O Alto Minho foi distinguido, pela terceira vez, com o galardão Platinum Green Destinations Award (Destino Verde Platina), na sequência da renovação da candidatura submetida pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) ao programa Green Destinations Awards.
Este prémio reconhece a política de sustentabilidade e o trabalho desenvolvido pelas entidades do território em prol da sustentabilidade, assim como a excelência na gestão de destinos sustentáveis, abrangendo áreas como a conservação da natureza e do património, a gestão de resíduos, e a energia e o clima.
O programa Green Destinations Awards certifica e promove destinos turísticos sustentáveis, a nível internacional, com base em critérios ambientais, culturais, económicos, sociais e de gestão. O reconhecimento do Alto Minho foi obtido após um extenso processo de revisão de informações, iniciativas e projetos, de forma a cumprir com cerca de 100 critérios e indicadores de sustentabilidade, divididos em seis temáticas: gestão do destino; natureza e paisagem; ambiente e clima; cultura e tradição; bem-estar social; negócios e hospitalidade. Além disso, o processo incluiu uma auditoria de dois dias no território.
Este galardão é também um reconhecimento dos esforços do Alto Minho na promoção da sustentabilidade turística. Este processo avalia não só elementos visíveis e tangíveis, como o património natural, mas também as políticas e planos de gestão que incorporam os princípios do desenvolvimento sustentável.
Importa mencionar que o galardão Green Destinations Platinum constitui um passo significativo para a obtenção da certificação de desempenho sustentável do território, sendo esta totalmente baseada em evidências e verificada de forma independente, de acordo com os padrões internacionais ditados pelo Conselho Global de Turismo Sustentável.
Salienta-se que, além de ser Green Destination Platinum desde 2019, o Alto Minho integra, desde 2018, a lista dos 100 melhores destinos sustentáveis do mundo, no âmbito da iniciativa Top 100 Stories Green Destinations.
Sobre a Green Destinations
O programa de atribuição de galardões e certificações da Green Destinations desafia os destinos (municípios, áreas protegidas e propriedades privadas) a promover uma gestão responsável e sustentável de forma contínua, incentivando o sector do turismo a adotar práticas ambientais rigorosas. Os destinos participantes seguem um sistema de gestão sustentável, com uma verificação independente do desempenho e progresso, a cada dois anos, juntamente com recomendações de melhoria. A certificação Green Destinations é acreditada pelo Conselho Global de Turismo Sustentável.
Viana do Castelo dá hoje início oficial à época natalícia com a inauguração da iluminação de Natal, marcada para as 18h00 deste sábado, no centro histórico. O momento simbólico assinala o arranque de uma programação que se prolongará até 12 de janeiro de 2026, com dezenas de iniciativas destinadas a animar a cidade e a atrair visitantes de toda a região.
A Juventude Viana regressa à competição este sábado, dia 8 de novembro, para disputar a 6.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins. A formação vianense recebe o SC Marinhense, no Pavilhão José Natário, a partir das 21h30, num jogo que contará com transmissão em direto na Viana TV.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, pediu para integrar o grupo de trabalho criado pelo Governo para avaliar a situação das salas de cinema no país, manifestando disponibilidade para contribuir com “ações de mitigação” face ao eventual encerramento das quatro salas do Estação Viana Shopping.
A Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESS-IPVC) acolheu o II Encontro Nacional da Rede Académica de Literacia em Saúde (RALS), que reuniu especialistas, docentes e investigadores de todo o país para refletir sobre o papel da literacia na promoção de comunidades mais informadas e saudáveis.
O SC Vianense desloca-se este domingo ao terreno do CD Celoricense, em jogo a contar para a 9.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal. A partida está marcada para as 15h00.
A Polícia Judiciária realizou na terça-feira buscas no quartel dos Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez. A investigação, motivada por uma denúncia anónima, centra-se em seis bombeiros e está relacionada com alegadas irregularidades nos pagamentos estatais de combate aos incêndios florestais.
Este sábado, 8 de novembro, às 10h30, a Biblioteca Municipal de Valença volta a encher-se de imaginação e partilha com mais uma sessão do ciclo “Histórias em Família”, desta vez com a história “Gusta, a Trapicheira”, da autora Rita Nicolau.