Mais de duas dezenas de crianças plantaram cerca de uma centena de árvores em Segude, Monção, no âmbito do Programa “Aldeias Suber Protegidas”, promovido pela Quercus ANCN (Organização Não Governamental de Ambiente) e pela Corticeira Amorim (líder mundial na transformação de cortiça).
Esta foi a “segunda volta” da ação ambiental. A primeira foi promovida no passado dia 7 de março, mas acabou por não contar com a presença de uma turma do 3º e 4º ano da Escola Básica do Vale do Mouro devido às condições adversas. Assim, 21 alunos tiveram, esta terça-feira, a oportunidade de plantar cerca de uma centena de árvores,naquela área sensível à ocorrência de incêndios.
Nesta manhã diferente, passada fora da sala de aulas, os alunos puderam, ainda, visualizar algumas gravuras rupestres, colocadas à descoberta pelos incêndios, com contextualização de Odete Barra, arqueóloga do Município. No regresso à escola, como recordação, levaram o livro de banda desenhada “O Reino do Alvarinho”.
A iniciativa contou a participação do presidente da Câmara Municipal de Monção, António Barbosa, da vereadora, Daniela Fernandes, dos docentes e auxiliares da Escola Básica do Vale do Mouro, com elementos da Quercus ANCN, da Corticeira Amorim, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, com a Junta de Freguesia de Segude e com os sapadores florestais.
António Barbosa reforçou o compromisso do atual executivo na preservação e valorização da floresta, agradeceu o envolvimento de todas as entidades e enalteceu a importância da parceria com a Quercus ANCN e a Corticeira Amorim. “Esta colaboração interessante e promissora terá, certamente, continuidade em outros projetos baseados na sustentabilidade ambiental e na consciencialização cívica da população” acentuou.
O lançamento do programa “Aldeias Suber Protegidas” teve lugar em Unhais da Serra, Covilhã, no dia 23 de novembro de 2023, sendo Monção a segunda localidade do país a receber este projeto. Em síntese, tem como finalidade a prevenção de incêndios florestais e a proteção ambiental do território, favorecendo a componente da reflorestação e o reforço de uma sociedade com matriz ecológica.
Viana do Castelo volta a unir-se à luta contra o cancro da mama com a iniciativa Outubro Rosa 2025, um mês dedicado à consciencialização, prevenção e apoio a quem enfrenta esta doença. A campanha é promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, pela Alexandra Carvalho – Associação Desportiva Cultural e Recreativa e pela Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Ponte de Lima vai dar início, este sábado dia 18 de outubro, à nova temporada do Laboratório de Robótica e Programação, numa iniciativa do Município que pretende promover a inovação e o conhecimento tecnológico entre os mais jovens.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo conquistou o Prémio Autarquia do Ano 2025 na categoria Apoio Social – Apoio à Saúde Mental, graças ao Programa Municipal de Apoio aos Cuidadores Informais (PMACI), que promove a saúde psicológica e o bem-estar dos cuidadores informais do concelho.
A Eurocidade Cerveira–Tomiño prepara-se para receber a segunda edição do BTT Transibérico, marcada para domingo, 19 de outubro, com um evento pensado para todos os níveis de experiência. As inscrições estão abertas até sexta-feira, 17 de outubro.
A Câmara Municipal de Caminha concluiu os trabalhos de recuperação da Estrada de Acesso à Praia da Foz do Minho, devolvendo à via as condições adequadas de circulação e segurança.
Valença assinalou, no dia 13 de outubro, o Dia Nacional do Peregrino com um acolhimento especial a todos aqueles que percorrem o Caminho de Santiago e passaram pela Loja de Turismo, localizada na emblemática Fortaleza.
O concerto do grupo Excesso, que estava marcado para este sábado, 18 de outubro de 2025, no Centro Cultural de Viana do Castelo, foi adiado para o dia 10 de janeiro de 2026.