Dois estudantes do curso de licenciatura em Desporto e Lazer, da Escola Superior de Desporto e Lazer do Politécnico de Viana do Castelo, viveram uma experiência única em Taipé, Taiwan. Guilherme Teixeira e Guilherme Alvelos contam as aventuras que viveram e os desafios que encontraram num país e numa cultura totalmente diferente.
Guilherme Teixeira e Guilherme Alvelos estão em Melgaço, no curso de licenciatura em Desporto e Lazer, da Escola Superior de Desporto e Lazer do Politécnico de Viana do Castelo, e recentemente viveram uma experiência que recomendam a qualquer estudante: Erasmus Internacional, no caso, na Universidade de Taipé, em Taiwan.
Desafiados pelo diretor da Escola Superior de Desporto e Lazer (ESDL-IPVC), Pedro Bezerra, os dois alunos decidiram fazer as malas e rumar praticamente para o outro lado do mundo.
“Foi uma aventura, num país completamente desconhecido para nós, mas que acabou por correr muito bem. É uma cultura totalmente diferente, para não falar da Língua e dos hábitos. Acabámos por trazer na bagagem não só aprendizagens relacionadas com a nossa área de formação – desporto e lazer –, mas também sobre a forma de interagir/lidar com os outros”, começa por adiantar Guilherme Teixeira, de 26 anos, natural dos Açores.
Em Taipé, estudantes trabalharam com a Universidade local e a Federação de Futebol de Taiwan, com o propósito de criarem conteúdos para os cursos lá existentes de treinadores e depararam-se com uma realidade muito diversa daquela que levaram para a viagem.
“Os profissionais são muito rigorosos e disciplinados, mas a nível de conhecimento, acredito que ainda terão um longo caminho pela frente nessa matéria. Tivemos experiências muito desafiantes. Tivemos, por exemplo, de treinar com equipas com mais de 30 jogadores. Lidámos com crianças, adultos. E, por vezes, a gestão não era fácil. Além disso, a barreira linguística também foi um desafio muito grande”, acrescenta o colega de turma.
Guilherme Alvelos, natural de Barcelos, confessa que teve algumas dúvidas em aceitar o desafio para viajar até Taipé. É diabético e, por isso, os seus receios foram também os da família, porém ficou apenas uma experiência para somar conhecimento e, quem sabe, um dia poder repetir.
“Foi um choque quando lá chegámos. A temperatura – muito valor e muita humidade –, a comida, a cultura…, mas penso que valeu completamente a pena e fez de mim uma pessoa melhor”, descreve o estudante de 21 anos, que remata dizendo: “Quem puder, que aproveite estas experiências que nos são possibilitadas enquanto estudantes. Dão-nos outras perspetivas e o conhecimento que trazemos vai muito além daquele que aprendemos em sala de aula”.
O Santa Luzia FC venceu, na noite desta sexta-feira, a Casa do Povo de Freixo por 3-2, no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, em jogo de abertura da 15.ª jornada da Liga Feminina Placard de futsal, garantindo de forma matemática a permanência no principal escalão da modalidade.
O Papa Leão XIV manifestou um voto de pesar pelas vítimas mortais provocadas pela passagem da depressão Kristin por Portugal continental, deixando uma mensagem de solidariedade às famílias enlutadas e reconhecendo o forte espírito de entreajuda demonstrado pelos cidadãos nas zonas afetadas.
O Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), Domingos Castro, esteve em Valença, onde realizou uma reunião institucional com o Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Carpinteira, no âmbito da estratégia de descentralização e reforço do atletismo a nível nacional.
Uma criança de 9 anos, de nacionalidade venezuelana, que se encontrava desaparecida desde quinta-feira à tarde em Arcos de Valdevez, foi localizada em segurança durante a madrugada desta sexta-feira.
O distrito de Viana do Castelo está esta sexta-feira sob aviso laranja do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), passando a aviso vermelho a partir das 21h00 e até às 03h00 de sábado, devido à forte agitação marítima.
A Festa da Dança regressa a Viana do Castelo nos dias 28 de fevereiro e 28 de março, afirmando-se como um dos eventos dedicados às Danças Tradicionais e do Mundo mais relevantes do concelho. A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo (CMVC), pela Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho (AGFAM) e pelo Casino Afifense.
Vila Nova de Cerveira volta a encher as ruas de cor, criatividade e alegria com o tradicional Desfile de Carnaval das Escolas, que se realiza na sexta-feira, 13 de fevereiro, a partir das 14h30. Este ano, a iniciativa é dedicada ao tema “Culturas pelo Mundo” e envolve cerca de 1000 participantes, entre crianças, jovens e seniores dos estabelecimentos de ensino do concelho.