Logo
Regional

Alto Minho renova certificação como Estação Náutica de Portugal

19 Novembro, 2024 | 10:25
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

A região do Alto Minho acaba de renovar o seu reconhecimento como Estação Náutica de Portugal, um selo de qualidade atribuído na sequência de um processo de renovação de candidatura da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) ao Fórum Oceano - Associação de Economia do Mar, entidade responsável pela certificação.

A renovação da certificação foi oficialmente anunciada em Leixões, num evento da Rede de Estações Náutica de Portugal integrado no Business2Sea.

Refira-se que a Estação Náutica do Alto Minho foi certificada pela primeira vez em novembro de 2018, no âmbito de um projeto desencadeado pela Fórum Oceano (inspirado nas experiências existentes em França e em Espanha), fazendo atualmente parte de uma rede nacional composta por 38 estações.

Esta iniciativa tem como objetivo desenvolver redes de oferta turística náutica de qualidade, organizadas a partir da valorização integrada dos recursos náuticos presentes num território, que incluam a oferta de alojamento, restauração, atividades náuticas e outros serviços relevantes para a atração de turistas e outros utilizadores, acrescentando valor e criando experiências diversificadas e integradas.

A renovação da certificação do Alto Minho como Estação Náutica permitirá dar continuidade ao trabalho dos municípios na área do turismo náutico e reforçar uma rede de atuação conjunta de âmbito local e sub-regional, atualmente com cerca de 30 parceiros, que agregue, fomente e consolide todos os recursos e serviços relacionados com o sector, garantindo uma oferta integrada, competitiva e de qualidade.

Para os próximos três anos, a Estação Náutica do Alto Minho tem como objetivos prioritários promover a sustentabilidade, preservar o património natural e cultural, e destacar a exclusividade do território em mercados estratégicos. Serão desenvolvidas ações como a certificação de municípios e empresas segundo critérios GSTC – Global Sustainable Tourism Council (padrões internacionais de sustentabilidade para destinos turísticos), promoção do património, gastronomia e vinhos, e criação de roteiros turísticos acessíveis.

Nos últimos cinco anos, a Estação Náutica do Alto Minho realizou diversas iniciativas internacionais, que incluíram a participação em feiras como NAUTICAMPO 2022 e BOOT 2023, a organização de Fam Trips com jornalistas e operadores turísticos europeus, o apoio à Regata do Caminho Marítimo de Santiago e visitas guiadas à Caravela Vera Cruz, que envolveram mais de 570 alunos.

A renovação deste reconhecimento reforça o posicionamento do Alto Minho como um destino de excelência para a prática de atividades náuticas, consolidando uma estratégia integrada de desenvolvimento turístico e territorial.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 1 Dezembro, 2025

Ponte de Lima representada nos Prémios Património Ibérico 2025 em Sintra

A 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, que reconhece as boas práticas no setor do património cultural, será entregue a 5 de dezembro, no Auditório do Centro Cultural Olga Cadaval, durante a AR&PA 2025 – Bienal Ibérica de Património Cultural, em Sintra.

Regional 1 Dezembro, 2025

Empreendimento de agroturismo em Mujães promete experiências agrícolas autênticas

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um novo empreendimento de agroturismo em Mujães, inserido numa exploração agrícola de larga escala.

Regional 1 Dezembro, 2025

“Viana é Natal” destaca criatividade das montras e incentiva compras no comércio local

O centro histórico de Viana do Castelo volta a encher-se de luz e animação entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026 com o arranque de “Viana Coração do Natal”, programa promovido pela Câmara Municipal, pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC) e pela Vianafestas. A iniciativa pretende devolver às ruas da cidade a atmosfera festiva e dinamizar o comércio tradicional nesta quadra.

Regional 1 Dezembro, 2025

CP convida a uma viagem encantada no Comboio Histórico do Vouga

Este Natal, a história e a magia juntam-se nos carris do Vouga. A edição de Natal do Comboio Histórico do Vouga regressa entre 7 de dezembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026, oferecendo uma experiência única para toda a família, com nove viagens programadas aos sábados e domingos.

Desporto 30 Novembro, 2025

AFVC: Valenciano chega ao primeiro lugar após 11ª jornada na 1ª Divisão Distrital

A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.

Desporto 30 Novembro, 2025

AFVC: Távora escorrega mas mantém liderança da 2ª Divisão Distrital

A 11.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe resultados surpreendentes e mexeu com as contas do topo da tabela. O Távora sofreu uma inesperada derrota caseira por 2-0 diante do SC Vianense B, mas mantém-se no comando com 27 pontos. Ainda assim, o desaire abriu caminho para a aproximação do Neves FC, que venceu de forma convincente o Perre por 3-1 e reduziu a diferença para apenas dois pontos, relançando a luta pela liderança.

Regional 30 Novembro, 2025

Ponte da Barca inaugura mural comunitário contra a violência de género

No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi inaugurado nos Paços do Concelho de Ponte da Barca um mural comunitário que reúne peças artísticas criadas por alunos das escolas locais e utentes de instituições do concelho.