A edição 2023 do Viana Surf City Festival (VSCF), integrada nos eventos oficiais de Viana do Castelo Cidade Europeia do Desporto, terminou no passado dia 26 de agosto. A etapa final do Shark Series, o XXIV Luso Galaico e o III Surfing Viana d´Agonia formaram a “Triple Crown” de eventos de surfing que iluminaram a capital do surf do Norte com uma calorosa competição, na praia da Arda, em Afife, de 17 a 26 de agosto.
Estes seis dias de competição, reuniram cerca de 160 atletas portugueses e galegos. Esta amizade contabiliza mais de 24 anos, com a Federação Galega de Surf como interlocutora.
Não obstante a época quente do ano, as ondas mantiveram-se muito consistentes, o que permitiu alto nível de competição durante os três eventos.
Proporcionar desafios competitivos masculinos e femininos nas diversas modalidades de surfing − surf, bodyboard e longboard − é uma prioridade para o Surf Clube de Viana (SCV). A formação de base para a vida dos jovens através do desporto, sensibilidade para a inclusão e sustentabilidade ambiental assumem posição de destaque para este clube nortenho.
Acresce ainda que toda a organização esteve comprometida com a pegada ecológica neutra. Eliminando totalmente a utilização de plástico e papel e incluindo a disponibilização de uma plataforma digital para acesso exclusivo aos scores e seeding das provas a todos os atletas, treinadores e pais.
Em todas as etapas do circuito Shark Series (circuito interno de formação 2023), também foi desenvolvida uma campanha de sensibilização pública sobre o papel e vulnerabilidade dos tubarões nos oceanos, com destaque para as espécies “Tigre”, “Raposa”, “Cabeça-Chata” e “Frade”.
Ainda, na esteira da formação e no âmbito do programa Erasmus+, o VSCF foi também palco para experiências práticas de juízes alemães, recém-formados pela Deutscher Wellenreitverband e.V. (Federação Alemã de Surf), sob a coordenação do SCV.
O presidente do SCV João Zamith constatou que “a organização deste festival de surf e duração (seis dias) dos três campeonatos foi muito desafiante, mas possível graças à notável capacidade organizativa da equipa do clube. Estas iniciativas destinam-se a promover o fair-play, a interculturalidade e a competição entre jovens, bem como a proporcionar momentos de confraternização e amizade entre atletas, pais e treinadores”.
O SCV congratula todos os vencedores e agradece a todos os que diariamente contribuem para o sucesso do desporto e do VSCF em particular como referência nacional e internacional.
Aos patrocinadores, parceiros, voluntários e amigos do SCV um agradecimento muito especial por possibilitarem o fecho do verão com muita satisfação e mais uma missão cumprida.
Vencedores do Viana Surf City Festival 2023
Circuito Shark Series: Manuel Madruga no Surf Formação Masculino, Sofia Gil no Surf Formação Feminino e Sérgio MacManus no Bodyboard Formação.
Luso Galaico: Nas categorias Surf Open, Surf Feminino, Bodyboard Open, Longboard Open e Longboard Feminino, em primeiro lugar ficaram respetivamente Sebastian Bamonde, Teresa Pereira, Alfonso Argibay Uceda, Tomás Bogalho e Francisca Califórnia.
Surfing Viana d´Agonia: No Surf Sub 18 João Maria Pereira, Surf Sub 18 Feminino Ana Lima, Surf Sub 16 Manuel Madruga, Surf Sub 12 Xavier Neves e Surf Sub 10 Levi Hummel.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.
O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.
A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.