Logo
Regional

Aluguer de autocarros é “plano B” para garantir transporte público em Viana do Castelo

23 Julho, 2025 | 10:25
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

O presidente da Câmara de Viana do Castelo disse que o aluguer, por três meses, de 10 autocarros é o “plano B” para garantir, em setembro, transportes públicos face ao atraso na chegada dos veículos comprados pela autarquia.

“É o nosso plano B para garantirmos o serviço de transportes público a partir de 23 setembro. Se for preciso ativar [plano B], ativamos. Se não for preciso, não ativamos”, afirmou Luís Nobre no período antes da ordem do dia da reunião camarária.

O socialista Luís Nobre respondia a uma interpelação do vereador independente Eduardo Teixeira sobre um comunicado hoje emitido pelo grupo Avic que acusa o município de “amadorismo” e de não estar “minimamente preparado para assumir a operação direta da rede urbana, como havia publicamente anunciado, revelando também que os autocarros elétricos que a Câmara garantiu que estariam disponíveis no primeiro dia não chegarão a tempo, e nem sequer o sistema de bilhética se encontra adjudicado”.

A concessão do serviço público de transporte coletivo de passageiros assegurada pela Transcunha – Transportes Rodoviários de Viana, Lda., do grupo Avic, termina em 22 de setembro.

Luís Nobre explicou a abertura, na última quarta-feira, de um concurso público para o aluguer de 10 autocarros com o atraso na entrega, por um fornecedor chinês, de 15 veículos elétricos comprados por 5,1 milhões de euros em março.

“O fornecedor dos autocarros é chinês. Os autocarros elétricos vêm a bordo de um navio que tem de cumprir 55 dias pelo oceano até chegar a Portugal”, disse, acrescentando que o transporte marítimo está atualmente sujeito “ao contexto dos conflitos internacionais em curso”.

O autarca garantiu que a câmara “está absolutamente preparada” para, a partir de 23 de setembro, assegurar um serviço que vai representar “um salto para o século XXI”.

De acordo com o anúncio publicado em Diário da República (DR), o preço base do procedimento do aluguer dos 10 autocarros é de 309 mil euros.

Segundo aquele anúncio, o prazo para apresentação das propostas termina às 17h00 do dia 13 de agosto, sendo que os concorrentes são obrigados a mantê-las 66 dias a contar do termo daquela data.

Para o Grupo Avic, a decisão tomada pela autarquia revela “impreparação total para assumir a operação dos transportes urbanos”.

Na nota enviada às redações, a transportadora refere que o município “recusou durante anos a proposta apresentada pela Transcunha para a atualização das compensações por Obrigações de Serviço Público (OSP), cuja última proposta para 2024 tinha o valor médio de 315,65 euros/dia por viatura e incluía toda a operação, viatura, motorista, bilhética, serviços de apoio ao cliente, bilheteiras, etc.”

“O mesmo município acaba agora por lançar um concurso público onde está disposto a pagar 344,44 euros/dia apenas pelas viaturas, excluindo todos os restantes custos (motoristas, etc.). Este facto adquire particular gravidade tendo em conta que o Município se encontra atualmente a responder, num processo arbitral instaurado pela Transcunha em 19 de maio, por múltiplas violações contratuais e pela recusa injustificada de compensar adequadamente os impactos financeiros da concessão”, acrescenta.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 10 Novembro, 2025

Valença: Feira dos Santos de Cerdal corre Mundo através dos CTT

A Capela de São Bento da Lagoa, em Cerdal, recebeu um público numeroso para assistir às “Conversas da Feira 2025”, subordinadas ao tema “Feira dos Santos de Cerdal – Uma Feira Transformada em Selo”.

Nacional 10 Novembro, 2025

Escolas de Viana do Castelo integram programa internacional de literacia anticorrupção

Três escolas do distrito de Viana do Castelo foram selecionadas para participar na 5.ª edição do programa RedEscolas AntiCorrupção, uma iniciativa internacional que promove a integridade e a transparência entre os jovens.

Regional 10 Novembro, 2025

Estão abertas as inscrições para o Mercado de Natal 2025 em Vila Nova de Cerveira

A magia do Natal está prestes a regressar a Vila Nova de Cerveira, e a Câmara Municipal já abriu as inscrições para o Mercado de Natal 2025, que este ano promete transformar a vila num verdadeiro “Conto de Natal”.

Regional 10 Novembro, 2025

Diocese de Viana do Castelo apela à renovação e compromisso comunitário

Centenas de fiéis participaram este domingo, 9 de novembro, na celebração do Dia da Diocese de Viana do Castelo, que coincidiu com o Dia Jubilar dos Acólitos, a Semana dos Seminários e a Abertura do Ano da Pastoral Juvenil. A jornada culminou com uma Eucaristia na igreja de São Domingos, presidida pelo Bispo diocesano, D. João Lavrador.

Regional 10 Novembro, 2025

Viana do Castelo assinala 400 anos do Convento do Carmo com Jornadas de História

O Convento do Carmo de Viana do Castelo celebra este ano uma data de profundo significado histórico e espiritual: os 400 anos da sua inauguração e do início da vida comunitária dos Carmelitas Descalços, ocorridos a 8 de maio de 1625.

Regional 10 Novembro, 2025

Arcos de Valdevez investe 2,5 milhões na ampliação do Centro de Saúde

A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez aprovou a abertura de concurso público para a ampliação e requalificação do Centro de Saúde, num investimento base de cerca de 2,5 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Regional 10 Novembro, 2025

Valença prolonga prazo do concurso para construção de creche em Gandra

A Câmara de Valença prolongou até 21 de novembro o prazo para a entrega de propostas no concurso público da nova creche da zona industrial, um investimento de 1,5 milhões de euros.