Logo
Regional

Alto Minho renova certificação como Estação Náutica de Portugal

19 Novembro, 2024 | 10:25
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

A região do Alto Minho acaba de renovar o seu reconhecimento como Estação Náutica de Portugal, um selo de qualidade atribuído na sequência de um processo de renovação de candidatura da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) ao Fórum Oceano - Associação de Economia do Mar, entidade responsável pela certificação.

A renovação da certificação foi oficialmente anunciada em Leixões, num evento da Rede de Estações Náutica de Portugal integrado no Business2Sea.

Refira-se que a Estação Náutica do Alto Minho foi certificada pela primeira vez em novembro de 2018, no âmbito de um projeto desencadeado pela Fórum Oceano (inspirado nas experiências existentes em França e em Espanha), fazendo atualmente parte de uma rede nacional composta por 38 estações.

Esta iniciativa tem como objetivo desenvolver redes de oferta turística náutica de qualidade, organizadas a partir da valorização integrada dos recursos náuticos presentes num território, que incluam a oferta de alojamento, restauração, atividades náuticas e outros serviços relevantes para a atração de turistas e outros utilizadores, acrescentando valor e criando experiências diversificadas e integradas.

A renovação da certificação do Alto Minho como Estação Náutica permitirá dar continuidade ao trabalho dos municípios na área do turismo náutico e reforçar uma rede de atuação conjunta de âmbito local e sub-regional, atualmente com cerca de 30 parceiros, que agregue, fomente e consolide todos os recursos e serviços relacionados com o sector, garantindo uma oferta integrada, competitiva e de qualidade.

Para os próximos três anos, a Estação Náutica do Alto Minho tem como objetivos prioritários promover a sustentabilidade, preservar o património natural e cultural, e destacar a exclusividade do território em mercados estratégicos. Serão desenvolvidas ações como a certificação de municípios e empresas segundo critérios GSTC – Global Sustainable Tourism Council (padrões internacionais de sustentabilidade para destinos turísticos), promoção do património, gastronomia e vinhos, e criação de roteiros turísticos acessíveis.

Nos últimos cinco anos, a Estação Náutica do Alto Minho realizou diversas iniciativas internacionais, que incluíram a participação em feiras como NAUTICAMPO 2022 e BOOT 2023, a organização de Fam Trips com jornalistas e operadores turísticos europeus, o apoio à Regata do Caminho Marítimo de Santiago e visitas guiadas à Caravela Vera Cruz, que envolveram mais de 570 alunos.

A renovação deste reconhecimento reforça o posicionamento do Alto Minho como um destino de excelência para a prática de atividades náuticas, consolidando uma estratégia integrada de desenvolvimento turístico e territorial.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 26 Janeiro, 2026

Eurocidade Tui–Valença recebe II Congresso Internacional de Educação

Tui e Valença vão ser, no final deste mês, o centro de debate sobre os desafios atuais da educação. Nos dias 30 e 31 de janeiro, a Eurocidade acolhe o II Congresso Internacional de Educação da Eurocidade, um evento destinado a professores, educadores, dirigentes escolares e profissionais da área.

Regional 26 Janeiro, 2026

Ponte da Barca apoia apicultores após incêndios com 2 toneladas de alimento para abelhas

A Câmara Municipal de Ponte da Barca entregou cerca de 2.000 kg de alimento para abelhas aos apicultores das freguesias atingidas pelos incêndios de julho e agosto de 2025. Cada colmeia recebeu 2 kg de suplemento alimentar, numa iniciativa que visa garantir a sobrevivência das colónias afetadas e apoiar a recuperação da atividade apícola no concelho.

Câmara de Viana firma protocolos que garantem educação artística e AECs e reforçam ensino profissional
Regional 26 Janeiro, 2026

Viana do Castelo investe 334 mil euros em Juntas e Uniões de Freguesia

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou apoios financeiros às Juntas e Uniões de Freguesia no valor total de 334.200 euros. Os investimentos vão abranger mobilidade, segurança rodoviária, equipamentos e requalificação urbana.

Regional 26 Janeiro, 2026

Webincode aproxima empresas de Viana do Castelo da tecnologia Cegid PHC

A Webincode, parceira certificada do software de gestão Cegid PHC, promoveu uma sessão de formação no FeelViana Sport Hotel, reunindo empresas da região num encontro dedicado à inovação e à transformação digital.

Desporto 26 Janeiro, 2026

Santa Luzia FC sai derrotado em Porto Salvo na Liga Feminina Placard

O Santa Luzia FC saiu derrotado por 4-0 na deslocação ao terreno do Leões de Porto Salvo, em jogo da Liga Feminina Placard, num encontro cujo desfecho final acaba por ser excessivo face ao que se passou, sobretudo, na primeira metade.

Desporto 26 Janeiro, 2026

André Pereira e Solange Jesus brilham na Meia Maratona Manuela Machado

Viana do Castelo voltou a ser palco, este domingo, de um dos maiores eventos desportivos do Alto Minho, com a realização da 27ª JSC Meia Maratona Manuela Machado - Viana Fica no Coração e da 25ª Caminhada Viana Fica no Coração.

Desporto 26 Janeiro, 2026

Campeonato de Portugal: SC Vianense derrota em casa pelo líder Bragança

A equipa do SC Vianense não conseguiu prolongar o bom momento das últimas semanas e perdeu (2-3), este domingo, em casa frente ao líder GD Bragança, em jogo da 16ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal, disputado no Estádio Dr. José de Matos.