira, que defendeu que as bibliotecas “têm o poder de transformar vidas”.
A nova biblioteca da Escola Básica de Igreja – Alvarães recebeu o nome do Monsenhor José Maria da Costa Reis Ribeiro, nascido a 25 de outubro de 1934, personalidade notável da igreja que serviu a comunidade vianense nas mais diversas áreas. À data da sua morte, era assistente da União Noelista Portuguesa, colaborador do Semanário Notícias de Viana, assistente da Cáritas Diocesana, assistente da Juventude Agrária Rural Católica (JARC) e membro do Colégio de Consultores de Viana do Castelo.
Foi ordenado a 13 de julho de 1958, no Seminário Conciliar por D. António Bento Martins Júnior. Intelectual invulgar, sempre foi um aficionado pela criação da Diocese de Viana do Castelo. Em 24 de Fevereiro de 1982, foi agregado Capelão de Sua Santidade o Papa João Paulo II (Monsenhor).
A Juventude Viana desloca-se esta sexta-feira, 13 de fevereiro, à Ilha do Pico, nos Açores, para defrontar o Candelária, em partida referente aos oitavos-de-final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O encontro está agendado para as 21h30 locais (22h30 no continente) e será disputado a uma só mão.
Arcos de Valdevez acolheu a Reunião Ordinária do Conselho Intermunicipal da CIM Alto Minho, realizada nas instalações da Câmara Municipal. O encontro reuniu autarcas e representantes dos municípios da região para debater planeamento e gestão estratégica do desenvolvimento económico, social e ambiental.
Os feirantes da Feira Semanal de Vila Nova de Cerveira vão continuar a pagar menos em 2026. A Câmara Municipal decidiu manter a cobrança correspondente a 48 feiras anuais, em vez das habituais 52, medida que tem vindo a ser aplicada nos últimos anos.
Decorreu esta terça-feira, dia 11 de fevereiro, a cerimónia de tomada de posse de Ricardo Alberto de Sá Castro Afonso, como diretor do Agrupamento de Escolas de Monserrate.
A freguesia de Santa Marta de Portuzelo, no concelho de Viana do Castelo, mobilizou-se para apoiar as populações afetadas pela depressão Kristin. Um empresário local doou material e garantiu o transporte para as zonas mais atingidas.
A Força Aérea Portuguesa mantém 560 militares no terreno no âmbito da operação de apoio às populações afetadas, com ações coordenadas em várias regiões do país e resposta operacional permanente.
Um aluimento pontual no pavimento junto ao topo norte do paredão da Praia de Moledo, no concelho de Caminha, obrigou à interdição preventiva da área e à realização de uma intervenção urgente de estabilização, informou o Município.