O trabalho desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), no âmbito da Estação Náutica do Alto Minho foi selecionado como uma das Top 100 histórias de 2024 pela Green Destinations, no que diz respeito aos destinos verdes sustentáveis.
A seleção de 2024 reconheceu a iniciativa do Alto Minho intitulada “Bringing businesspeople together” (Promover a colaboração empresarial), que realça o compromisso da CIM Alto Minho na promoção da colaboração no setor turístico, no âmbito da Estação Náutica do Alto Minho.
Esta boa prática surge no contexto do trabalho da Estação Náutica do Alto Minho, a qual pretende ser a plataforma agregadora e promocional do turismo náutico do território, bem como dinamizar uma rede de trabalho dos seus membros.
A Green Destinations revelou a lista das 100 melhores histórias de 2024 (2024 Top 100 Stories) através de um evento virtual e espera celebrar estas conquistas numa cerimónia presencial na próxima Conferência Green Destinations 2024 Global no Chile.
A 10ª edição da competição das 100 Melhores Histórias de Destinos Verdes partilha e promove histórias que relatam iniciativas e projetos inovadores e exemplares de destinos que trabalham para um desenvolvimento turístico mais responsável. A competição é realizada pela Parceria Top 100, com o apoio da Future of Tourism Coalition e contribuições especiais da ITB Berlin, QualityCoast, Good Travel Guide, Travelife, Ecotourism Australia e DEL Turismo.
Refira-se que a competição Green Destinations TOP 100 (Sustainability) Stories recebe anualmente histórias de turismo sustentável e boas práticas de destinos de todo o mundo, para servirem de inspiração a outras regiões, profissionais do setor de turismo e turistas. A edição de 2024 gerou uma inspiradora coleção de histórias de boas práticas de 32 países. Ao partilharem as suas histórias, as organizações de gestão de destinos são conhecidas e reconhecidas pelas soluções que encontraram para responder a desafios e problemas relacionados com a atividade turística e a sua sustentabilidade. Com o setor do turismo a enfrentar tempos muito desafiantes nos últimos anos, a resiliência e o trabalho árduo destes destinos para se tornarem mais responsáveis deve ser celebrado.
Este ano, houve mais de 170 inscrições de 45 países, com 129 histórias submetidas. As histórias de boas práticas submetidas foram avaliadas pela equipa de avaliadores Top 100, especialistas dos países e parceiros, coordenados pela Green Destinations. Os critérios de seleção consideraram elementos como a qualidade da história, transferibilidade, nível de inovação e a presença de todos os pilares da sustentabilidade.
O Comité Top 100, presidido por Albert Salman, presidente da Green Destinations, sublinhou que a seleção para a lista das 100 Melhores não significa que o destino é sustentável. Em vez disso, reconhece que o destino alcançou uma realização notável ou inspiradora na promoção de um turismo mais sustentável, que merece ser partilhada com o mundo, ao mesmo tempo que cumpre o mínimo de critérios de sustentabilidade da Green Destinations.
Na ITB Berlin, em março de 2025, as melhores histórias da lista de 2024 serão selecionadas por um júri para os Green Destinations Story Awards (Prémios Anuais de Histórias de Destinos Verdes).
A história “Bringing businesspeople together” (Promover a colaboração empresarial) e a lista dos 100 melhores de 2024 está disponível na página oficial da Green Destinations, em Green Destinations website.
O realizador Flávio Cruz, natural de Viana do Castelo, foi um dos grandes vencedores da 18.ª edição do ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo, que decorreu no Fundão. O cineasta arrecadou cinco prémios com três filmes distintos, em várias categorias das competições nacional e internacional.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por unanimidade, um investimento de 650.540,79 euros para o transporte escolar de 390 alunos do concelho no ano letivo 2025/2026.
O jovem ciclista vianense Daniel Moreira foi convocado para integrar a Seleção Nacional de sub-23 que irá participar no Campeonato do Mundo de Ciclismo de Estrada, a decorrer entre os dias 21 e 28 de setembro, no Ruanda.
O sistema informático do Serviço Nacional de Saúde (SNS) já está a funcionar normalmente após uma falha que afetou várias unidades hospitalares e centros de saúde em todo o país, incluindo a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve, fora de flagrante delito, o presumível autor de cinco crimes de incêndio florestal, ocorridos a 21 de agosto deste ano, na freguesia de Chafé, concelho de Viana do Castelo, em zonas com condições de propagação a manchas florestais extensas e aglomerados habitacionais.
No dia 19 de outubro, decorre a II edição do BTT Transibérico, um percurso não competitivo que une ciclistas de Portugal e da Galiza para explorar a natureza, cultura e património da Eurocidade Cerveira-Tomiño. A iniciativa tem como objetivo promover o turismo sustentável e o lazer ativo na região.
A União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro desmentiu esta quinta-feira, 18 de setembro, os rumores que circularam nas redes sociais sobre uma alegada dívida de 400 mil euros. Em comunicado enviado à imprensa, o Executivo classificou a informação como “falsa, irresponsável e ofensiva”, garantindo que não corresponde à realidade financeira da autarquia.