Logo
Regional

Alto Minho regista 164 ocorrências devido ao mau tempo, 153 foram quedas de árvores

9 Outubro, 2024 | 17:25
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

O comando sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Minho registou entre as 18h00 de terça-feira e as 11h00 de hoje, 164 ocorrências, 153 das quais relacionadas com quedas de árvores provocadas pelo vento forte.

O comandante Operacional Distrital de Viana do Castelo, Marco Domingues, referiu que “a esmagadora maioria das ocorrências surgiram a partir as 04h00” e destacou “uma queda de árvore sobre o edifício de um infantário em Paredes de Coura, com danos no telhado, sem riscos estruturais, nem risco para os utentes”.

“O estabelecimento manteve-se em funcionamento”, sublinhou Marco Domingues.

O responsável acrescentou que as quedas de árvores provocaram “cortes ou condicionamentos em várias Estradas Nacionais (EN) e municipais”.

Marco Domingues adiantou que, “neste momento, apenas há registo da EN101 cortada no Extremo e a EN303 Cortada em Sabadim”, ambas no concelho de Arcos de Valdevez, distrito de Viana do Castelo.

No concelho de Viana do Castelo, na freguesia de Outeiro, “a queda de uma árvore provocou danos no telhado de uma habitação”.

Em Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, “a queda de estrutura danificou vários veículos”.

Em todo o distrito de Viana do Castelo foram “registados vários danos na cablagem de energia elétrica e telecomunicações”.

Durante o estado de alerta especial amarelo, registaram-se ainda “um movimento de massa, uma inundação, sete quedas de estruturas e duas limpezas de vias”.

A resposta aos estragos causados pelo mau tempo envolveu um “empenhamento acumulado de 525 operacionais dos bombeiros, Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) da GNR, Equipas de Sapadores Florestais e equipas dos municípios, apoiados por 183 veículos.

“Apesar da pior fase ter passado, as ocorrências continuam a surgir”, destacou Marco Domingues.

Devido ao mau tempo, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou entre as 18h00 de terça-feira e as 07h00 de hoje 567 ocorrências relacionadas com o vento forte, a grande maioria quedas de árvores.

“Entre as 18h00 de ontem [terça-feira], quando começou o quadro meteorológico mais adverso, e as 07h00 de hoje temos o registo de 567 ocorrências, sobretudo relacionadas com o vento, sendo 404 quedas de árvores, 14 inundações, 20 limpezas de via, 116 quedas de estruturas e 13 movimentos de massa”, disse à Lusa José Costa, oficial de operações na ANEPC.

De acordo com José Costa, nestas ocorrências foram empenhados 1.805 operacionais e 627 meios terrestres.

“As áreas mais afetadas foram a Área Metropolitana do Porto, Alto Minho e Sub-Região do Cávado”, adiantou.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Cultura 31 Janeiro, 2026

Teatro Municipal Sá de Miranda recebe “Mistério Da Vinci”

O Teatro Municipal Sá de Miranda apresenta, de 10 de fevereiro a 7 de março de 2026, o espetáculo Mistério Da Vinci, da autoria de Adriel Filipe, criação do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana. A peça, dirigida a públicos a partir dos 3 anos, celebra os 35 anos da companhia vianense e é a sua 173.ª criação.

Desporto 31 Janeiro, 2026

Santa Luzia vence dérbi, garante manutenção e confirma despromoção do Freixo

O Santa Luzia FC venceu, na noite desta sexta-feira, a Casa do Povo de Freixo por 3-2, no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, em jogo de abertura da 15.ª jornada da Liga Feminina Placard de futsal, garantindo de forma matemática a permanência no principal escalão da modalidade.

Internacional 31 Janeiro, 2026

Papa Leão XIV manifesta pesar pelas vítimas da depressão Kristin em Portugal

O Papa Leão XIV manifestou um voto de pesar pelas vítimas mortais provocadas pela passagem da depressão Kristin por Portugal continental, deixando uma mensagem de solidariedade às famílias enlutadas e reconhecendo o forte espírito de entreajuda demonstrado pelos cidadãos nas zonas afetadas.

Desporto 31 Janeiro, 2026

Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo reuniu com autarquia de Valença

O Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), Domingos Castro, esteve em Valença, onde realizou uma reunião institucional com o Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Carpinteira, no âmbito da estratégia de descentralização e reforço do atletismo a nível nacional.

Regional 30 Janeiro, 2026

Criança de 9 anos desaparecida em Arcos de Valdevez é encontrada em segurança

Uma criança de 9 anos, de nacionalidade venezuelana, que se encontrava desaparecida desde quinta-feira à tarde em Arcos de Valdevez, foi localizada em segurança durante a madrugada desta sexta-feira.

Nacional 30 Janeiro, 2026

Viana do Castelo sob aviso vermelho devido à forte agitação marítima

O distrito de Viana do Castelo está esta sexta-feira sob aviso laranja do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), passando a aviso vermelho a partir das 21h00 e até às 03h00 de sábado, devido à forte agitação marítima.

Cultura 30 Janeiro, 2026

Oficinas e baile folk marcam regresso da Festa da Dança a Viana do Castelo

A Festa da Dança regressa a Viana do Castelo nos dias 28 de fevereiro e 28 de março, afirmando-se como um dos eventos dedicados às Danças Tradicionais e do Mundo mais relevantes do concelho. A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo (CMVC), pela Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho (AGFAM) e pelo Casino Afifense.