A região do Alto Minho acaba de renovar o seu reconhecimento como Estação Náutica de Portugal, um selo de qualidade atribuído na sequência de um processo de renovação de candidatura da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) ao Fórum Oceano - Associação de Economia do Mar, entidade responsável pela certificação.
A renovação da certificação foi oficialmente anunciada em Leixões, num evento da Rede de Estações Náutica de Portugal integrado no Business2Sea.
Refira-se que a Estação Náutica do Alto Minho foi certificada pela primeira vez em novembro de 2018, no âmbito de um projeto desencadeado pela Fórum Oceano (inspirado nas experiências existentes em França e em Espanha), fazendo atualmente parte de uma rede nacional composta por 38 estações.
Esta iniciativa tem como objetivo desenvolver redes de oferta turística náutica de qualidade, organizadas a partir da valorização integrada dos recursos náuticos presentes num território, que incluam a oferta de alojamento, restauração, atividades náuticas e outros serviços relevantes para a atração de turistas e outros utilizadores, acrescentando valor e criando experiências diversificadas e integradas.
A renovação da certificação do Alto Minho como Estação Náutica permitirá dar continuidade ao trabalho dos municípios na área do turismo náutico e reforçar uma rede de atuação conjunta de âmbito local e sub-regional, atualmente com cerca de 30 parceiros, que agregue, fomente e consolide todos os recursos e serviços relacionados com o sector, garantindo uma oferta integrada, competitiva e de qualidade.
Para os próximos três anos, a Estação Náutica do Alto Minho tem como objetivos prioritários promover a sustentabilidade, preservar o património natural e cultural, e destacar a exclusividade do território em mercados estratégicos. Serão desenvolvidas ações como a certificação de municípios e empresas segundo critérios GSTC – Global Sustainable Tourism Council (padrões internacionais de sustentabilidade para destinos turísticos), promoção do património, gastronomia e vinhos, e criação de roteiros turísticos acessíveis.
Nos últimos cinco anos, a Estação Náutica do Alto Minho realizou diversas iniciativas internacionais, que incluíram a participação em feiras como NAUTICAMPO 2022 e BOOT 2023, a organização de Fam Trips com jornalistas e operadores turísticos europeus, o apoio à Regata do Caminho Marítimo de Santiago e visitas guiadas à Caravela Vera Cruz, que envolveram mais de 570 alunos.
A renovação deste reconhecimento reforça o posicionamento do Alto Minho como um destino de excelência para a prática de atividades náuticas, consolidando uma estratégia integrada de desenvolvimento turístico e territorial.
Portugal continental registou, até às 22h00 desta terça-feira, 1.586 ocorrências associadas ao mau tempo, sobretudo inundações, quedas de árvores e estruturas e deslizamentos de terras, de acordo com dados da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
Viana do Castelo ganhou uma nova associação dedicada à mobilidade ativa e sustentável. A Viana Ciclável – Associação pela Mobilidade Ativa e Sustentável foi formalmente constituída no dia 8 de janeiro, com mais de 50 associados fundadores.
Um homem de 44 anos foi detido na madrugada de 24 de janeiro, em Viana do Castelo, por condução de veículo automóvel sob o efeito do álcool, informou o Comando Distrital da PSP.
A Câmara Municipal de Monção aprovou a abertura de candidaturas para a venda de nove lotes na Zona Empresarial de Messegães (ZEM). O processo tem início amanhã, 28 de janeiro, prolongando-se até 27 de fevereiro, conforme edital publicado no portal do município e afixado nos locais habituais.
A freguesia de Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, passa a dispor novamente de um posto dos CTT a partir da próxima segunda-feira, instalado no Centro Coordenador de Transportes, colmatando uma lacuna existente desde o passado dia 16 de janeiro.
Viana do Castelo marcou presença na FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid, uma das mais importantes feiras ibéricas do setor turístico, reforçando a promoção do concelho junto de profissionais e do público espanhol.
Cerca de dez mil clientes estavam sem fornecimento de energia elétrica às 11h30 desta terça-feira, com especial incidência no Norte litoral, incluindo o distrito de Viana do Castelo, na sequência das condições meteorológicas adversas provocadas pela passagem da depressão Joseph.