Mais de duas dezenas de crianças plantaram cerca de uma centena de árvores em Segude, Monção, no âmbito do Programa “Aldeias Suber Protegidas”, promovido pela Quercus ANCN (Organização Não Governamental de Ambiente) e pela Corticeira Amorim (líder mundial na transformação de cortiça).
Esta foi a “segunda volta” da ação ambiental. A primeira foi promovida no passado dia 7 de março, mas acabou por não contar com a presença de uma turma do 3º e 4º ano da Escola Básica do Vale do Mouro devido às condições adversas. Assim, 21 alunos tiveram, esta terça-feira, a oportunidade de plantar cerca de uma centena de árvores,naquela área sensível à ocorrência de incêndios.
Nesta manhã diferente, passada fora da sala de aulas, os alunos puderam, ainda, visualizar algumas gravuras rupestres, colocadas à descoberta pelos incêndios, com contextualização de Odete Barra, arqueóloga do Município. No regresso à escola, como recordação, levaram o livro de banda desenhada “O Reino do Alvarinho”.
A iniciativa contou a participação do presidente da Câmara Municipal de Monção, António Barbosa, da vereadora, Daniela Fernandes, dos docentes e auxiliares da Escola Básica do Vale do Mouro, com elementos da Quercus ANCN, da Corticeira Amorim, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, com a Junta de Freguesia de Segude e com os sapadores florestais.
António Barbosa reforçou o compromisso do atual executivo na preservação e valorização da floresta, agradeceu o envolvimento de todas as entidades e enalteceu a importância da parceria com a Quercus ANCN e a Corticeira Amorim. “Esta colaboração interessante e promissora terá, certamente, continuidade em outros projetos baseados na sustentabilidade ambiental e na consciencialização cívica da população” acentuou.
O lançamento do programa “Aldeias Suber Protegidas” teve lugar em Unhais da Serra, Covilhã, no dia 23 de novembro de 2023, sendo Monção a segunda localidade do país a receber este projeto. Em síntese, tem como finalidade a prevenção de incêndios florestais e a proteção ambiental do território, favorecendo a componente da reflorestação e o reforço de uma sociedade com matriz ecológica.



Viana do Castelo prepara-se para receber, no próximo dia 27 de dezembro, a 12ª edição da Corrida de S. Silvestre CLS Brands, que contará com a participação de mais de 3.300 atletas.
Os Serviços Municipalizados de Viana do Castelo (SMVC) anunciaram alterações na recolha de resíduos sólidos urbanos durante o período festivo do Natal e do Ano Novo.
O Governo anunciou a concessão de três dias de tolerância de ponto aos trabalhadores da função pública durante o período festivo: 24, 26 e 31 de dezembro.
O SC Vianense saiu derrotado de Ponte de Lima ao perder por 2-1 frente à AD Limianos, este domingo, em encontro da 13.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.
A 14.ª jornada da Primeira Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, confirmou o equilíbrio do campeonato e manteve acesa a luta pelos lugares cimeiros da tabela classificativa.
A 14.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, confirmou o grande equilíbrio na luta pelos primeiros lugares, com o Távora a manter-se na liderança apesar da derrota.
Dois corpos deram à costa na manhã deste domingo nas praias de Moledo, no concelho de Caminha, e de Afife, no concelho de Viana do Castelo. Segundo a Polícia Marítima, ambos poderão pertencer a pescadores desaparecidos no seguimento do naufrágio de uma embarcação de pesca ocorrido no passado dia 14 de dezembro, ao largo da Ínsua.