A edição 2023 do Viana Surf City Festival (VSCF), integrada nos eventos oficiais de Viana do Castelo Cidade Europeia do Desporto, terminou no passado dia 26 de agosto. A etapa final do Shark Series, o XXIV Luso Galaico e o III Surfing Viana d´Agonia formaram a “Triple Crown” de eventos de surfing que iluminaram a capital do surf do Norte com uma calorosa competição, na praia da Arda, em Afife, de 17 a 26 de agosto.
Estes seis dias de competição, reuniram cerca de 160 atletas portugueses e galegos. Esta amizade contabiliza mais de 24 anos, com a Federação Galega de Surf como interlocutora.
Não obstante a época quente do ano, as ondas mantiveram-se muito consistentes, o que permitiu alto nível de competição durante os três eventos.
Proporcionar desafios competitivos masculinos e femininos nas diversas modalidades de surfing − surf, bodyboard e longboard − é uma prioridade para o Surf Clube de Viana (SCV). A formação de base para a vida dos jovens através do desporto, sensibilidade para a inclusão e sustentabilidade ambiental assumem posição de destaque para este clube nortenho.
Acresce ainda que toda a organização esteve comprometida com a pegada ecológica neutra. Eliminando totalmente a utilização de plástico e papel e incluindo a disponibilização de uma plataforma digital para acesso exclusivo aos scores e seeding das provas a todos os atletas, treinadores e pais.
Em todas as etapas do circuito Shark Series (circuito interno de formação 2023), também foi desenvolvida uma campanha de sensibilização pública sobre o papel e vulnerabilidade dos tubarões nos oceanos, com destaque para as espécies “Tigre”, “Raposa”, “Cabeça-Chata” e “Frade”.
Ainda, na esteira da formação e no âmbito do programa Erasmus+, o VSCF foi também palco para experiências práticas de juízes alemães, recém-formados pela Deutscher Wellenreitverband e.V. (Federação Alemã de Surf), sob a coordenação do SCV.
O presidente do SCV João Zamith constatou que “a organização deste festival de surf e duração (seis dias) dos três campeonatos foi muito desafiante, mas possível graças à notável capacidade organizativa da equipa do clube. Estas iniciativas destinam-se a promover o fair-play, a interculturalidade e a competição entre jovens, bem como a proporcionar momentos de confraternização e amizade entre atletas, pais e treinadores”.
O SCV congratula todos os vencedores e agradece a todos os que diariamente contribuem para o sucesso do desporto e do VSCF em particular como referência nacional e internacional.
Aos patrocinadores, parceiros, voluntários e amigos do SCV um agradecimento muito especial por possibilitarem o fecho do verão com muita satisfação e mais uma missão cumprida.
Vencedores do Viana Surf City Festival 2023
Circuito Shark Series: Manuel Madruga no Surf Formação Masculino, Sofia Gil no Surf Formação Feminino e Sérgio MacManus no Bodyboard Formação.
Luso Galaico: Nas categorias Surf Open, Surf Feminino, Bodyboard Open, Longboard Open e Longboard Feminino, em primeiro lugar ficaram respetivamente Sebastian Bamonde, Teresa Pereira, Alfonso Argibay Uceda, Tomás Bogalho e Francisca Califórnia.
Surfing Viana d´Agonia: No Surf Sub 18 João Maria Pereira, Surf Sub 18 Feminino Ana Lima, Surf Sub 16 Manuel Madruga, Surf Sub 12 Xavier Neves e Surf Sub 10 Levi Hummel.
A Juventude Viana desloca-se este sábado a Espinho, às 21h30, para enfrentar a Associação Académica de Espinho na 16.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
O Município de Ponte da Barca está a dar um passo importante na aproximação aos munícipes com a reestruturação e modernização do seu portal institucional. O objetivo é tornar a comunicação mais eficiente e melhorar o acesso aos serviços municipais.
Viana do Castelo vai receber hoje, sábado, um duelo de alto nível do futsal feminino nacional. O Santa Luzia FC recebe o GD Árvore, às 18h00, no Pavilhão José Natário, em jogo a contar para os oitavos de final da Taça de Portugal.
Rui Felgueiras foi eleito Magister da Tuna de Veteranos de Viana do Castelo, sucedendo no cargo a Licínio Torre, na sequência das eleições internas realizadas esta semana.
O Conselho Local de Ação Social (CLAS) reuniu-se esta sexta-feira na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, sob a presidência da vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, para apresentar novas ferramentas e projetos que reforçam a intervenção social no concelho.
O rio Minho transbordou durante a madrugada de quinta-feira, atingindo o muro das termas novas de Monção e provocando inundações em várias zonas da vila. Entre as áreas afetadas estão o parque infantil, o exterior da piscina municipal e o estacionamento do parque das Caldas.
O jogo entre as equipas seniores masculinas do Voleibol Clube de Viana e do Sport Operário Marinhense, agendado para este sábado, não se vai realizar devido aos estragos provocados pela depressão Kristin na região de Leiria.