Rita Montes, estudante do Mestrado em Educação Artística da Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo, conquistou o terceiro lugar no concurso lançado pela Comissão de Festas da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia como forma de homenagem às Festas d’Agonia. A estudante do IPVC fez uma ilustração denominada “As mulheres da Ribeira”, no âmbito do concurso Des_Romaria.
Chama-se “As mulheres da Ribeira” e foi uma das obras finalistas da primeira edição do concurso Des_Romaria, promovido pela Comissão de Festas da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia como forma de homenagear as Festas d’Agonia, que decorrem por estes dias na cidade. A obra é da responsabilidade de Rita Montes, estudante do curso de mestrado em Educação Artística da Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo.
A ilustração “As mulheres da Ribeira” arrecadou o terceiro lugar no concurso e está exposta no posto de informação da Romaria d’Agonia, na Praça da República, em Viana do Castelo.
Rita Montes, de 22 anos, explica o que a inspirou para o trabalho que “representa, e muito, o esforço” das mulheres da Ribeira de Viana do Castelo, ao mesmo tempo que se revela “uma ótima oportunidade” de apresentar um cartaz num estilo tradicional. “As ruas enchem-se de alegria com as mulheres a venderem peixe fresco. A Ribeira, que merece ter um lugar de destaque, é muito rica nos seus costumes e festejos.
Desde o traje de varina, peixeira, saleira, salgadeira, vendedora, festejo até à que representa o Bilros à moda da Ribeira. Como a Romaria é dedicada à comunidade piscatória, o trabalho traz, em si, o impacto e a valorização das mulheres que lutam e que sofreram com a morte dos seus entes queridos. Com os seus trajes muito coloridos e cheios de padrões, elas desfilam na Romaria para orgulhar a Ribeira”, descreve a jovem também licenciada pela Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo em Artes Plásticas e Tecnologias
Artísticas.
Carregada de cor, expressão, mas também simbolismo, a obra “As mulheres da Ribeira” releva um lado muito feminino, de “homenagem às mulheres lutadoras, que acordam muito cedo para buscar o peixe e deixar Viana muito mais encantada com o cheiro fresco do peixe”.
A estudar no Politécnico de Viana do Castelo, Rita Montes acredita que a formação que recebeu na Escola Superior de Educação foi fundamental em todo o seu percurso. “O IPVC disponibilizou os professores para me ensinarem inúmeras vertentes artísticas”, descreve, ainda, a mais jovem artista a expor em Des_Romaria.
A ilustração “As mulheres da Ribeira” partilha o terceiro lugar com o trabalho desenvolvido por Francisco Cruz. “Viana na Algibeira”, de Joana Rosa Caçador, foi o trabalho vencedor.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através da sua Companhia de Bombeiros Sapadores, vai reforçar a resposta de proteção e socorro na zona Centro do país, na sequência da situação excecional que tem vindo a afetar aquela região.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a abertura de concurso público para a requalificação de três piscinas municipais do concelho, num investimento global superior a 1,58 milhões de euros, com o objetivo de melhorar as condições de utilização, eficiência energética e conforto dos utentes.
Arcos de Valdevez prepara-se para viver quatro dias de pura folia com o regresso do Maior Carnaval do Norte de Portugal, entre 13 e 17 de fevereiro de 2026. O evento promete animação para todas as idades, com desfiles, bailes e concursos de máscaras que já se tornaram tradição na região.
Ponte de Lima vai acolher, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2026, o I Congresso Internacional sobre o Brinquedo, no Auditório dos Paços do Concelho. O evento insere-se nas comemorações dos 900 anos do concelho e promete reunir investigadores, colecionadores e especialistas nacionais e internacionais.
A PLATEA – Plataforma do Teatro Amador do Alto Minho inicia, no próximo dia 31 de janeiro, o seu Ciclo Teatral 2026, com um espetáculo no Auditório Gabriel Gonçalves, em Lanheses.
A Comissão Municipal de Trânsito reuniu-se no Centro Municipal da Proteção Civil, com o objetivo de promover a articulação e cooperação entre diversas entidades na resolução das questões relacionadas com o trânsito no concelho.
A Câmara Municipal de Caminha, em parceria com as Juntas de Freguesia do concelho, lançou a campanha solidária Operação Nariz Vermelho, com o objetivo de mobilizar a comunidade em torno de gestos de solidariedade.