O Município de Monção vai promover uma ação de reflorestação esta quinta-feira, 7 de março, pelas 10h00, na freguesia de Segude (Vale do Mouro) que visará a plantação de 250 carvalhos-alvarinho e 250 sobreiros, numa área suscetível a incêndios florestais. A ação contará com a colaboração dos alunos da turma T4A dos 3º e 4º anos da Escola EB do Vale do Mouro.
No Caminho da Sustentabilidade, o Município de Monção, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, alia-se à Quercus (Organização Não Governamental de Ambiente) e à Corticeira Amorim (Líder mundial na transformação de cortiça) no programa “Aldeias Suber Protegidas”, para promover ações de reflorestação e proteção ambiental.
Depois do lançamento do programa “Aldeias Suber Protegidas” em Unhais da Serra, no dia 23 de novembro de 2023, segue-se Monção, o segundo projeto desta iniciativa que tem como objetivo a prevenção de incêndios florestais e proteção ambiental do território, e como premissa a reflorestação.
O programa “Aldeias Suber Protegidas”, lançado em parceria entre a Quercus e a Corticeira Amorim, tem como objetivo principal melhorar a resiliência dos espaços florestais e elevar a segurança e a qualidade de vida nas aldeias localizadas em áreas de elevado risco de incêndio rural ou florestal. Centra-se na prevenção de incêndios, implementando medidas proativas para reforçar a resiliência das florestas nas proximidades destas aldeias.

Hoje é o último dia do Festival de Teatro de Viana do Castelo. O evento encerra com a apresentação de dois espetáculos de destaque.
O Auditório do Centro Paulo VI, em Darque, recebe hoje, às 14h00, a apresentação do Volume II do projeto “Incríveis Pessoas Comuns”, que pela primeira vez conta com quase duas dezenas de crianças, entre os 7 e os 14 anos, como co-autores.
A Biblioteca Municipal de Valença promove hoje, 29 de novembro, às 10h30, a atividade “Yoga em Ti”, dirigida a crianças dos 3 aos 12 anos. A iniciativa pretende proporcionar momentos de relaxamento, movimento e diversão em família, através de exercícios adaptados para os mais pequenos, que estimulam concentração, equilíbrio e bem-estar.
Viana do Castelo será palco de duas iniciativas dedicadas à música de órgão este sábado, 22 de novembro. A partir das 11h00, a Igreja de Nossa Senhora da Agonia recebe a conferência “Órgão – Herança Histórica e Cultural”, conduzida pelo organista e investigador João Vaz. Durante a sessão, será abordada a evolução do instrumento ao longo dos séculos e a sua importância na tradição musical portuguesa.
O jornalista Paulo Julião, natural de Viana do Castelo, foi um dos vencedores dos Prémios Lusa do 3.º trimestre de 2025, distinção atribuída pelo Conselho de Administração da agência noticiosa. O repórter integrou a equipa que assinou um conjunto de trabalhos realizados em Cabo Delgado, Moçambique, durante a última semana de julho.
Três iniciativas nacionais – incluindo duas desenvolvidas na região Centro e uma no Norte – foram distinguidas com os Prémios ODSlocal, que reconhecem projetos exemplares na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Agenda 2030 das Nações Unidas.
O Município de Valença vai aderir à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos com uma campanha especial de recolha de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE), a decorrer de 22 a 30 deste mês. A iniciativa pretende mobilizar a comunidade para a deposição responsável de aparelhos elétricos e eletrónicos em fim de vida, promovendo práticas ambientais mais sustentáveis.