Cerca de 20 alunos da Escola Secundária de Monserrate viajaram até Estrasburgo ao Parlamento Europeu, resultado do prémio atribuído pelo Projeto EPAS (Escola Embaixadora do Parlamento Europeu).
A viagem teve como fim a concretização de um conjunto de atividades em prol da sensibilização dos alunos para a democracia parlamentar europeia e para os valores da Europa.
A viagem incorporou um programa educativo pedagógico e cultural, tendo ainda paragem em Paris.
Na capital francesa, os alunos usufruíram de um passeio de barco pelo rio Sena, no célebre Bateaux Mouche. Visitaram os principais pontos turísticos da cidade, nomeadamente Arco de Triunfo, Champs Elysées e Torre Eiffel.
A visita ao Memorial dos Deportados (perseguições nazis) e ao Museu do Louvre, despertaram amplas emoções quer reflexivas, quer de fruição artística.
Houve ainda tempo para subir até Montmartre, visitar o monumento do Sacré Coeur e passear pela Place de Tertre, a famosa praça, onde os artistas produzem e expõem as suas obras.
A viagem de Paris até Estrasburgo foi de TGV, tambem esta, uma experiência nova quer para alunos quer para os docentes.
Já em Estrasburgo, a visita à catedral gótica fascinou e maravilhou todos, numa autêntica aula de arte, ao vivo.
As suas casas típicas de madeira e a magia dos encantadores mercados de Natalforam outros pontos altos do roteiro.
Por último, a participação na sessão do Parlamento Europeu para discussão do tópico: “Internet segura para uma Europa mais forte: O compromisso da EU com a cibersegurança”.
Neste palco da democracia europeia, os eurodeputados foram os protagonistas e este foi o momento mais alto da viagem, onde vários alunos tiveram oportunidade de participar de forma direta na sessão plenária.
A Casa do Conhecimento de Ponte da Barca recebeu uma sessão dedicada à saúde mental, sob o tema “Saúde Mental: Conhece-te a ti mesmo!”. Orientada por Cristina Sousa, Mental Coach e consultora, a iniciativa atraiu uma sala cheia e proporcionou aos participantes ferramentas para refletir sobre o bem-estar e o funcionamento do cérebro.
A 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, que reconhece as boas práticas no setor do património cultural, será entregue a 5 de dezembro, no Auditório do Centro Cultural Olga Cadaval, durante a AR&PA 2025 – Bienal Ibérica de Património Cultural, em Sintra.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um novo empreendimento de agroturismo em Mujães, inserido numa exploração agrícola de larga escala.
O centro histórico de Viana do Castelo volta a encher-se de luz e animação entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026 com o arranque de “Viana Coração do Natal”, programa promovido pela Câmara Municipal, pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC) e pela Vianafestas. A iniciativa pretende devolver às ruas da cidade a atmosfera festiva e dinamizar o comércio tradicional nesta quadra.
Este Natal, a história e a magia juntam-se nos carris do Vouga. A edição de Natal do Comboio Histórico do Vouga regressa entre 7 de dezembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026, oferecendo uma experiência única para toda a família, com nove viagens programadas aos sábados e domingos.
A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.
A 11.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe resultados surpreendentes e mexeu com as contas do topo da tabela. O Távora sofreu uma inesperada derrota caseira por 2-0 diante do SC Vianense B, mas mantém-se no comando com 27 pontos. Ainda assim, o desaire abriu caminho para a aproximação do Neves FC, que venceu de forma convincente o Perre por 3-1 e reduziu a diferença para apenas dois pontos, relançando a luta pela liderança.