O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e o vereador com o Pelouro da Saúde, Ricardo Rego, estiveram nas comemorações dos 20 anos de elevação a vida e 500 anos de freguesia de Alvarães.
Na sessão, e para além do futuro investimento da Via do Vale do Neiva, foi apresentado o projeto da nova Unidade de Saúde da vila. O autarca Luís Nobre fala em “grande processo de desenvolvimento” de uma vila que tem vindo a desenvolver-se nas áreas da habitação, social, cultural e de educação.

A sessão, com casa cheia, foi antecedida do descerramento de uma placa comemorativa alusiva à efeméride, e serviu para agradecer aos funcionários que cumprem os 20 anos de dedicação à Junta de Freguesia, mas também de balanço nos discursos. O presidente da Junta de Freguesia, Fernando Martins, lembrou o trabalho desenvolvido nos últimos vinte anos nas mais diversas áreas. “Esta é uma comunidade única”, vincou, lembrando que têm sido efetuados diversos projetos, destacando os mais recentes, que hoje foram apresentados: a nova via do Vale do Neiva e a nova Unidade de Saúde.

Esta nova unidade, um investimento de 2.8 milhões de euros (1.6 Milhões de euros suportados pelo PRR e 1.2 milhões de euros pela Câmara Municipal) está situado junto ao centro cívico da freguesia e ficará servido pela futura via, um investimento de 13.5 milhões de euros (também PRR) e que serve todo o Vale do Neiva, ligando a A27 e a A28 às áreas empresariais e freguesias do Vale do Neiva.
O dia de festa foi a oportunidade para Luís Nobre evidenciar estes, mas também todos os projetos feitos na freguesia que classificou como “tendo uma importante memória e identidade” e cujo executivo soube aproveitar. “Registaram-se investimentos em áreas tão importantes como a área social, da educação, da habitação e da saúde e uma grande transformação em vários planos, como as infraestruturas rodoviárias, a água e saneamento, a rede de equipamentos escolares, que fizeram toda a diferença em Alvarães”.

Deixando rasgados elogios ao autarca de Alvarães, Luís Nobre fala numa “marca” sobretudo no centro cívico da localidade e que agora irá ganhar uma unidade de saúde moderna e capaz de responder às populações locais, demonstrando “um processo de desenvolvimento único”.
“Esta é uma vila de alma inteira”, rematou Luís Nobre.
Os preços das casas em Viana do Castelo registaram uma subida expressiva nos últimos 12 meses. Segundo o índice do portal imobiliário Idealista, em janeiro de 2026 o valor mediano por metro quadrado atingiu 2.233 euros, refletindo um aumento de 16,8% face a janeiro de 2025.
O distrito de Viana do Castelo está a promover uma campanha de recolha de bens para apoiar as vítimas afetadas pela tempestade Kristin, que causou vários estragos na região de Leiria. A iniciativa é promovida pelo OLYMPICS4ALL – Desporto/Solidariedade, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Federação Distrital de Bombeiros de Viana do Castelo.
Paredes de Coura prepara-se para um fevereiro recheado de cultura, tradições e programação para todos os públicos. O mês começa com o já tradicional Entrudo Sopeiro, mas traz também propostas de teatro, dança, cinema e atividades para famílias e bebés.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo realiza, esta terça-feira 3 de fevereiro, mais uma reunião ordinária do executivo, com uma ordem de trabalhos composta por 21 pontos que abrangem áreas como gestão financeira, apoios sociais e associativos, mobilidade, saúde e desenvolvimento local.
O Festival Viana Jazz foi distinguido como um dos 10 finalistas da 10.ª edição dos Iberian Festival Awards, um prestigiado certame que reconhece os melhores festivais de música da Península Ibérica.
Valença celebra, uma vez mais, o mês do amor com a iniciativa “Valença – Onde o Amor Acontece”, um concurso de fotografia que convida os casais a registar momentos especiais nos cenários mais emblemáticos do concelho.
A Região Escutista de Viana do Castelo mobilizou uma equipa de dirigentes para apoiar as populações afetadas pela passagem da depressão Kristin, que provocou elevados prejuízos em várias zonas do país, sobretudo no centro de Portugal.