Dois estudantes do curso de licenciatura em Desporto e Lazer, da Escola Superior de Desporto e Lazer do Politécnico de Viana do Castelo, viveram uma experiência única em Taipé, Taiwan. Guilherme Teixeira e Guilherme Alvelos contam as aventuras que viveram e os desafios que encontraram num país e numa cultura totalmente diferente.
Guilherme Teixeira e Guilherme Alvelos estão em Melgaço, no curso de licenciatura em Desporto e Lazer, da Escola Superior de Desporto e Lazer do Politécnico de Viana do Castelo, e recentemente viveram uma experiência que recomendam a qualquer estudante: Erasmus Internacional, no caso, na Universidade de Taipé, em Taiwan.
Desafiados pelo diretor da Escola Superior de Desporto e Lazer (ESDL-IPVC), Pedro Bezerra, os dois alunos decidiram fazer as malas e rumar praticamente para o outro lado do mundo.
“Foi uma aventura, num país completamente desconhecido para nós, mas que acabou por correr muito bem. É uma cultura totalmente diferente, para não falar da Língua e dos hábitos. Acabámos por trazer na bagagem não só aprendizagens relacionadas com a nossa área de formação – desporto e lazer –, mas também sobre a forma de interagir/lidar com os outros”, começa por adiantar Guilherme Teixeira, de 26 anos, natural dos Açores.
Em Taipé, estudantes trabalharam com a Universidade local e a Federação de Futebol de Taiwan, com o propósito de criarem conteúdos para os cursos lá existentes de treinadores e depararam-se com uma realidade muito diversa daquela que levaram para a viagem.
“Os profissionais são muito rigorosos e disciplinados, mas a nível de conhecimento, acredito que ainda terão um longo caminho pela frente nessa matéria. Tivemos experiências muito desafiantes. Tivemos, por exemplo, de treinar com equipas com mais de 30 jogadores. Lidámos com crianças, adultos. E, por vezes, a gestão não era fácil. Além disso, a barreira linguística também foi um desafio muito grande”, acrescenta o colega de turma.
Guilherme Alvelos, natural de Barcelos, confessa que teve algumas dúvidas em aceitar o desafio para viajar até Taipé. É diabético e, por isso, os seus receios foram também os da família, porém ficou apenas uma experiência para somar conhecimento e, quem sabe, um dia poder repetir.
“Foi um choque quando lá chegámos. A temperatura – muito valor e muita humidade –, a comida, a cultura…, mas penso que valeu completamente a pena e fez de mim uma pessoa melhor”, descreve o estudante de 21 anos, que remata dizendo: “Quem puder, que aproveite estas experiências que nos são possibilitadas enquanto estudantes. Dão-nos outras perspetivas e o conhecimento que trazemos vai muito além daquele que aprendemos em sala de aula”.
O funeral de Ângela Pereira, jovem natural de Viana do Castelo que lutava contra uma doença grave, realiza-se este sábado, na Igreja Paroquial de Afife, no concelho de Viana do Castelo.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.
O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.