Mais de duas dezenas de crianças plantaram cerca de uma centena de árvores em Segude, Monção, no âmbito do Programa “Aldeias Suber Protegidas”, promovido pela Quercus ANCN (Organização Não Governamental de Ambiente) e pela Corticeira Amorim (líder mundial na transformação de cortiça).
Esta foi a “segunda volta” da ação ambiental. A primeira foi promovida no passado dia 7 de março, mas acabou por não contar com a presença de uma turma do 3º e 4º ano da Escola Básica do Vale do Mouro devido às condições adversas. Assim, 21 alunos tiveram, esta terça-feira, a oportunidade de plantar cerca de uma centena de árvores,naquela área sensível à ocorrência de incêndios.
Nesta manhã diferente, passada fora da sala de aulas, os alunos puderam, ainda, visualizar algumas gravuras rupestres, colocadas à descoberta pelos incêndios, com contextualização de Odete Barra, arqueóloga do Município. No regresso à escola, como recordação, levaram o livro de banda desenhada “O Reino do Alvarinho”.
A iniciativa contou a participação do presidente da Câmara Municipal de Monção, António Barbosa, da vereadora, Daniela Fernandes, dos docentes e auxiliares da Escola Básica do Vale do Mouro, com elementos da Quercus ANCN, da Corticeira Amorim, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, com a Junta de Freguesia de Segude e com os sapadores florestais.
António Barbosa reforçou o compromisso do atual executivo na preservação e valorização da floresta, agradeceu o envolvimento de todas as entidades e enalteceu a importância da parceria com a Quercus ANCN e a Corticeira Amorim. “Esta colaboração interessante e promissora terá, certamente, continuidade em outros projetos baseados na sustentabilidade ambiental e na consciencialização cívica da população” acentuou.
O lançamento do programa “Aldeias Suber Protegidas” teve lugar em Unhais da Serra, Covilhã, no dia 23 de novembro de 2023, sendo Monção a segunda localidade do país a receber este projeto. Em síntese, tem como finalidade a prevenção de incêndios florestais e a proteção ambiental do território, favorecendo a componente da reflorestação e o reforço de uma sociedade com matriz ecológica.



A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou que a instalação de barreiras de proteção à catenária da Ponte Eiffel de Viana do Castelo só terá início a partir de 4 de janeiro de 2026.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou o pacote de benefícios fiscais para 2026, reforçando o apoio às famílias, às empresas e à competitividade local.
O Município de Viana do Castelo abriu candidaturas à 7.ª edição do programa “Reflorestar com Identidade”, que oferece gratuitamente árvores de espécies autóctones a proprietários florestais localizados nas Faixas de Gestão de Combustível (FGC) — zonas estratégicas de proteção contra incêndios junto a estradas, edifícios isolados e aglomerados populacionais.
O Governo aprovou em Conselho de Ministros, o Acordo entre Portugal e Brasil para o reconhecimento mútuo das cartas de condução. A medida visa simplificar os procedimentos e facilitar a vida de cidadãos que residem ou trabalham em ambos os países.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve três jovens, com idades entre os 17 e os 21 anos, suspeitos da prática dos crimes de roubo agravado e sequestro ocorridos na tarde de 6 de novembro, na cidade de Viana do Castelo.
A banda vianense Jarojupe realiza hoje, sexta-feira, 19 de dezembro, um concerto acústico nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, com início marcado para as 18h00, no âmbito da programação de animação de Natal promovida pelo município.
A Viana TV vai assinalar a quadra festiva com um programa especial de Natal, a transmitir em direto da Praça da República, em Viana do Castelo, esta sexta-feira, 19 de dezembro, entre as 16h00 e as 18h00.