O Alto Minho foi distinguido, pela terceira vez, com o galardão Platinum Green Destinations Award (Destino Verde Platina), na sequência da renovação da candidatura submetida pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) ao programa Green Destinations Awards.
Este prémio reconhece a política de sustentabilidade e o trabalho desenvolvido pelas entidades do território em prol da sustentabilidade, assim como a excelência na gestão de destinos sustentáveis, abrangendo áreas como a conservação da natureza e do património, a gestão de resíduos, e a energia e o clima.
O programa Green Destinations Awards certifica e promove destinos turísticos sustentáveis, a nível internacional, com base em critérios ambientais, culturais, económicos, sociais e de gestão. O reconhecimento do Alto Minho foi obtido após um extenso processo de revisão de informações, iniciativas e projetos, de forma a cumprir com cerca de 100 critérios e indicadores de sustentabilidade, divididos em seis temáticas: gestão do destino; natureza e paisagem; ambiente e clima; cultura e tradição; bem-estar social; negócios e hospitalidade. Além disso, o processo incluiu uma auditoria de dois dias no território.
Este galardão é também um reconhecimento dos esforços do Alto Minho na promoção da sustentabilidade turística. Este processo avalia não só elementos visíveis e tangíveis, como o património natural, mas também as políticas e planos de gestão que incorporam os princípios do desenvolvimento sustentável.
Importa mencionar que o galardão Green Destinations Platinum constitui um passo significativo para a obtenção da certificação de desempenho sustentável do território, sendo esta totalmente baseada em evidências e verificada de forma independente, de acordo com os padrões internacionais ditados pelo Conselho Global de Turismo Sustentável.
Salienta-se que, além de ser Green Destination Platinum desde 2019, o Alto Minho integra, desde 2018, a lista dos 100 melhores destinos sustentáveis do mundo, no âmbito da iniciativa Top 100 Stories Green Destinations.
Sobre a Green Destinations
O programa de atribuição de galardões e certificações da Green Destinations desafia os destinos (municípios, áreas protegidas e propriedades privadas) a promover uma gestão responsável e sustentável de forma contínua, incentivando o sector do turismo a adotar práticas ambientais rigorosas. Os destinos participantes seguem um sistema de gestão sustentável, com uma verificação independente do desempenho e progresso, a cada dois anos, juntamente com recomendações de melhoria. A certificação Green Destinations é acreditada pelo Conselho Global de Turismo Sustentável.
O Centro Cultural de Viana do Castelo será, uma vez mais, palco do New Year 2026, um dos eventos de passagem de ano mais aguardados da região. Organizado pela Collective e pelo Santa Luzia Futebol Clube, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo, prometendo uma noite de elegância, sofisticação e diversão.
O evento “Remember Luziamar”, previsto para se realizar no Club Lote 5, em Viana do Castelo, foi cancelado por falta de acordo entre a gerência do espaço e o detentor da marca registada.
Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.
A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.