Logo
Regional

Alto Minho revalida galardão de platina como destino verde pela Green Destinations

5 Outubro, 2024 | 17:25
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

O Alto Minho foi distinguido, pela terceira vez, com o galardão Platinum Green Destinations Award (Destino Verde Platina), na sequência da renovação da candidatura submetida pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) ao programa Green Destinations Awards.

Este prémio reconhece a política de sustentabilidade e o trabalho desenvolvido pelas entidades do território em prol da sustentabilidade, assim como a excelência na gestão de destinos sustentáveis, abrangendo áreas como a conservação da natureza e do património, a gestão de resíduos, e a energia e o clima.

O programa Green Destinations Awards certifica e promove destinos turísticos sustentáveis, a nível internacional, com base em critérios ambientais, culturais, económicos, sociais e de gestão. O reconhecimento do Alto Minho foi obtido após um extenso processo de revisão de informações, iniciativas e projetos, de forma a cumprir com cerca de 100 critérios e indicadores de sustentabilidade, divididos em seis temáticas: gestão do destino; natureza e paisagem; ambiente e clima; cultura e tradição; bem-estar social; negócios e hospitalidade. Além disso, o processo incluiu uma auditoria de dois dias no território.

Este galardão é também um reconhecimento dos esforços do Alto Minho na promoção da sustentabilidade turística. Este processo avalia não só elementos visíveis e tangíveis, como o património natural, mas também as políticas e planos de gestão que incorporam os princípios do desenvolvimento sustentável.

Importa mencionar que o galardão Green Destinations Platinum constitui um passo significativo para a obtenção da certificação de desempenho sustentável do território, sendo esta totalmente baseada em evidências e verificada de forma independente, de acordo com os padrões internacionais ditados pelo Conselho Global de Turismo Sustentável.

Salienta-se que, além de ser Green Destination Platinum desde 2019, o Alto Minho integra, desde 2018, a lista dos 100 melhores destinos sustentáveis ​​do mundo, no âmbito da iniciativa Top 100 Stories Green Destinations.

Sobre a Green Destinations

O programa de atribuição de galardões e certificações da Green Destinations desafia os destinos (municípios, áreas protegidas e propriedades privadas) a promover uma gestão responsável e sustentável de forma contínua, incentivando o sector do turismo a adotar práticas ambientais rigorosas. Os destinos participantes seguem um sistema de gestão sustentável, com uma verificação independente do desempenho e progresso, a cada dois anos, juntamente com recomendações de melhoria. A certificação Green Destinations é acreditada pelo Conselho Global de Turismo Sustentável.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 31 Dezembro, 2025

Arranque do Novo Mercado e do TuViana marcam setembro de 2025 em Viana do Castelo

Setembro ficou marcado pelo início de dois grandes projetos que vão transformar a cidade: o novo Mercado Municipal, com obras a arrancar no terreno do antigo prédio Coutinho, e o TuViana, o novo sistema de transportes urbanos 100% elétrico que começou a operar, melhorando a mobilidade no centro histórico, periferia e freguesias.

Nacional 31 Dezembro, 2025

Pensionistas recebem aumento de 2,8% já em janeiro

Os pensionistas vão receber, já em janeiro, o aumento das pensões previsto por lei, anunciou o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. A maioria verá as suas pensões subir 2,8%, com os valores refletidos diretamente no pagamento do mês de janeiro.

Regional 31 Dezembro, 2025

Eurocidade Cerveira-Tomiño recebe 521 mil euros para projeto de inovação e empreendedorismo

Vila Nova de Cerveira e Tomiño, na Galiza, vão receber um investimento de mais de 521 mil euros com o projeto Eurocidade Inteligente, aprovado no âmbito do Programa Interreg VI-A Espanha–Portugal. Do total, 391 mil euros são financiados pelo FEDER.

Regional 31 Dezembro, 2025

Viana do Castelo recebe 2026 com a Free Running da “Ressaca” no Cabedelo

O ano de 2026 arranca em Viana do Castelo com energia e espírito desportivo graças à já tradicional Free Running da “Ressaca”, marcada para as 10h00 do dia 1 de janeiro.

Regional 31 Dezembro, 2025

Há 4 anos partia Francisco Sampaio, o “Senhor Turismo” do Alto Minho

Assinala-se hoje o quarto aniversário da morte de Francisco José Torres Sampaio (1937–2021), personalidade incontornável da vida cultural e turística do Alto Minho, amplamente reconhecido como o “Senhor Turismo” da região.

Questionários presenciais e digitais avaliam impacto da Romaria d'Agonia
Regional 31 Dezembro, 2025

Romaria d` Agonia voltou a afirmar Viana do Castelo como capital da tradição em agosto de 2025

A Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia voltou, em agosto de 2025, a colocar Viana do Castelo no centro das maiores manifestações religiosas e culturais do país, reunindo milhares de fiéis, visitantes e turistas numa celebração que cruzou fé, identidade e tradição popular.

Regional 31 Dezembro, 2025

Edição especial de fim de ano do “Viana, Moscatel e Banana” anima hoje o centro histórico

O centro histórico de Viana do Castelo é hoje palco de uma edição especial de fim de ano do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, que promete animar vianenses e visitantes ao longo de todo o dia, na Praça da República, entre as 10h00 e as 20h00.