O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e o vereador com o Pelouro da Saúde, Ricardo Rego, estiveram nas comemorações dos 20 anos de elevação a vida e 500 anos de freguesia de Alvarães.
Na sessão, e para além do futuro investimento da Via do Vale do Neiva, foi apresentado o projeto da nova Unidade de Saúde da vila. O autarca Luís Nobre fala em “grande processo de desenvolvimento” de uma vila que tem vindo a desenvolver-se nas áreas da habitação, social, cultural e de educação.

A sessão, com casa cheia, foi antecedida do descerramento de uma placa comemorativa alusiva à efeméride, e serviu para agradecer aos funcionários que cumprem os 20 anos de dedicação à Junta de Freguesia, mas também de balanço nos discursos. O presidente da Junta de Freguesia, Fernando Martins, lembrou o trabalho desenvolvido nos últimos vinte anos nas mais diversas áreas. “Esta é uma comunidade única”, vincou, lembrando que têm sido efetuados diversos projetos, destacando os mais recentes, que hoje foram apresentados: a nova via do Vale do Neiva e a nova Unidade de Saúde.

Esta nova unidade, um investimento de 2.8 milhões de euros (1.6 Milhões de euros suportados pelo PRR e 1.2 milhões de euros pela Câmara Municipal) está situado junto ao centro cívico da freguesia e ficará servido pela futura via, um investimento de 13.5 milhões de euros (também PRR) e que serve todo o Vale do Neiva, ligando a A27 e a A28 às áreas empresariais e freguesias do Vale do Neiva.
O dia de festa foi a oportunidade para Luís Nobre evidenciar estes, mas também todos os projetos feitos na freguesia que classificou como “tendo uma importante memória e identidade” e cujo executivo soube aproveitar. “Registaram-se investimentos em áreas tão importantes como a área social, da educação, da habitação e da saúde e uma grande transformação em vários planos, como as infraestruturas rodoviárias, a água e saneamento, a rede de equipamentos escolares, que fizeram toda a diferença em Alvarães”.

Deixando rasgados elogios ao autarca de Alvarães, Luís Nobre fala numa “marca” sobretudo no centro cívico da localidade e que agora irá ganhar uma unidade de saúde moderna e capaz de responder às populações locais, demonstrando “um processo de desenvolvimento único”.
“Esta é uma vila de alma inteira”, rematou Luís Nobre.
Está em curso a rodagem de “Playback”, filme biográfico sobre o cantor e compositor Carlos Paião, realizado por Sérgio Graciano e com estreia marcada para o verão de 2026. A produção é da Caos Calmo e conta com o ator Rafael Ferreira no papel principal, escolhido entre mais de duas centenas de candidatos.
A Juventude Viana somou este sábado, 15 de novembro, mais uma vitória expressiva no Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins, ao derrotar o Sobreira por 6-1 no Pavilhão José Natário, em jogo da 7.ª jornada. A partida foi transmitida em direto pela Viana TV.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez vai investir mais de 306 mil euros na requalificação da antiga casa florestal de São Bento do Cando, que será convertida num espaço polivalente e de divulgação das Brandas do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG).
O segundo dia do Festival de Teatro de Viana do Castelo, este domingo, 16 de novembro, será dedicado a públicos diversificados. Às 11h00 e às 16h00, o Teatro do Noroeste apresenta “Outra Vez Peixe?!”, criação infantojuvenil que explora, com humor e delicadeza, as mudanças de gostos alimentares ao longo da vida.
A edição de 2026 do Rali Dakar vai percorrer oito mil quilómetros na Arábia Saudita, dos quais 4.901 serão cronometrados. A prova realiza-se entre 3 e 17 de janeiro, com partida e chegada em Yanbu e um dia de descanso em Riade. Serão 13 etapas e um prólogo, numa das competições mais exigentes do mundo do todo-o-terreno.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Vianafestas anunciaram a abertura das inscrições para o tradicional Mercado de Natal, iniciativa que integra a programação “Viana Coração do Natal”.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) esteve recentemente em Curitiba, Brasil, reforçando a colaboração com o Instituto Federal do Paraná (IFPR). A visita integrou o IV Encontro Luso-Brasileiro de Pesquisa, Inovação e Ensino e o II Encontro de Pós-Graduação do IFPR, no âmbito do acordo que permite a criação de programas de dupla titulação entre as duas instituições.