Rita Montes, estudante do Mestrado em Educação Artística da Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo, conquistou o terceiro lugar no concurso lançado pela Comissão de Festas da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia como forma de homenagem às Festas d’Agonia. A estudante do IPVC fez uma ilustração denominada “As mulheres da Ribeira”, no âmbito do concurso Des_Romaria.
Chama-se “As mulheres da Ribeira” e foi uma das obras finalistas da primeira edição do concurso Des_Romaria, promovido pela Comissão de Festas da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia como forma de homenagear as Festas d’Agonia, que decorrem por estes dias na cidade. A obra é da responsabilidade de Rita Montes, estudante do curso de mestrado em Educação Artística da Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo.
A ilustração “As mulheres da Ribeira” arrecadou o terceiro lugar no concurso e está exposta no posto de informação da Romaria d’Agonia, na Praça da República, em Viana do Castelo.
Rita Montes, de 22 anos, explica o que a inspirou para o trabalho que “representa, e muito, o esforço” das mulheres da Ribeira de Viana do Castelo, ao mesmo tempo que se revela “uma ótima oportunidade” de apresentar um cartaz num estilo tradicional. “As ruas enchem-se de alegria com as mulheres a venderem peixe fresco. A Ribeira, que merece ter um lugar de destaque, é muito rica nos seus costumes e festejos.
Desde o traje de varina, peixeira, saleira, salgadeira, vendedora, festejo até à que representa o Bilros à moda da Ribeira. Como a Romaria é dedicada à comunidade piscatória, o trabalho traz, em si, o impacto e a valorização das mulheres que lutam e que sofreram com a morte dos seus entes queridos. Com os seus trajes muito coloridos e cheios de padrões, elas desfilam na Romaria para orgulhar a Ribeira”, descreve a jovem também licenciada pela Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo em Artes Plásticas e Tecnologias
Artísticas.
Carregada de cor, expressão, mas também simbolismo, a obra “As mulheres da Ribeira” releva um lado muito feminino, de “homenagem às mulheres lutadoras, que acordam muito cedo para buscar o peixe e deixar Viana muito mais encantada com o cheiro fresco do peixe”.
A estudar no Politécnico de Viana do Castelo, Rita Montes acredita que a formação que recebeu na Escola Superior de Educação foi fundamental em todo o seu percurso. “O IPVC disponibilizou os professores para me ensinarem inúmeras vertentes artísticas”, descreve, ainda, a mais jovem artista a expor em Des_Romaria.
A ilustração “As mulheres da Ribeira” partilha o terceiro lugar com o trabalho desenvolvido por Francisco Cruz. “Viana na Algibeira”, de Joana Rosa Caçador, foi o trabalho vencedor.
Viana do Castelo foi o cenário da cerimónia de entrega do Star Seeker, o mais recente iate de luxo da Windstar Cruises. Com capacidade para 224 hóspedes, o navio é a primeira construção da nova Classe Star da companhia, reforçando a expansão da sua frota de cruzeiros de pequeno porte.
O porto de Viana do Castelo vai ser ampliado para apoiar a descarbonização do setor naval até 2050, anunciou João Neves, presidente executivo da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).
Caminha, no Alto Minho, e os concelhos galegos de A Guarda e O Rosal receberam aprovação para uma candidatura a fundos transfronteiriços do programa Interreg VI Espanha–Portugal (POCTEP) 2021–2027, no valor de mais de 563 mil euros, destinada à criação formal da eurocidade da Foz do Minho.
A Vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, reuniu-se com os Presidentes das Juntas de Freguesia e das Uniões de Freguesias do concelho, num encontro que teve como objetivo apresentar as respostas sociais existentes e os projetos previstos na área da Coesão Social.
O Governo prepara-se para aprovar hoje, em Conselho de Ministros, o aumento do salário mínimo nacional (SMN) para 920 euros, um acréscimo de 50 euros face aos 870 euros atuais. A medida já foi confirmada pela ministra do Trabalho, Rosário Palma Ramalho.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve seis homens e uma mulher suspeitos de integrarem um grupo organizado responsável por várias dezenas de furtos em lares de idosos, centros de dia e juntas de freguesia, com especial incidência em distritos do Norte e Centro do país, incluindo Viana do Castelo.
A Juventude Viana voltou a demonstrar toda a sua força mental e qualidade coletiva ao vencer, fora de casa, a UD Oliveirense B por 8-4, em jogo da 10.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Hóquei em Patins, disputado no Pavilhão Dr. Salvador Machado, em Oliveira de Azeméis.