Logo
Regional

Alunos da Escola Secundária de Monserrate visitaram Parlamento Europeu

28 Novembro, 2023 | 14:19
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

Cerca de 20 alunos da Escola Secundária de Monserrate viajaram até Estrasburgo ao Parlamento Europeu, resultado do prémio atribuído pelo Projeto EPAS (Escola Embaixadora do Parlamento Europeu).

A viagem teve como fim a concretização de um conjunto de atividades em prol da sensibilização dos alunos para a democracia parlamentar europeia e para os valores da Europa.

A viagem incorporou um programa educativo pedagógico e cultural, tendo ainda paragem em Paris.

Na capital francesa, os alunos usufruíram de um passeio de barco pelo rio Sena, no célebre Bateaux Mouche. Visitaram os principais pontos turísticos da cidade, nomeadamente Arco de Triunfo, Champs Elysées e Torre Eiffel.

A visita ao Memorial dos Deportados (perseguições nazis) e ao Museu do Louvre, despertaram amplas emoções quer reflexivas, quer de fruição artística.

Houve ainda tempo para subir até Montmartre, visitar o monumento do Sacré Coeur e passear pela Place de Tertre, a famosa praça, onde os artistas produzem e expõem as suas obras.

A viagem de Paris até Estrasburgo foi de TGV, tambem esta, uma experiência nova quer para alunos quer para os docentes.

Já em Estrasburgo, a visita à catedral gótica fascinou e maravilhou todos, numa autêntica aula de arte, ao vivo.

As suas casas típicas de madeira e a magia dos encantadores mercados de Natalforam outros pontos altos do roteiro.

Por último, a participação na sessão do Parlamento Europeu para discussão do tópico: “Internet segura para uma Europa mais forte: O compromisso da EU com a cibersegurança”.

Neste palco da democracia europeia, os eurodeputados foram os protagonistas e este foi o momento mais alto da viagem, onde vários alunos tiveram oportunidade de participar de forma direta na sessão plenária.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 25 Dezembro, 2025

Luís Nobre participa no “Bananeiro” e serve moscatel a vianenses na véspera de Natal

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.

Internacional 25 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Presépio

Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.

Regional 25 Dezembro, 2025

Viana do Castelo assinala 25 anos do encalhe do navio Coral Bulker

Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.

Internacional 25 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Meias na chaminé

Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Feliz Natal

A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Missa do Galo

Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Presentes

Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.