Logo
Regional

Alto Minho regista 164 ocorrências devido ao mau tempo, 153 foram quedas de árvores

9 Outubro, 2024 | 17:25
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

O comando sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Minho registou entre as 18h00 de terça-feira e as 11h00 de hoje, 164 ocorrências, 153 das quais relacionadas com quedas de árvores provocadas pelo vento forte.

O comandante Operacional Distrital de Viana do Castelo, Marco Domingues, referiu que “a esmagadora maioria das ocorrências surgiram a partir as 04h00” e destacou “uma queda de árvore sobre o edifício de um infantário em Paredes de Coura, com danos no telhado, sem riscos estruturais, nem risco para os utentes”.

“O estabelecimento manteve-se em funcionamento”, sublinhou Marco Domingues.

O responsável acrescentou que as quedas de árvores provocaram “cortes ou condicionamentos em várias Estradas Nacionais (EN) e municipais”.

Marco Domingues adiantou que, “neste momento, apenas há registo da EN101 cortada no Extremo e a EN303 Cortada em Sabadim”, ambas no concelho de Arcos de Valdevez, distrito de Viana do Castelo.

No concelho de Viana do Castelo, na freguesia de Outeiro, “a queda de uma árvore provocou danos no telhado de uma habitação”.

Em Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, “a queda de estrutura danificou vários veículos”.

Em todo o distrito de Viana do Castelo foram “registados vários danos na cablagem de energia elétrica e telecomunicações”.

Durante o estado de alerta especial amarelo, registaram-se ainda “um movimento de massa, uma inundação, sete quedas de estruturas e duas limpezas de vias”.

A resposta aos estragos causados pelo mau tempo envolveu um “empenhamento acumulado de 525 operacionais dos bombeiros, Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) da GNR, Equipas de Sapadores Florestais e equipas dos municípios, apoiados por 183 veículos.

“Apesar da pior fase ter passado, as ocorrências continuam a surgir”, destacou Marco Domingues.

Devido ao mau tempo, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou entre as 18h00 de terça-feira e as 07h00 de hoje 567 ocorrências relacionadas com o vento forte, a grande maioria quedas de árvores.

“Entre as 18h00 de ontem [terça-feira], quando começou o quadro meteorológico mais adverso, e as 07h00 de hoje temos o registo de 567 ocorrências, sobretudo relacionadas com o vento, sendo 404 quedas de árvores, 14 inundações, 20 limpezas de via, 116 quedas de estruturas e 13 movimentos de massa”, disse à Lusa José Costa, oficial de operações na ANEPC.

De acordo com José Costa, nestas ocorrências foram empenhados 1.805 operacionais e 627 meios terrestres.

“As áreas mais afetadas foram a Área Metropolitana do Porto, Alto Minho e Sub-Região do Cávado”, adiantou.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 8 Dezembro, 2025

Távora goleia e reforça liderança da 2.ª Divisão Distrital da AFVC

O Távora somou mais uma vitória expressiva na 2.ª divisão distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, ao triunfar por 1-5 no reduto do Anais FC, este fim de semana, em jogo da 12.ª jornada. A equipa arcoense mantém-se firme no topo da tabela, agora com 30 pontos, reforçando o estatuto de líder isolado.

Desporto 8 Dezembro, 2025

Iúri Leitão vence Madison nos 6 Dias de Roterdão em parceria com Yoeri Havik

O ciclista vianense Iúri Leitão voltou a destacar-se no panorama internacional ao conquistar a vitória na prova de Madison dos 6 Dias de Roterdão, uma das competições mais emblemáticas e exigentes do ciclismo de pista. O atleta de Santa Marta de Portuzelo, Viana do Castelo, fez dupla com o neerlandês Yoeri Havik, atleta da casa, numa parceria que se revelou dominante ao longo de toda a prova.

Regional 8 Dezembro, 2025

Valença promove retiro micológico “Entre Fungos e Monges” na Quinta do Mosteiro de Sanfins

A Câmara Municipal de Valença vai realizar no próximo sábado, 13 de dezembro, a partir das 9h30, o retiro micológico “Entre Fungos e Monges”, na Quinta do Mosteiro de Sanfins.

Regional 8 Dezembro, 2025

Ponte de Lima avança com oito apartamentos de habitação colaborativa

A Câmara de Ponte de Lima abriu concurso público, no valor de 820 mil euros mais IVA, para transformar um edifício no centro da vila em oito apartamentos de habitação colaborativa. O projeto, financiado pelo PRR, terá um prazo de execução de 180 dias.

Internacional 8 Dezembro, 2025

Politécnico de Viana participa em workshop europeu sobre graus conjuntos

O Politécnico de Viana do Castelo marcou presença esta semana em Veneza, Itália, no primeiro workshop europeu dedicado à criação de orientações para novos graus conjuntos transnacionais. O encontro reuniu mais de 500 participantes, entre presenciais e online, e deu início a um ciclo de trabalho que se prolongará até 2028, envolvendo 73 alianças universitárias em toda a Europa.

Regional 8 Dezembro, 2025

Construção do novo Mercado de Viana do Castelo terá acompanhamento arqueológico

A Câmara de Viana do Castelo lançou um concurso público de 324.740 euros para serviços de arqueologia durante a construção do novo mercado municipal e a requalificação da sua envolvente. O prazo de execução do contrato é de 150 dias, e a entrega de propostas termina a 2 de janeiro de 2016.

Nacional 8 Dezembro, 2025

Viana do Castelo e todo o país parados na greve geral de quinta-feira

Trabalhadores de Viana do Castelo, de 15 distritos, Açores e Madeira vão participar na greve geral marcada para quinta-feira, 11 de dezembro, convocada pela CGTP e UGT contra a reforma da legislação laboral proposta pelo Governo.