Alunos da licenciatura de Design de Produto da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC), desenvolvem projeto “Design.come” e criam novas abordagens para utensílios de cozinha.
Explorar novos conceitos de “eat-design” e de “easy to serve”, numa conjugação entre novas oportunidades tecnológicas e a possibilidade de construir experiências novas à mesa. É esta a base do projeto “design.come”, da responsabilidade dos alunos do terceiro ano da licenciatura em Design do Produto, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC).
“Design.come” envolve 49 alunos, é coordenado pelos docentes Ermanno Aparo, Liliana Soares, António Labrincha e João Abrantes e conta com contributos da Associação Empresarial de Viana do Castelo e das empresas Viana Grés e Queirós Knives.
O projeto deu aos alunos a oportunidade de participarem na criação de um processo de inovação para o território, que atravessasse o mundo empresarial e que reiterasse o papel do Politécnico de Viana do Castelo para o território, como parceiro privilegiado para a inovação. O docente Ermanno Aparo explica que “Design.come” permite criar novas abordagens para utensílios de cozinha, dando novas possibilidades de abordagem aos estudantes: “O projeto abre novos caminhos, conjugando de formas diferentes o verbo ‘comer’ e proporcionando novos paradigmas que possam servir de meio para uma cultura gastronómica em continua evolução”.
“Design.come” deu origem a um conjunto de 40 projetos que resultaram num cruzamento de linguagens, entre tradição e modernidade, memória e inovação. Tudo servido à mesa e embrulhado numa nova roupagem. Ermanno Aparo espera, agora, que o projeto seja apenas o primeiro de novas parcerias com o tecido empresarial da região, numa possibilidade real de colocar o conhecimento teórico ao serviço das necessidades e realidades empresariais: “Espera-se que este projeto possa ser a alavanca para novos produtos, mas, principalmente, uma importante experiência para os estudantes do curso de Design do Produto puderem analisar, operar e projetar lado a lado com o tecido empresarial de Viana do Castelo”.

A construção da nova ponte que vai ligar a Estrada Nacional 203, em Deocriste, à EN 202, em Nogueira, Viana do Castelo, entrou numa fase decisiva com o início da betonagem da estrutura. O avanço dos trabalhos assinala mais um marco numa obra considerada estratégica para a mobilidade e o desenvolvimento da região.
O Sport Clube Vianense volta a entrar em campo este domingo para defrontar o Desportivo de Monção, em jogo referente à 12.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A. A partida tem início marcado para as 15h00, no Estádio Dr. José de Matos.
O Santa Luzia FC não conseguiu evitar a derrota no regresso à fase regular da Liga Placard de Futsal Feminino, mas deixou uma exibição positiva frente a um adversário de elevado nível. Em jogo da 10.ª jornada, realizado este sábado no Pavilhão José Natário, a equipa de Viana do Castelo perdeu (0-6) diante do Nun’Álvares, formação de Fafe que apresentou um plantel recheado de experiência internacional.
O XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que decorre este fim de semana em Viana do Castelo, elegeu Pedro Pimpão, presidente da Câmara Municipal de Pombal, como novo presidente da associação, sucedendo a Luísa Salgueiro.
Ângela Pereira, 23 anos, natural de Afife, Viana do Castelo, ganhou nova esperança no combate à leucemia após o seu apelo nas redes sociais se tornar viral. A jovem, que enfrenta um prognóstico reservado devido a um aspergiloma — infeção fúngica rara e de difícil tratamento — recebeu agora atenção de especialistas internacionais.
Os Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez passaram a dispor de uma nova Viatura Urbana de Combate a Incêndios (VUCI) de última geração, reforçando de forma significativa a capacidade de resposta operacional num concelho exigente do ponto de vista territorial e rico em património natural.
A Amnistia Internacional divulgou um conjunto de alertas sobre graves violações de direitos humanos em diferentes partes do mundo, destacando situações críticas no Sudão, Hong Kong, Faixa de Gaza, Sul da Ásia e Ucrânia.