Alunos da licenciatura de Design de Produto da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC), desenvolvem projeto “Design.come” e criam novas abordagens para utensílios de cozinha.
Explorar novos conceitos de “eat-design” e de “easy to serve”, numa conjugação entre novas oportunidades tecnológicas e a possibilidade de construir experiências novas à mesa. É esta a base do projeto “design.come”, da responsabilidade dos alunos do terceiro ano da licenciatura em Design do Produto, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC).
“Design.come” envolve 49 alunos, é coordenado pelos docentes Ermanno Aparo, Liliana Soares, António Labrincha e João Abrantes e conta com contributos da Associação Empresarial de Viana do Castelo e das empresas Viana Grés e Queirós Knives.
O projeto deu aos alunos a oportunidade de participarem na criação de um processo de inovação para o território, que atravessasse o mundo empresarial e que reiterasse o papel do Politécnico de Viana do Castelo para o território, como parceiro privilegiado para a inovação. O docente Ermanno Aparo explica que “Design.come” permite criar novas abordagens para utensílios de cozinha, dando novas possibilidades de abordagem aos estudantes: “O projeto abre novos caminhos, conjugando de formas diferentes o verbo ‘comer’ e proporcionando novos paradigmas que possam servir de meio para uma cultura gastronómica em continua evolução”.
“Design.come” deu origem a um conjunto de 40 projetos que resultaram num cruzamento de linguagens, entre tradição e modernidade, memória e inovação. Tudo servido à mesa e embrulhado numa nova roupagem. Ermanno Aparo espera, agora, que o projeto seja apenas o primeiro de novas parcerias com o tecido empresarial da região, numa possibilidade real de colocar o conhecimento teórico ao serviço das necessidades e realidades empresariais: “Espera-se que este projeto possa ser a alavanca para novos produtos, mas, principalmente, uma importante experiência para os estudantes do curso de Design do Produto puderem analisar, operar e projetar lado a lado com o tecido empresarial de Viana do Castelo”.

O Viana STARTS, único projeto nacional selecionado na primeira call da European Urban Initiative (EUI), voltou a destacar-se no panorama da inovação urbana ao marcar presença no encontro nacional “EUI | Ações Inovadoras”, promovido pela Direção-Geral do Território.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, lançou um alerta sério sobre o aumento “galopante e insustentável” dos custos de depósito de resíduos, defendendo que a situação já ultrapassa a capacidade de resposta dos municípios e exige uma intervenção urgente do Governo.
Viana do Castelo foi palco da 4ª edição do RE.VER, evento dedicado à fotografia contemporânea, realizado na Sala Experimental do Teatro Sá de Miranda. Organizado pela Oficina de Fotografia e coordenado por João Gigante da AO NORTE, o encontro reuniu fotógrafos, artistas e público em torno de debates, exposições e projeções que exploram a imagem como forma de arte e comunicação.
Valença voltou a brilhar no panorama empresarial nacional. Dez empresas do concelho foram distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2024, um dos mais importantes reconhecimentos atribuídos ao tecido empresarial português.
Uma operação da Polícia Judiciária, conduzida pela Diretoria do Norte, resultou na detenção de sete suspeitos e na constituição de 45 arguidos, no âmbito de uma investigação sobre associação criminosa, branqueamento de capitais, fraude fiscal e falsificação de documentos.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.
O Município de Silves distinguiu o atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), Ussumani Djumo, na cerimónia "Estrelas do Desporto, da Serra ao Mar". A homenagem reconhece o percurso exemplar do jovem luso-guineense e a sua representação digna da Guiné-Bissau nos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio 2025.