Logo
Cultura

Alunos da Escola Secundária de Monserrate recriam aula do Estado Novo

16 Abril, 2024 | 11:39
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

No âmbito das comemorações do 25 de Abril as alunas do 10°, 11° e 12° anos do Curso Profissional de Animação Sociocultural e do 12° ano do Curso Profissional de Turismo e Ambiente Rural, no âmbito da disciplina de Técnicas de Acolhimento e Animação, recriaram uma aula do Estado Novo, tendo como cenário a evocação da antiga Escola Industrial e Comercial de Viana do Castelo.

Esta encenação teve como objetivo retratar o caráter eminentemente religioso, autoritário e conservador do regime de Oliveira Salazar, quer com a oração inicial, quer com os castigos aplicados aqueles que não cumpriam a resolução dos “deveres”. O castigo passava por colocar os alunos em pé durante a aula toda e virados para a parede.

Foi também, retratado o tipo de indumentária que as alunas deveriam usar: bata, roupa adequada à circunstância e collants, situação que a professora verificara, beliscando as pernas das alunas.

Na encenação das alunas foi também notória a preferência da docente por uma aluna que, como foi proferido em surdina, “era filha do médico”, o que demonstra o caráter elitista e discriminativo social do ensino da época.

As aulas abordavam questões relativas aos órgãos políticos do Estado, realçando as figuras do Senhor Presidente da República, Américo Thomaz e do Senhor Presidente do Conselho, António de Oliveira Salazar. Os retratos destas personalidades de relevância política eram colocados em lugar de destaque na parede principal da sala de aula, junto do crucifixo,  alusão clara à autoridade, ao patriotismo e ao poder da religião.

Também as alunas reproduziram, no decurso da aula, o colonialismo e a importância das Províncias Ultramarinas.

 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 22 Novembro, 2025

APA reforça vigilância hídrica no Alto Minho com sete novas estações

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) concluiu a instalação e modernização de sete estações hidrometeorológicas nas bacias dos rios Minho e Lima, reforçando a capacidade de monitorização e previsão de fenómenos extremos no Alto Minho.

Regional 22 Novembro, 2025

Valença transforma-se num conto encantado no Natal

Valença vai transformar-se num verdadeiro cenário de Natal de 28 de novembro a 6 de janeiro com o programa “Valença é Natal 2025”, que promete 41 dias de animação, luzes e atividades para todas as idades.

Cultura 22 Novembro, 2025

Festival de Teatro de Viana do Castelo encerra hoje com “Hokuspokus” da companhia alemã Famille Flöz

A 9.ª edição do Festival de Teatro de Viana do Castelo termina esta noite, às 21h00, com a apresentação de “Hokuspokus”, da prestigiada companhia alemã Famille Flöz. Conhecida internacionalmente pelo seu teatro visual e físico, a companhia promete encerrar o evento com um espetáculo marcado pela imaginação, poesia e humor no palco do Teatro Municipal Sá de Miranda.

Desporto 22 Novembro, 2025

Juventude Viana procura oitava vitória consecutiva em Oliveira do Hospital

A Juventude Viana regressa este sábado aos jogos fora de portas, deslocando-se ao pavilhão do AD OH Sports, em Oliveira do Hospital, para disputar, a partir das 21h30, a 8.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.

Regional 22 Novembro, 2025

Liga dos Amigos do Hospital de Viana do Castelo celebra 44 anos de atividade

A Liga dos Amigos do Hospital de Viana do Castelo celebra este sábado, 22 de novembro, 44 anos de atividade ininterrupta, com uma série de iniciativas que destacam o trabalho solidário e a dedicação à comunidade.

Música 22 Novembro, 2025

Cândido e Pedro Miranda apresentam concerto “Obrigado, Viana!”

Viana do Castelo vai receber no próximo dia 21 de dezembro, às 18h00, o concerto “Obrigado, Viana!”, protagonizado pela dupla vianense Cândido e Pedro Miranda, pai e filho. O espetáculo terá lugar no Teatro Municipal Sá de Miranda e integra a programação de Viana do Castelo – VIII Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2025.

Regional 22 Novembro, 2025

Viana do Castelo lança “Bairro do Coração” para modernizar o comércio local

Viana do Castelo apresentou o “Bairro do Coração”, um projeto-piloto que promete revitalizar o comércio tradicional através da tecnologia. Desenvolvida pela Câmara Municipal e pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC), a iniciativa tem na aplicação Viana Pocket – A Cidade no Teu Bolso o centro de um novo ecossistema digital que recompensa quem compra no comércio local.