Rita Montes, estudante do Mestrado em Educação Artística da Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo, conquistou o terceiro lugar no concurso lançado pela Comissão de Festas da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia como forma de homenagem às Festas d’Agonia. A estudante do IPVC fez uma ilustração denominada “As mulheres da Ribeira”, no âmbito do concurso Des_Romaria.
Chama-se “As mulheres da Ribeira” e foi uma das obras finalistas da primeira edição do concurso Des_Romaria, promovido pela Comissão de Festas da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia como forma de homenagear as Festas d’Agonia, que decorrem por estes dias na cidade. A obra é da responsabilidade de Rita Montes, estudante do curso de mestrado em Educação Artística da Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo.
A ilustração “As mulheres da Ribeira” arrecadou o terceiro lugar no concurso e está exposta no posto de informação da Romaria d’Agonia, na Praça da República, em Viana do Castelo.
Rita Montes, de 22 anos, explica o que a inspirou para o trabalho que “representa, e muito, o esforço” das mulheres da Ribeira de Viana do Castelo, ao mesmo tempo que se revela “uma ótima oportunidade” de apresentar um cartaz num estilo tradicional. “As ruas enchem-se de alegria com as mulheres a venderem peixe fresco. A Ribeira, que merece ter um lugar de destaque, é muito rica nos seus costumes e festejos.
Desde o traje de varina, peixeira, saleira, salgadeira, vendedora, festejo até à que representa o Bilros à moda da Ribeira. Como a Romaria é dedicada à comunidade piscatória, o trabalho traz, em si, o impacto e a valorização das mulheres que lutam e que sofreram com a morte dos seus entes queridos. Com os seus trajes muito coloridos e cheios de padrões, elas desfilam na Romaria para orgulhar a Ribeira”, descreve a jovem também licenciada pela Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo em Artes Plásticas e Tecnologias
Artísticas.
Carregada de cor, expressão, mas também simbolismo, a obra “As mulheres da Ribeira” releva um lado muito feminino, de “homenagem às mulheres lutadoras, que acordam muito cedo para buscar o peixe e deixar Viana muito mais encantada com o cheiro fresco do peixe”.
A estudar no Politécnico de Viana do Castelo, Rita Montes acredita que a formação que recebeu na Escola Superior de Educação foi fundamental em todo o seu percurso. “O IPVC disponibilizou os professores para me ensinarem inúmeras vertentes artísticas”, descreve, ainda, a mais jovem artista a expor em Des_Romaria.
A ilustração “As mulheres da Ribeira” partilha o terceiro lugar com o trabalho desenvolvido por Francisco Cruz. “Viana na Algibeira”, de Joana Rosa Caçador, foi o trabalho vencedor.
Na passada sexta-feira, dia 12 de dezembro de 2025, a União de Freguesias de S. Salvador, Vila Fonche e Parada, em Arcos de Valdevez, celebrou a inauguração da iluminação de Natal no Penedo do Castelo, num evento que marcou o início da época festiva na região.
O antigo presidente da Câmara de Viana do Castelo, Defensor Moura, vai lançar o seu mais recente livro, “Caramuru – Diogo Álvares, de Viana!”, numa sessão marcada para quarta-feira, 17 de dezembro, às 17h30, na Biblioteca Municipal.
Viana do Castelo voltou a projetar a sua tradição além-fronteiras com a estreia do vídeo-intro de “Lusa: Ato II”, o novo capítulo do projeto musical de Bárbara Bandeira, divulgado esta semana no YouTube. A produção colocou vários grupos folclóricos do concelho em evidência, reforçando o papel do património cultural vianense no panorama artístico nacional.
A construção da nova ponte que vai ligar a Estrada Nacional 203, em Deocriste, à EN 202, em Nogueira, Viana do Castelo, entrou numa fase decisiva com o início da betonagem da estrutura. O avanço dos trabalhos assinala mais um marco numa obra considerada estratégica para a mobilidade e o desenvolvimento da região.
O Sport Clube Vianense volta a entrar em campo este domingo para defrontar o Desportivo de Monção, em jogo referente à 12.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A. A partida tem início marcado para as 15h00, no Estádio Dr. José de Matos.
O Santa Luzia FC não conseguiu evitar a derrota no regresso à fase regular da Liga Placard de Futsal Feminino, mas deixou uma exibição positiva frente a um adversário de elevado nível. Em jogo da 10.ª jornada, realizado este sábado no Pavilhão José Natário, a equipa de Viana do Castelo perdeu (0-6) diante do Nun’Álvares, formação de Fafe que apresentou um plantel recheado de experiência internacional.
O XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que decorre este fim de semana em Viana do Castelo, elegeu Pedro Pimpão, presidente da Câmara Municipal de Pombal, como novo presidente da associação, sucedendo a Luísa Salgueiro.