Cerca de 20 alunos da Escola Secundária de Monserrate viajaram até Estrasburgo ao Parlamento Europeu, resultado do prémio atribuído pelo Projeto EPAS (Escola Embaixadora do Parlamento Europeu).
A viagem teve como fim a concretização de um conjunto de atividades em prol da sensibilização dos alunos para a democracia parlamentar europeia e para os valores da Europa.
A viagem incorporou um programa educativo pedagógico e cultural, tendo ainda paragem em Paris.
Na capital francesa, os alunos usufruíram de um passeio de barco pelo rio Sena, no célebre Bateaux Mouche. Visitaram os principais pontos turísticos da cidade, nomeadamente Arco de Triunfo, Champs Elysées e Torre Eiffel.
A visita ao Memorial dos Deportados (perseguições nazis) e ao Museu do Louvre, despertaram amplas emoções quer reflexivas, quer de fruição artística.
Houve ainda tempo para subir até Montmartre, visitar o monumento do Sacré Coeur e passear pela Place de Tertre, a famosa praça, onde os artistas produzem e expõem as suas obras.
A viagem de Paris até Estrasburgo foi de TGV, tambem esta, uma experiência nova quer para alunos quer para os docentes.
Já em Estrasburgo, a visita à catedral gótica fascinou e maravilhou todos, numa autêntica aula de arte, ao vivo.
As suas casas típicas de madeira e a magia dos encantadores mercados de Natalforam outros pontos altos do roteiro.
Por último, a participação na sessão do Parlamento Europeu para discussão do tópico: “Internet segura para uma Europa mais forte: O compromisso da EU com a cibersegurança”.
Neste palco da democracia europeia, os eurodeputados foram os protagonistas e este foi o momento mais alto da viagem, onde vários alunos tiveram oportunidade de participar de forma direta na sessão plenária.
Pampilhosa da Serra, no distrito de Coimbra, é o município onde os preços de habitação são mais acessíveis em Portugal. Segundo uma análise do idealista, marketplace imobiliário, os proprietários pedem, em média, apenas 494 euros por metro quadrado, o valor mais baixo do país.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) deu início a uma operação de fiscalização rodoviária direcionada aos veículos pesados de mercadorias e de passageiros, que decorrerá até 23 de novembro em todo o território nacional. A ação concentra-se nas vias mais críticas e com maior volume de tráfego destes veículos.
O Clube de Vela de Viana do Castelo (CVVC) manifestou profundo pesar pelo falecimento de Alexandre José Guia Gonçalves, conhecido como “Xano”, presidente da Mesa da Assembleia Geral da instituição.
A Casa dos Alonso, em A Guarda (Galiza), é hoje palco de uma nova sessão dos Encontros Transfronteiriços e Workshops de Formação da RedCIFT, iniciativa promovida pela CIM Alto Minho e pela Associação Galega de Actividades Náuticas (Agan+).
A VianaCycles assinala este ano 15 anos de atividade, um marco que consolida a empresa de Viana do Castelo como uma referência regional no setor das duas rodas. Criada por dois empreendedores de áreas distintas, a empresa começou por centrar a operação no concelho vianense, mas rapidamente alargou a sua presença para novos territórios, acompanhando as exigências de um mercado em constante evolução.
A cidade de Vigo inaugurou, ao final da tarde deste sábado, a sua emblemática iluminação de Natal, num evento que voltou a atrair milhares de pessoas ao centro urbano — mesmo sob chuva persistente, que não demoveu residentes nem visitantes.
O Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, inaugurou esta segunda-feira, em Alvarães, Viana do Castelo, um conjunto de 32 novas habitações sociais, no âmbito da Estratégia Local de Habitação (ELH) do município. A entrega simbólica das chaves contou também com a presença da Secretária de Estado da Habitação, Patrícia Gonçalves Costa, e do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre.