Logo
Regional

Alunos de Monção plantam, esta quinta-feira, 500 árvores

4 Março, 2024 | 15:10
Partilhar
Viana TV
Menos de 1 minuto de leitura

O Município de Monção vai promover uma ação de reflorestação esta quinta-feira, 7 de março, pelas 10h00, na freguesia de Segude (Vale do Mouro) que visará a plantação de 250 carvalhos-alvarinho e 250 sobreiros, numa área suscetível a incêndios florestais. A ação contará com a colaboração dos alunos da turma T4A dos 3º e 4º anos da Escola EB do Vale do Mouro.

No Caminho da Sustentabilidade, o Município de Monção, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, alia-se à Quercus (Organização Não Governamental de Ambiente) e à Corticeira Amorim (Líder mundial na transformação de cortiça) no programa “Aldeias Suber Protegidas”, para promover ações de reflorestação e proteção ambiental.

Depois do lançamento do programa “Aldeias Suber Protegidas” em Unhais da Serra, no dia 23 de novembro de 2023, segue-se Monção, o segundo projeto desta iniciativa que tem como objetivo a prevenção de incêndios florestais e proteção ambiental do território, e como premissa a reflorestação.

O programa “Aldeias Suber Protegidas”, lançado em parceria entre a Quercus e a Corticeira Amorim, tem como objetivo principal melhorar a resiliência dos espaços florestais e elevar a segurança e a qualidade de vida nas aldeias localizadas em áreas de elevado risco de incêndio rural ou florestal. Centra-se na prevenção de incêndios, implementando medidas proativas para reforçar a resiliência das florestas nas proximidades destas aldeias.

Pode ser um gráfico de texto que diz "monção deixamarca AMORIM Quercus 07 Março 2024 Segude, Monção ALDFIAS SUER PROTEGIDAS atdeia Suber Protegidas Ação atapias de Reflorestação"

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 14 Maio, 2025

Viana do Castelo acolhe sessão sobre Programa de Reordenamento e Gestão da Paisagem de Entre Minho e Lima 

No próximo dia 30 de maio, entre as 10h00 e as 12h30, a Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo recebe uma sessão de esclarecimento sobre o Programa de Reordenamento e Gestão da Paisagem (PRGP) de Entre Minho e Lima, que está em discussão pública.

Música 14 Maio, 2025

Portugal garante presença na final do Festival da Eurovisão da Canção

Portugal passou à final do 69.º Festival Eurovisão da Canção, que decorre até sábado em Basileia, na Suíça, contra as previsões das casas de apostas.

Regional 14 Maio, 2025

Viana do Castelo: Inscrições para as férias de Verão arrancam às 10h00 de 17 de maio

Às 10h00 deste sábado, 17 de maio, arrancam as inscrições nas Férias de Verão promovidas pela Câmara Municipal de Viana do Castelo. Até lá, os pais e encarregados de educação têm obrigatoriamente de fazer o registo dos seus educandos numa nova plataforma desenvolvida para tornar o processo mais fácil, justo e rápido. 

Regional 14 Maio, 2025

Festa das Tradições encantou Ponte da Barca

Entre os dias 9 e 11 de maio, a Praça Terra da Nóbrega encheu-se de vida com a Festa das Tradições, num evento que celebrou com entusiasmo as raízes culturais da região. Foram três dias de reencontro com os sabores, sons e saberes que definem a identidade local — tudo envolto num ambiente de partilha e alegria.

Regional 13 Maio, 2025

Viana do Castelo aprova protocolo com APDL e Marinha para base naval

A Câmara de Viana do Castelo aprovou o protocolo de cooperação entre o município, a administração da APDL e a marinha para a instalação, no porto comercial da cidade, de uma base ponto de apoio naval.

Regional 13 Maio, 2025

Valorização do rio Neiva em Braga e Viana do Castelo começa este mês

O rio Neiva, que atravessa os concelhos de Viana do Castelo e Braga, vai ser alvo de uma intervenção de reabilitação e valorização, num investimento superior a 600 mil euros que arranca este mês.

Regional 13 Maio, 2025

Dia da Marinha traz 1.100 militares a Viana do Castelo

Entre os dias 14 e 20 de maio, cerca de 1.100 militares estão em Viana do Castelo para assinalar o Dia da Marinha, num evento pensado para estreitar laços com a sociedade, destacando o papel da capital do Alto Minho enquanto cidade anfitriã e terra de tradições marítimas profundas.