Foi na manhã desta segunda-feira, que duas turmas do 7º ano do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, visitaram a sala interativa da Vila, no âmbito do projeto Alto Minho 4D. Este espaço, que em Ponte da Barca está implementado na Casa de Santo António do Buraquinho, constitui-se como um centro de recursos partilhados sobre uma determinada rota e que apresenta um conjunto de atrações e experiências interativas que dão o mote para uma “viagem no tempo”.
São 10 rotas distintas, mas interligadas, que atravessam os 10 municípios do distrito, que representam a identidade e o legado cultural, nas quais se incluem alguns dos mais notáveis bens patrimoniais da região.
Em Ponte da Barca a “viagem no tempo” faz-se pela Rota do Românico com excelentes exemplares da arquitetura românica, como são exemplo os Mosteiros de Bravães, de S. Martinho de Crasto e de Vila Nova de Muía”.
Recorde-se que o “Alto Minho 4D – Viagem no Tempo”, é um projeto promovido pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho em conjunto com os seus 10 municípios associados, e financiado pelo NORTE 2020 através do programa Norte – 04-2114-FEDER-000068.
O Comando Distrital de Viana do Castelo da PSP reforçou, na última semana, as ações de prevenção e combate à criminalidade, resultando na detenção de dois cidadãos.
Viana do Castelo deu início, esta semana, à primeira sessão de 2026 do programa Formação + Próxima, uma iniciativa que resulta da parceria entre o Município e o Turismo de Portugal, através da Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo.
A vida e o legado de Armando Alves, figura emblemática de Merufe, serão celebrados este domingo, dia 15 de fevereiro, às 15h30, no Cine Teatro João Verde, com o espetáculo “Heranças da Terra – Homenagem a Armando Alves”. A entrada é gratuita, mediante levantamento prévio de bilhete.
Um técnico do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) natural de Viana do Castelo foi peça determinante num caso que está a marcar a atualidade nacional e que ganhou destaque no Dia Europeu do 112.
Vila Nova de Cerveira recebeu nos dias 6 e 7 de fevereiro a segunda ação do CAPACITEATRO, projeto que utiliza o teatro como instrumento de inclusão e intervenção social.
No âmbito do combate ao tráfico de estupefacientes, a PSP de Viana do Castelo realizou, no passado dia 2 de fevereiro, duas intervenções que resultaram na apreensão de drogas e na identificação de dois suspeitos.
Viana do Castelo recebe, entre 19 e 27 de fevereiro, a 17ª edição dos “Contornos da Palavra”, projeto cultural promovido pela Câmara Municipal através da Biblioteca Municipal. A iniciativa envolve 56 escolas, sendo 51 públicas e 5 privadas, e cerca de 11 mil alunos do pré-escolar ao ensino secundário, incluindo professores e encarregados de educação.