O Alto Minho foi distinguido, pela terceira vez, com o galardão Platinum Green Destinations Award (Destino Verde Platina), na sequência da renovação da candidatura submetida pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) ao programa Green Destinations Awards.
Este prémio reconhece a política de sustentabilidade e o trabalho desenvolvido pelas entidades do território em prol da sustentabilidade, assim como a excelência na gestão de destinos sustentáveis, abrangendo áreas como a conservação da natureza e do património, a gestão de resíduos, e a energia e o clima.
O programa Green Destinations Awards certifica e promove destinos turísticos sustentáveis, a nível internacional, com base em critérios ambientais, culturais, económicos, sociais e de gestão. O reconhecimento do Alto Minho foi obtido após um extenso processo de revisão de informações, iniciativas e projetos, de forma a cumprir com cerca de 100 critérios e indicadores de sustentabilidade, divididos em seis temáticas: gestão do destino; natureza e paisagem; ambiente e clima; cultura e tradição; bem-estar social; negócios e hospitalidade. Além disso, o processo incluiu uma auditoria de dois dias no território.
Este galardão é também um reconhecimento dos esforços do Alto Minho na promoção da sustentabilidade turística. Este processo avalia não só elementos visíveis e tangíveis, como o património natural, mas também as políticas e planos de gestão que incorporam os princípios do desenvolvimento sustentável.
Importa mencionar que o galardão Green Destinations Platinum constitui um passo significativo para a obtenção da certificação de desempenho sustentável do território, sendo esta totalmente baseada em evidências e verificada de forma independente, de acordo com os padrões internacionais ditados pelo Conselho Global de Turismo Sustentável.
Salienta-se que, além de ser Green Destination Platinum desde 2019, o Alto Minho integra, desde 2018, a lista dos 100 melhores destinos sustentáveis do mundo, no âmbito da iniciativa Top 100 Stories Green Destinations.
Sobre a Green Destinations
O programa de atribuição de galardões e certificações da Green Destinations desafia os destinos (municípios, áreas protegidas e propriedades privadas) a promover uma gestão responsável e sustentável de forma contínua, incentivando o sector do turismo a adotar práticas ambientais rigorosas. Os destinos participantes seguem um sistema de gestão sustentável, com uma verificação independente do desempenho e progresso, a cada dois anos, juntamente com recomendações de melhoria. A certificação Green Destinations é acreditada pelo Conselho Global de Turismo Sustentável.
O antigo presidente da Câmara de Viana do Castelo, Defensor Moura, vai lançar o seu mais recente livro, “Caramuru – Diogo Álvares, de Viana!”, numa sessão marcada para quarta-feira, 17 de dezembro, às 17h30, na Biblioteca Municipal.
A Eurocidade Tui-Valença apresenta o Calendário 2026, uma iniciativa solidária que pretende envolver as comunidades de ambos os municípios no apoio às famílias mais necessitadas. Esta ação reforça o compromisso da Eurocidade com a cooperação transfronteiriça e com a promoção de valores de entreajuda e responsabilidade social.
A banda Bela Trama, natural de Viana do Castelo, protagonizou um momento singular ao atuar em pleno deserto do Saara, nas imponentes dunas de Erg Chebbi, em Merzouga (Marrocos).
Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.
Viana do Castelo encerra este sábado, 13 de novembro, o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com uma cerimónia especial no Teatro Municipal Sá de Miranda, marcada para as 21h00.
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.
A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.