No âmbito das comemorações do 25 de Abril as alunas do 10°, 11° e 12° anos do Curso Profissional de Animação Sociocultural e do 12° ano do Curso Profissional de Turismo e Ambiente Rural, no âmbito da disciplina de Técnicas de Acolhimento e Animação, recriaram uma aula do Estado Novo, tendo como cenário a evocação da antiga Escola Industrial e Comercial de Viana do Castelo.
Esta encenação teve como objetivo retratar o caráter eminentemente religioso, autoritário e conservador do regime de Oliveira Salazar, quer com a oração inicial, quer com os castigos aplicados aqueles que não cumpriam a resolução dos “deveres”. O castigo passava por colocar os alunos em pé durante a aula toda e virados para a parede.
Foi também, retratado o tipo de indumentária que as alunas deveriam usar: bata, roupa adequada à circunstância e collants, situação que a professora verificara, beliscando as pernas das alunas.
Na encenação das alunas foi também notória a preferência da docente por uma aluna que, como foi proferido em surdina, “era filha do médico”, o que demonstra o caráter elitista e discriminativo social do ensino da época.
As aulas abordavam questões relativas aos órgãos políticos do Estado, realçando as figuras do Senhor Presidente da República, Américo Thomaz e do Senhor Presidente do Conselho, António de Oliveira Salazar. Os retratos destas personalidades de relevância política eram colocados em lugar de destaque na parede principal da sala de aula, junto do crucifixo, alusão clara à autoridade, ao patriotismo e ao poder da religião.
Também as alunas reproduziram, no decurso da aula, o colonialismo e a importância das Províncias Ultramarinas.
A freguesia de Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, passa a dispor novamente de um posto dos CTT a partir da próxima segunda-feira, instalado no Centro Coordenador de Transportes, colmatando uma lacuna existente desde o passado dia 16 de janeiro.
Viana do Castelo marcou presença na FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid, uma das mais importantes feiras ibéricas do setor turístico, reforçando a promoção do concelho junto de profissionais e do público espanhol.
Cerca de dez mil clientes estavam sem fornecimento de energia elétrica às 11h30 desta terça-feira, com especial incidência no Norte litoral, incluindo o distrito de Viana do Castelo, na sequência das condições meteorológicas adversas provocadas pela passagem da depressão Joseph.
A 28.ª Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” realizou-se na noite desta segunda-feira, na Adega Cultural de Vila Verde, reunindo perto de meio milhar de pessoas numa cerimónia que celebrou o mérito e o contributo para o desporto regional.
Uma derrocada de grandes dimensões cortou esta terça-feira o acesso da aldeia de Sistelo à sede do concelho de Arcos de Valdevez, deixando cerca de metade da freguesia isolada. O deslizamento de terras ocorreu entre Sistelo e a freguesia de Cabreiro, na sequência da chuva intensa que caiu durante a noite.
O mau tempo registado na noite de segunda-feira provocou diversos constrangimentos no Alto Minho, com cortes de vias, inundações em habitações e aumento significativo dos caudais dos rios, afetando vários concelhos do distrito de Viana do Castelo.
Tui e Valença vão ser, no final deste mês, o centro de debate sobre os desafios atuais da educação. Nos dias 30 e 31 de janeiro, a Eurocidade acolhe o II Congresso Internacional de Educação da Eurocidade, um evento destinado a professores, educadores, dirigentes escolares e profissionais da área.