No âmbito das comemorações do 25 de Abril as alunas do 10°, 11° e 12° anos do Curso Profissional de Animação Sociocultural e do 12° ano do Curso Profissional de Turismo e Ambiente Rural, no âmbito da disciplina de Técnicas de Acolhimento e Animação, recriaram uma aula do Estado Novo, tendo como cenário a evocação da antiga Escola Industrial e Comercial de Viana do Castelo.
Esta encenação teve como objetivo retratar o caráter eminentemente religioso, autoritário e conservador do regime de Oliveira Salazar, quer com a oração inicial, quer com os castigos aplicados aqueles que não cumpriam a resolução dos “deveres”. O castigo passava por colocar os alunos em pé durante a aula toda e virados para a parede.
Foi também, retratado o tipo de indumentária que as alunas deveriam usar: bata, roupa adequada à circunstância e collants, situação que a professora verificara, beliscando as pernas das alunas.
Na encenação das alunas foi também notória a preferência da docente por uma aluna que, como foi proferido em surdina, “era filha do médico”, o que demonstra o caráter elitista e discriminativo social do ensino da época.
As aulas abordavam questões relativas aos órgãos políticos do Estado, realçando as figuras do Senhor Presidente da República, Américo Thomaz e do Senhor Presidente do Conselho, António de Oliveira Salazar. Os retratos destas personalidades de relevância política eram colocados em lugar de destaque na parede principal da sala de aula, junto do crucifixo, alusão clara à autoridade, ao patriotismo e ao poder da religião.
Também as alunas reproduziram, no decurso da aula, o colonialismo e a importância das Províncias Ultramarinas.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através da sua Companhia de Bombeiros Sapadores, vai reforçar a resposta de proteção e socorro na zona Centro do país, na sequência da situação excecional que tem vindo a afetar aquela região.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a abertura de concurso público para a requalificação de três piscinas municipais do concelho, num investimento global superior a 1,58 milhões de euros, com o objetivo de melhorar as condições de utilização, eficiência energética e conforto dos utentes.
Arcos de Valdevez prepara-se para viver quatro dias de pura folia com o regresso do Maior Carnaval do Norte de Portugal, entre 13 e 17 de fevereiro de 2026. O evento promete animação para todas as idades, com desfiles, bailes e concursos de máscaras que já se tornaram tradição na região.
Ponte de Lima vai acolher, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2026, o I Congresso Internacional sobre o Brinquedo, no Auditório dos Paços do Concelho. O evento insere-se nas comemorações dos 900 anos do concelho e promete reunir investigadores, colecionadores e especialistas nacionais e internacionais.
A PLATEA – Plataforma do Teatro Amador do Alto Minho inicia, no próximo dia 31 de janeiro, o seu Ciclo Teatral 2026, com um espetáculo no Auditório Gabriel Gonçalves, em Lanheses.
A Comissão Municipal de Trânsito reuniu-se no Centro Municipal da Proteção Civil, com o objetivo de promover a articulação e cooperação entre diversas entidades na resolução das questões relacionadas com o trânsito no concelho.
A Câmara Municipal de Caminha, em parceria com as Juntas de Freguesia do concelho, lançou a campanha solidária Operação Nariz Vermelho, com o objetivo de mobilizar a comunidade em torno de gestos de solidariedade.