A região do Alto Minho acaba de renovar o seu reconhecimento como Estação Náutica de Portugal, um selo de qualidade atribuído na sequência de um processo de renovação de candidatura da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) ao Fórum Oceano - Associação de Economia do Mar, entidade responsável pela certificação.
A renovação da certificação foi oficialmente anunciada em Leixões, num evento da Rede de Estações Náutica de Portugal integrado no Business2Sea.
Refira-se que a Estação Náutica do Alto Minho foi certificada pela primeira vez em novembro de 2018, no âmbito de um projeto desencadeado pela Fórum Oceano (inspirado nas experiências existentes em França e em Espanha), fazendo atualmente parte de uma rede nacional composta por 38 estações.
Esta iniciativa tem como objetivo desenvolver redes de oferta turística náutica de qualidade, organizadas a partir da valorização integrada dos recursos náuticos presentes num território, que incluam a oferta de alojamento, restauração, atividades náuticas e outros serviços relevantes para a atração de turistas e outros utilizadores, acrescentando valor e criando experiências diversificadas e integradas.
A renovação da certificação do Alto Minho como Estação Náutica permitirá dar continuidade ao trabalho dos municípios na área do turismo náutico e reforçar uma rede de atuação conjunta de âmbito local e sub-regional, atualmente com cerca de 30 parceiros, que agregue, fomente e consolide todos os recursos e serviços relacionados com o sector, garantindo uma oferta integrada, competitiva e de qualidade.
Para os próximos três anos, a Estação Náutica do Alto Minho tem como objetivos prioritários promover a sustentabilidade, preservar o património natural e cultural, e destacar a exclusividade do território em mercados estratégicos. Serão desenvolvidas ações como a certificação de municípios e empresas segundo critérios GSTC – Global Sustainable Tourism Council (padrões internacionais de sustentabilidade para destinos turísticos), promoção do património, gastronomia e vinhos, e criação de roteiros turísticos acessíveis.
Nos últimos cinco anos, a Estação Náutica do Alto Minho realizou diversas iniciativas internacionais, que incluíram a participação em feiras como NAUTICAMPO 2022 e BOOT 2023, a organização de Fam Trips com jornalistas e operadores turísticos europeus, o apoio à Regata do Caminho Marítimo de Santiago e visitas guiadas à Caravela Vera Cruz, que envolveram mais de 570 alunos.
A renovação deste reconhecimento reforça o posicionamento do Alto Minho como um destino de excelência para a prática de atividades náuticas, consolidando uma estratégia integrada de desenvolvimento turístico e territorial.
Um homem, com cerca de 40 anos, foi resgatado na manhã desta quinta-feira da Ínsua da Lapela, no concelho de Monção, depois de ter ficado isolado devido à subida do caudal do rio Minho, na sequência do mau tempo.
Os Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo participaram, entre os dias 22 e 23 de janeiro, numa ação de treino em montanha na Serra da Estrela, em parceria com outras forças de socorro.
A Romaria de Santa Marta prepara-se para animar a comunidade com o Baile de Carnaval, um evento que combina música, convívio e tradição. A iniciativa, aberta a todas as idades, promete celebrar a alegria e a união que marcam a identidade da romaria.
O consumo diário de energia elétrica no sistema elétrico nacional atingiu sucessivos máximos históricos ao longo do mês de janeiro, impulsionado pelo frio intenso que se fez sentir em todo o país, de acordo com dados divulgados pela REN – Redes Energéticas Nacionais.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) lançou o seu primeiro curso na plataforma nacional de ensino online NAU, dedicado à Diabetes, uma das doenças crónicas com maior impacto na população.
No âmbito do combate ao tráfico de estupefacientes, a PSP intercetou, no dia 25 de janeiro, três jovens com idades entre os 15 e os 22 anos, em Ponte de Lima.
O concelho de Viana do Castelo encontra-se hoje, 28 de janeiro de 2026, sob Aviso Vermelho devido à forte agitação marítima, de acordo com informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).