A edição 2023 do Viana Surf City Festival (VSCF), integrada nos eventos oficiais de Viana do Castelo Cidade Europeia do Desporto, terminou no passado dia 26 de agosto. A etapa final do Shark Series, o XXIV Luso Galaico e o III Surfing Viana d´Agonia formaram a “Triple Crown” de eventos de surfing que iluminaram a capital do surf do Norte com uma calorosa competição, na praia da Arda, em Afife, de 17 a 26 de agosto.
Estes seis dias de competição, reuniram cerca de 160 atletas portugueses e galegos. Esta amizade contabiliza mais de 24 anos, com a Federação Galega de Surf como interlocutora.
Não obstante a época quente do ano, as ondas mantiveram-se muito consistentes, o que permitiu alto nível de competição durante os três eventos.
Proporcionar desafios competitivos masculinos e femininos nas diversas modalidades de surfing − surf, bodyboard e longboard − é uma prioridade para o Surf Clube de Viana (SCV). A formação de base para a vida dos jovens através do desporto, sensibilidade para a inclusão e sustentabilidade ambiental assumem posição de destaque para este clube nortenho.
Acresce ainda que toda a organização esteve comprometida com a pegada ecológica neutra. Eliminando totalmente a utilização de plástico e papel e incluindo a disponibilização de uma plataforma digital para acesso exclusivo aos scores e seeding das provas a todos os atletas, treinadores e pais.
Em todas as etapas do circuito Shark Series (circuito interno de formação 2023), também foi desenvolvida uma campanha de sensibilização pública sobre o papel e vulnerabilidade dos tubarões nos oceanos, com destaque para as espécies “Tigre”, “Raposa”, “Cabeça-Chata” e “Frade”.
Ainda, na esteira da formação e no âmbito do programa Erasmus+, o VSCF foi também palco para experiências práticas de juízes alemães, recém-formados pela Deutscher Wellenreitverband e.V. (Federação Alemã de Surf), sob a coordenação do SCV.
O presidente do SCV João Zamith constatou que “a organização deste festival de surf e duração (seis dias) dos três campeonatos foi muito desafiante, mas possível graças à notável capacidade organizativa da equipa do clube. Estas iniciativas destinam-se a promover o fair-play, a interculturalidade e a competição entre jovens, bem como a proporcionar momentos de confraternização e amizade entre atletas, pais e treinadores”.
O SCV congratula todos os vencedores e agradece a todos os que diariamente contribuem para o sucesso do desporto e do VSCF em particular como referência nacional e internacional.
Aos patrocinadores, parceiros, voluntários e amigos do SCV um agradecimento muito especial por possibilitarem o fecho do verão com muita satisfação e mais uma missão cumprida.
Vencedores do Viana Surf City Festival 2023
Circuito Shark Series: Manuel Madruga no Surf Formação Masculino, Sofia Gil no Surf Formação Feminino e Sérgio MacManus no Bodyboard Formação.
Luso Galaico: Nas categorias Surf Open, Surf Feminino, Bodyboard Open, Longboard Open e Longboard Feminino, em primeiro lugar ficaram respetivamente Sebastian Bamonde, Teresa Pereira, Alfonso Argibay Uceda, Tomás Bogalho e Francisca Califórnia.
Surfing Viana d´Agonia: No Surf Sub 18 João Maria Pereira, Surf Sub 18 Feminino Ana Lima, Surf Sub 16 Manuel Madruga, Surf Sub 12 Xavier Neves e Surf Sub 10 Levi Hummel.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.
Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.