O presidente da Câmara de Viana do Castelo disse que o aluguer, por três meses, de 10 autocarros é o “plano B” para garantir, em setembro, transportes públicos face ao atraso na chegada dos veículos comprados pela autarquia.
“É o nosso plano B para garantirmos o serviço de transportes público a partir de 23 setembro. Se for preciso ativar [plano B], ativamos. Se não for preciso, não ativamos”, afirmou Luís Nobre no período antes da ordem do dia da reunião camarária.
O socialista Luís Nobre respondia a uma interpelação do vereador independente Eduardo Teixeira sobre um comunicado hoje emitido pelo grupo Avic que acusa o município de “amadorismo” e de não estar “minimamente preparado para assumir a operação direta da rede urbana, como havia publicamente anunciado, revelando também que os autocarros elétricos que a Câmara garantiu que estariam disponíveis no primeiro dia não chegarão a tempo, e nem sequer o sistema de bilhética se encontra adjudicado”.
A concessão do serviço público de transporte coletivo de passageiros assegurada pela Transcunha – Transportes Rodoviários de Viana, Lda., do grupo Avic, termina em 22 de setembro.
Luís Nobre explicou a abertura, na última quarta-feira, de um concurso público para o aluguer de 10 autocarros com o atraso na entrega, por um fornecedor chinês, de 15 veículos elétricos comprados por 5,1 milhões de euros em março.
“O fornecedor dos autocarros é chinês. Os autocarros elétricos vêm a bordo de um navio que tem de cumprir 55 dias pelo oceano até chegar a Portugal”, disse, acrescentando que o transporte marítimo está atualmente sujeito “ao contexto dos conflitos internacionais em curso”.
O autarca garantiu que a câmara “está absolutamente preparada” para, a partir de 23 de setembro, assegurar um serviço que vai representar “um salto para o século XXI”.
De acordo com o anúncio publicado em Diário da República (DR), o preço base do procedimento do aluguer dos 10 autocarros é de 309 mil euros.
Segundo aquele anúncio, o prazo para apresentação das propostas termina às 17h00 do dia 13 de agosto, sendo que os concorrentes são obrigados a mantê-las 66 dias a contar do termo daquela data.
Para o Grupo Avic, a decisão tomada pela autarquia revela “impreparação total para assumir a operação dos transportes urbanos”.
Na nota enviada às redações, a transportadora refere que o município “recusou durante anos a proposta apresentada pela Transcunha para a atualização das compensações por Obrigações de Serviço Público (OSP), cuja última proposta para 2024 tinha o valor médio de 315,65 euros/dia por viatura e incluía toda a operação, viatura, motorista, bilhética, serviços de apoio ao cliente, bilheteiras, etc.”
“O mesmo município acaba agora por lançar um concurso público onde está disposto a pagar 344,44 euros/dia apenas pelas viaturas, excluindo todos os restantes custos (motoristas, etc.). Este facto adquire particular gravidade tendo em conta que o Município se encontra atualmente a responder, num processo arbitral instaurado pela Transcunha em 19 de maio, por múltiplas violações contratuais e pela recusa injustificada de compensar adequadamente os impactos financeiros da concessão”, acrescenta.
Às vezes, uma simples formatação num computador revela pequenos tesouros guardados no fundo do tempo. Fotografias antigas, pastas esquecidas, fragmentos de uma infância que, à distância, parecem pertencer a outro mundo — e talvez pertençam mesmo.
As ruas de Tomiño e Vila Nova de Cerveira voltam a receber cavaletes, telas e artistas com muita criatividade, no XIII Concurso de Pintura ao Ar Livre Antonio Fernández, a 17 de agosto, organizado pela Eurocidade Cerveira-Tomiño, com a colaboração da Fundação Bienal de Arte de Cerveira e da Comunidade de Baldios de Goián.
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