Cerca de 20 alunos da Escola Secundária de Monserrate viajaram até Estrasburgo ao Parlamento Europeu, resultado do prémio atribuído pelo Projeto EPAS (Escola Embaixadora do Parlamento Europeu).
A viagem teve como fim a concretização de um conjunto de atividades em prol da sensibilização dos alunos para a democracia parlamentar europeia e para os valores da Europa.
A viagem incorporou um programa educativo pedagógico e cultural, tendo ainda paragem em Paris.
Na capital francesa, os alunos usufruíram de um passeio de barco pelo rio Sena, no célebre Bateaux Mouche. Visitaram os principais pontos turísticos da cidade, nomeadamente Arco de Triunfo, Champs Elysées e Torre Eiffel.
A visita ao Memorial dos Deportados (perseguições nazis) e ao Museu do Louvre, despertaram amplas emoções quer reflexivas, quer de fruição artística.
Houve ainda tempo para subir até Montmartre, visitar o monumento do Sacré Coeur e passear pela Place de Tertre, a famosa praça, onde os artistas produzem e expõem as suas obras.
A viagem de Paris até Estrasburgo foi de TGV, tambem esta, uma experiência nova quer para alunos quer para os docentes.
Já em Estrasburgo, a visita à catedral gótica fascinou e maravilhou todos, numa autêntica aula de arte, ao vivo.
As suas casas típicas de madeira e a magia dos encantadores mercados de Natalforam outros pontos altos do roteiro.
Por último, a participação na sessão do Parlamento Europeu para discussão do tópico: “Internet segura para uma Europa mais forte: O compromisso da EU com a cibersegurança”.
Neste palco da democracia europeia, os eurodeputados foram os protagonistas e este foi o momento mais alto da viagem, onde vários alunos tiveram oportunidade de participar de forma direta na sessão plenária.
Assinala-se este sábado, 31 de janeiro, o 28.º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, um momento marcante da história recente da cidade e um exemplo notável de mobilização cívica em defesa do património marítimo.
A apresentadora de televisão portuguesa Teresa Guilherme estará em Viana do Castelo, no Teatro Sá de Miranda, este sábado, 31 de janeiro, para apresentar o espetáculo de teatro “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”.
O Alto Minho volta a ser palco de formação internacional na gestão do fogo controlado com o European TREX 2026, que decorre de 30 de janeiro a 6 de fevereiro, em Paredes de Coura.
As baixas temperaturas e a elevada humidade características do inverno podem comprometer o bem-estar de cães e gatos, sobretudo dos animais de pequeno porte, de pelo curto e seniores. O alerta é deixado por Elena Díaz, médica veterinária da Kivet, que sublinha a importância de pequenos cuidados diários para prevenir problemas de saúde nesta altura do ano.
São Tomé e Príncipe acolheu o lançamento do projeto +COESÃO, uma iniciativa do Politécnico de Viana do Castelo que visa reforçar a qualidade do ensino superior, capacitar docentes e aproximar a formação académica das necessidades reais do país.
A freguesia de Carreço acolhe este sábado, 31 de janeiro, a primeira edição do evento “Ecos de Janeiro”, uma iniciativa dedicada à preservação e valorização do Cantar dos Reis, tradição do património imaterial português.
A Juventude Viana recebe este sábado, às 21h30, a Académica de Coimbra, em jogo da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins, no Pavilhão José Natário.