Alunos da licenciatura de Design de Produto da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC), desenvolvem projeto “Design.come” e criam novas abordagens para utensílios de cozinha.
Explorar novos conceitos de “eat-design” e de “easy to serve”, numa conjugação entre novas oportunidades tecnológicas e a possibilidade de construir experiências novas à mesa. É esta a base do projeto “design.come”, da responsabilidade dos alunos do terceiro ano da licenciatura em Design do Produto, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC).
“Design.come” envolve 49 alunos, é coordenado pelos docentes Ermanno Aparo, Liliana Soares, António Labrincha e João Abrantes e conta com contributos da Associação Empresarial de Viana do Castelo e das empresas Viana Grés e Queirós Knives.
O projeto deu aos alunos a oportunidade de participarem na criação de um processo de inovação para o território, que atravessasse o mundo empresarial e que reiterasse o papel do Politécnico de Viana do Castelo para o território, como parceiro privilegiado para a inovação. O docente Ermanno Aparo explica que “Design.come” permite criar novas abordagens para utensílios de cozinha, dando novas possibilidades de abordagem aos estudantes: “O projeto abre novos caminhos, conjugando de formas diferentes o verbo ‘comer’ e proporcionando novos paradigmas que possam servir de meio para uma cultura gastronómica em continua evolução”.
“Design.come” deu origem a um conjunto de 40 projetos que resultaram num cruzamento de linguagens, entre tradição e modernidade, memória e inovação. Tudo servido à mesa e embrulhado numa nova roupagem. Ermanno Aparo espera, agora, que o projeto seja apenas o primeiro de novas parcerias com o tecido empresarial da região, numa possibilidade real de colocar o conhecimento teórico ao serviço das necessidades e realidades empresariais: “Espera-se que este projeto possa ser a alavanca para novos produtos, mas, principalmente, uma importante experiência para os estudantes do curso de Design do Produto puderem analisar, operar e projetar lado a lado com o tecido empresarial de Viana do Castelo”.

A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou que a instalação de barreiras de proteção à catenária da Ponte Eiffel de Viana do Castelo só terá início a partir de 4 de janeiro de 2026.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou o pacote de benefícios fiscais para 2026, reforçando o apoio às famílias, às empresas e à competitividade local.
O Município de Viana do Castelo abriu candidaturas à 7.ª edição do programa “Reflorestar com Identidade”, que oferece gratuitamente árvores de espécies autóctones a proprietários florestais localizados nas Faixas de Gestão de Combustível (FGC) — zonas estratégicas de proteção contra incêndios junto a estradas, edifícios isolados e aglomerados populacionais.
O Governo aprovou em Conselho de Ministros, o Acordo entre Portugal e Brasil para o reconhecimento mútuo das cartas de condução. A medida visa simplificar os procedimentos e facilitar a vida de cidadãos que residem ou trabalham em ambos os países.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve três jovens, com idades entre os 17 e os 21 anos, suspeitos da prática dos crimes de roubo agravado e sequestro ocorridos na tarde de 6 de novembro, na cidade de Viana do Castelo.
A banda vianense Jarojupe realiza hoje, sexta-feira, 19 de dezembro, um concerto acústico nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, com início marcado para as 18h00, no âmbito da programação de animação de Natal promovida pelo município.
A Viana TV vai assinalar a quadra festiva com um programa especial de Natal, a transmitir em direto da Praça da República, em Viana do Castelo, esta sexta-feira, 19 de dezembro, entre as 16h00 e as 18h00.