Rita Montes, estudante do Mestrado em Educação Artística da Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo, conquistou o terceiro lugar no concurso lançado pela Comissão de Festas da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia como forma de homenagem às Festas d’Agonia. A estudante do IPVC fez uma ilustração denominada “As mulheres da Ribeira”, no âmbito do concurso Des_Romaria.
Chama-se “As mulheres da Ribeira” e foi uma das obras finalistas da primeira edição do concurso Des_Romaria, promovido pela Comissão de Festas da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia como forma de homenagear as Festas d’Agonia, que decorrem por estes dias na cidade. A obra é da responsabilidade de Rita Montes, estudante do curso de mestrado em Educação Artística da Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo.
A ilustração “As mulheres da Ribeira” arrecadou o terceiro lugar no concurso e está exposta no posto de informação da Romaria d’Agonia, na Praça da República, em Viana do Castelo.
Rita Montes, de 22 anos, explica o que a inspirou para o trabalho que “representa, e muito, o esforço” das mulheres da Ribeira de Viana do Castelo, ao mesmo tempo que se revela “uma ótima oportunidade” de apresentar um cartaz num estilo tradicional. “As ruas enchem-se de alegria com as mulheres a venderem peixe fresco. A Ribeira, que merece ter um lugar de destaque, é muito rica nos seus costumes e festejos.
Desde o traje de varina, peixeira, saleira, salgadeira, vendedora, festejo até à que representa o Bilros à moda da Ribeira. Como a Romaria é dedicada à comunidade piscatória, o trabalho traz, em si, o impacto e a valorização das mulheres que lutam e que sofreram com a morte dos seus entes queridos. Com os seus trajes muito coloridos e cheios de padrões, elas desfilam na Romaria para orgulhar a Ribeira”, descreve a jovem também licenciada pela Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo em Artes Plásticas e Tecnologias
Artísticas.
Carregada de cor, expressão, mas também simbolismo, a obra “As mulheres da Ribeira” releva um lado muito feminino, de “homenagem às mulheres lutadoras, que acordam muito cedo para buscar o peixe e deixar Viana muito mais encantada com o cheiro fresco do peixe”.
A estudar no Politécnico de Viana do Castelo, Rita Montes acredita que a formação que recebeu na Escola Superior de Educação foi fundamental em todo o seu percurso. “O IPVC disponibilizou os professores para me ensinarem inúmeras vertentes artísticas”, descreve, ainda, a mais jovem artista a expor em Des_Romaria.
A ilustração “As mulheres da Ribeira” partilha o terceiro lugar com o trabalho desenvolvido por Francisco Cruz. “Viana na Algibeira”, de Joana Rosa Caçador, foi o trabalho vencedor.
Abril de 2025 ficou fortemente marcado pelas descidas da Juventude Viana no hóquei em patins e do Voleibol Clube de Viana aos campeonatos nacionais da 2.ª divisão, num mês de grande intensidade informativa que incluiu avanços na indústria naval, decisões políticas, distinções culturais e acontecimentos de forte impacto social.
A organização da Corrida São Silvestre CLS Brands de Viana do Castelo reconheceu que o atual formato da prova atingiu o limite face ao número recorde de participantes e anunciou que serão introduzidas alterações já nas próximas edições.
Viana do Castelo realizou esta segunda-feira, 29 de dezembro, uma ação de fogo controlado na freguesia de Outeiro, numa iniciativa integrada na estratégia municipal de prevenção de incêndios rurais e de gestão ativa do território.
Paredes de Coura deu mais um passo na preservação do seu património natural com a plantação de um pequeno pomar nos terrenos da Escola Secundária local. A iniciativa contou com a presença do presidente da Câmara, Tiago Cunha, e teve como objetivo conservar variedades antigas de árvores fruteiras da região.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) participa na XVII Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro com a instalação “Acásico”, desenvolvida por alunos e alumni da licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas da Escola Superior de Educação.
Viana do Castelo viveu um mês de março particularmente intenso, com diversos acontecimentos que destacaram a cidade e o concelho no panorama regional e nacional.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo deteve dois homens, em ações distintas, no âmbito da sua atividade operacional de prevenção e combate à criminalidade, realizada entre os dias 22 e 28 de dezembro.