O trabalho desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), no âmbito da Estação Náutica do Alto Minho foi selecionado como uma das Top 100 histórias de 2024 pela Green Destinations, no que diz respeito aos destinos verdes sustentáveis.
A seleção de 2024 reconheceu a iniciativa do Alto Minho intitulada “Bringing businesspeople together” (Promover a colaboração empresarial), que realça o compromisso da CIM Alto Minho na promoção da colaboração no setor turístico, no âmbito da Estação Náutica do Alto Minho.
Esta boa prática surge no contexto do trabalho da Estação Náutica do Alto Minho, a qual pretende ser a plataforma agregadora e promocional do turismo náutico do território, bem como dinamizar uma rede de trabalho dos seus membros.
A Green Destinations revelou a lista das 100 melhores histórias de 2024 (2024 Top 100 Stories) através de um evento virtual e espera celebrar estas conquistas numa cerimónia presencial na próxima Conferência Green Destinations 2024 Global no Chile.
A 10ª edição da competição das 100 Melhores Histórias de Destinos Verdes partilha e promove histórias que relatam iniciativas e projetos inovadores e exemplares de destinos que trabalham para um desenvolvimento turístico mais responsável. A competição é realizada pela Parceria Top 100, com o apoio da Future of Tourism Coalition e contribuições especiais da ITB Berlin, QualityCoast, Good Travel Guide, Travelife, Ecotourism Australia e DEL Turismo.
Refira-se que a competição Green Destinations TOP 100 (Sustainability) Stories recebe anualmente histórias de turismo sustentável e boas práticas de destinos de todo o mundo, para servirem de inspiração a outras regiões, profissionais do setor de turismo e turistas. A edição de 2024 gerou uma inspiradora coleção de histórias de boas práticas de 32 países. Ao partilharem as suas histórias, as organizações de gestão de destinos são conhecidas e reconhecidas pelas soluções que encontraram para responder a desafios e problemas relacionados com a atividade turística e a sua sustentabilidade. Com o setor do turismo a enfrentar tempos muito desafiantes nos últimos anos, a resiliência e o trabalho árduo destes destinos para se tornarem mais responsáveis deve ser celebrado.
Este ano, houve mais de 170 inscrições de 45 países, com 129 histórias submetidas. As histórias de boas práticas submetidas foram avaliadas pela equipa de avaliadores Top 100, especialistas dos países e parceiros, coordenados pela Green Destinations. Os critérios de seleção consideraram elementos como a qualidade da história, transferibilidade, nível de inovação e a presença de todos os pilares da sustentabilidade.
O Comité Top 100, presidido por Albert Salman, presidente da Green Destinations, sublinhou que a seleção para a lista das 100 Melhores não significa que o destino é sustentável. Em vez disso, reconhece que o destino alcançou uma realização notável ou inspiradora na promoção de um turismo mais sustentável, que merece ser partilhada com o mundo, ao mesmo tempo que cumpre o mínimo de critérios de sustentabilidade da Green Destinations.
Na ITB Berlin, em março de 2025, as melhores histórias da lista de 2024 serão selecionadas por um júri para os Green Destinations Story Awards (Prémios Anuais de Histórias de Destinos Verdes).
A história “Bringing businesspeople together” (Promover a colaboração empresarial) e a lista dos 100 melhores de 2024 está disponível na página oficial da Green Destinations, em Green Destinations website.
O ciclista vianense Iúri Leitão voltou a destacar-se no panorama internacional ao conquistar a vitória na prova de Madison dos 6 Dias de Roterdão, uma das competições mais emblemáticas e exigentes do ciclismo de pista. O atleta de Santa Marta de Portuzelo, Viana do Castelo, fez dupla com o neerlandês Yoeri Havik, atleta da casa, numa parceria que se revelou dominante ao longo de toda a prova.
A Câmara Municipal de Valença vai realizar no próximo sábado, 13 de dezembro, a partir das 9h30, o retiro micológico “Entre Fungos e Monges”, na Quinta do Mosteiro de Sanfins.
A Câmara de Ponte de Lima abriu concurso público, no valor de 820 mil euros mais IVA, para transformar um edifício no centro da vila em oito apartamentos de habitação colaborativa. O projeto, financiado pelo PRR, terá um prazo de execução de 180 dias.
O Politécnico de Viana do Castelo marcou presença esta semana em Veneza, Itália, no primeiro workshop europeu dedicado à criação de orientações para novos graus conjuntos transnacionais. O encontro reuniu mais de 500 participantes, entre presenciais e online, e deu início a um ciclo de trabalho que se prolongará até 2028, envolvendo 73 alianças universitárias em toda a Europa.
A Câmara de Viana do Castelo lançou um concurso público de 324.740 euros para serviços de arqueologia durante a construção do novo mercado municipal e a requalificação da sua envolvente. O prazo de execução do contrato é de 150 dias, e a entrega de propostas termina a 2 de janeiro de 2016.
Trabalhadores de Viana do Castelo, de 15 distritos, Açores e Madeira vão participar na greve geral marcada para quinta-feira, 11 de dezembro, convocada pela CGTP e UGT contra a reforma da legislação laboral proposta pelo Governo.
O SC Vianense deslocou-se este domingo a Mirandela, ao Estádio São Sebastião, e venceu a equipa local por 3-1, em jogo da 11.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.