O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e o vereador com o Pelouro da Saúde, Ricardo Rego, estiveram nas comemorações dos 20 anos de elevação a vida e 500 anos de freguesia de Alvarães.
Na sessão, e para além do futuro investimento da Via do Vale do Neiva, foi apresentado o projeto da nova Unidade de Saúde da vila. O autarca Luís Nobre fala em “grande processo de desenvolvimento” de uma vila que tem vindo a desenvolver-se nas áreas da habitação, social, cultural e de educação.

A sessão, com casa cheia, foi antecedida do descerramento de uma placa comemorativa alusiva à efeméride, e serviu para agradecer aos funcionários que cumprem os 20 anos de dedicação à Junta de Freguesia, mas também de balanço nos discursos. O presidente da Junta de Freguesia, Fernando Martins, lembrou o trabalho desenvolvido nos últimos vinte anos nas mais diversas áreas. “Esta é uma comunidade única”, vincou, lembrando que têm sido efetuados diversos projetos, destacando os mais recentes, que hoje foram apresentados: a nova via do Vale do Neiva e a nova Unidade de Saúde.

Esta nova unidade, um investimento de 2.8 milhões de euros (1.6 Milhões de euros suportados pelo PRR e 1.2 milhões de euros pela Câmara Municipal) está situado junto ao centro cívico da freguesia e ficará servido pela futura via, um investimento de 13.5 milhões de euros (também PRR) e que serve todo o Vale do Neiva, ligando a A27 e a A28 às áreas empresariais e freguesias do Vale do Neiva.
O dia de festa foi a oportunidade para Luís Nobre evidenciar estes, mas também todos os projetos feitos na freguesia que classificou como “tendo uma importante memória e identidade” e cujo executivo soube aproveitar. “Registaram-se investimentos em áreas tão importantes como a área social, da educação, da habitação e da saúde e uma grande transformação em vários planos, como as infraestruturas rodoviárias, a água e saneamento, a rede de equipamentos escolares, que fizeram toda a diferença em Alvarães”.

Deixando rasgados elogios ao autarca de Alvarães, Luís Nobre fala numa “marca” sobretudo no centro cívico da localidade e que agora irá ganhar uma unidade de saúde moderna e capaz de responder às populações locais, demonstrando “um processo de desenvolvimento único”.
“Esta é uma vila de alma inteira”, rematou Luís Nobre.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, lançou um alerta sério sobre o aumento “galopante e insustentável” dos custos de depósito de resíduos, defendendo que a situação já ultrapassa a capacidade de resposta dos municípios e exige uma intervenção urgente do Governo.
Viana do Castelo foi palco da 4ª edição do RE.VER, evento dedicado à fotografia contemporânea, realizado na Sala Experimental do Teatro Sá de Miranda. Organizado pela Oficina de Fotografia e coordenado por João Gigante da AO NORTE, o encontro reuniu fotógrafos, artistas e público em torno de debates, exposições e projeções que exploram a imagem como forma de arte e comunicação.
Valença voltou a brilhar no panorama empresarial nacional. Dez empresas do concelho foram distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2024, um dos mais importantes reconhecimentos atribuídos ao tecido empresarial português.
Uma operação da Polícia Judiciária, conduzida pela Diretoria do Norte, resultou na detenção de sete suspeitos e na constituição de 45 arguidos, no âmbito de uma investigação sobre associação criminosa, branqueamento de capitais, fraude fiscal e falsificação de documentos.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.
O Município de Silves distinguiu o atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), Ussumani Djumo, na cerimónia "Estrelas do Desporto, da Serra ao Mar". A homenagem reconhece o percurso exemplar do jovem luso-guineense e a sua representação digna da Guiné-Bissau nos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio 2025.
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve um homem de 30 anos suspeito de provocar um incêndio numa habitação na freguesia de Vila Meã, em Vila Nova de Cerveira, no contexto de violência doméstica.