Logo
Cultura

Alunos da Escola Secundária de Monserrate recriam aula do Estado Novo

16 Abril, 2024 | 11:39
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

No âmbito das comemorações do 25 de Abril as alunas do 10°, 11° e 12° anos do Curso Profissional de Animação Sociocultural e do 12° ano do Curso Profissional de Turismo e Ambiente Rural, no âmbito da disciplina de Técnicas de Acolhimento e Animação, recriaram uma aula do Estado Novo, tendo como cenário a evocação da antiga Escola Industrial e Comercial de Viana do Castelo.

Esta encenação teve como objetivo retratar o caráter eminentemente religioso, autoritário e conservador do regime de Oliveira Salazar, quer com a oração inicial, quer com os castigos aplicados aqueles que não cumpriam a resolução dos “deveres”. O castigo passava por colocar os alunos em pé durante a aula toda e virados para a parede.

Foi também, retratado o tipo de indumentária que as alunas deveriam usar: bata, roupa adequada à circunstância e collants, situação que a professora verificara, beliscando as pernas das alunas.

Na encenação das alunas foi também notória a preferência da docente por uma aluna que, como foi proferido em surdina, “era filha do médico”, o que demonstra o caráter elitista e discriminativo social do ensino da época.

As aulas abordavam questões relativas aos órgãos políticos do Estado, realçando as figuras do Senhor Presidente da República, Américo Thomaz e do Senhor Presidente do Conselho, António de Oliveira Salazar. Os retratos destas personalidades de relevância política eram colocados em lugar de destaque na parede principal da sala de aula, junto do crucifixo,  alusão clara à autoridade, ao patriotismo e ao poder da religião.

Também as alunas reproduziram, no decurso da aula, o colonialismo e a importância das Províncias Ultramarinas.

 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 25 Dezembro, 2025

Jovem de Viana do Castelo que lançou apelo nas redes sociais morre no Dia de Natal

Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.

Regional 25 Dezembro, 2025

Luís Nobre participa no “Bananeiro” e serve moscatel a vianenses na véspera de Natal

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.

Internacional 25 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Presépio

Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.

Regional 25 Dezembro, 2025

Viana do Castelo assinala 25 anos do encalhe do navio Coral Bulker

Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.

Internacional 25 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Meias na chaminé

Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Feliz Natal

A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Missa do Galo

Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.