No âmbito das comemorações do 25 de Abril as alunas do 10°, 11° e 12° anos do Curso Profissional de Animação Sociocultural e do 12° ano do Curso Profissional de Turismo e Ambiente Rural, no âmbito da disciplina de Técnicas de Acolhimento e Animação, recriaram uma aula do Estado Novo, tendo como cenário a evocação da antiga Escola Industrial e Comercial de Viana do Castelo.
Esta encenação teve como objetivo retratar o caráter eminentemente religioso, autoritário e conservador do regime de Oliveira Salazar, quer com a oração inicial, quer com os castigos aplicados aqueles que não cumpriam a resolução dos “deveres”. O castigo passava por colocar os alunos em pé durante a aula toda e virados para a parede.
Foi também, retratado o tipo de indumentária que as alunas deveriam usar: bata, roupa adequada à circunstância e collants, situação que a professora verificara, beliscando as pernas das alunas.
Na encenação das alunas foi também notória a preferência da docente por uma aluna que, como foi proferido em surdina, “era filha do médico”, o que demonstra o caráter elitista e discriminativo social do ensino da época.
As aulas abordavam questões relativas aos órgãos políticos do Estado, realçando as figuras do Senhor Presidente da República, Américo Thomaz e do Senhor Presidente do Conselho, António de Oliveira Salazar. Os retratos destas personalidades de relevância política eram colocados em lugar de destaque na parede principal da sala de aula, junto do crucifixo, alusão clara à autoridade, ao patriotismo e ao poder da religião.
Também as alunas reproduziram, no decurso da aula, o colonialismo e a importância das Províncias Ultramarinas.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou na terça-feira 323.350 euros em apoios a Juntas e Uniões de Freguesia, destinados a obras de mobilidade, segurança rodoviária e requalificação de equipamentos.
A Publivez, empresa sediada no Parque Empresarial de Mogueiras, em Tabaçô, concelho de Arcos de Valdevez, entregou, em parceria com a Tiagus, paletes de lonas destinadas a apoiar populações afetadas pelos estragos provocados pela depressão Kristin no concelho de Ourém.
A Unidade Móvel de Saúde de Viana do Castelo realizou cerca de 17.553 atendimentos desde a sua criação, em dezembro de 2020, abrangendo 24 freguesias do concelho, informou a Câmara Municipal.
A equipa feminina do Clube de Rugby de Arcos de Valdevez (CRAV/Sport) sagrou-se Campeã Nacional Sub-18, após vencer todos os jogos da competição, desde a fase regular até à final, disputada no Estádio Municipal de Arcos de Valdevez.
Viana do Castelo recebeu mais uma ação do CAPACITEATRO, projeto que utiliza o teatro como instrumento de inclusão e intervenção social. A iniciativa decorreu no Grupo Etnográfico de Areosa e foi orientada pelo ator e encenador António Durães, conhecido pelo trabalho com comunidades.
A PSP intercetou, no dia 30 de janeiro, um jovem de 20 anos, desempregado e residente em Ponte de Lima, na posse de haxixe suficiente para cerca de 16 doses individuais.
O Clan, empresa portuguesa de recursos humanos com mais de 30 anos de experiência, abriu 50 vagas para operadores de produção em Vila Nova de Cerveira e São Pedro da Torre, no distrito de Viana do Castelo.