O trabalho desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), no âmbito da Estação Náutica do Alto Minho foi selecionado como uma das Top 100 histórias de 2024 pela Green Destinations, no que diz respeito aos destinos verdes sustentáveis.
A seleção de 2024 reconheceu a iniciativa do Alto Minho intitulada “Bringing businesspeople together” (Promover a colaboração empresarial), que realça o compromisso da CIM Alto Minho na promoção da colaboração no setor turístico, no âmbito da Estação Náutica do Alto Minho.
Esta boa prática surge no contexto do trabalho da Estação Náutica do Alto Minho, a qual pretende ser a plataforma agregadora e promocional do turismo náutico do território, bem como dinamizar uma rede de trabalho dos seus membros.
A Green Destinations revelou a lista das 100 melhores histórias de 2024 (2024 Top 100 Stories) através de um evento virtual e espera celebrar estas conquistas numa cerimónia presencial na próxima Conferência Green Destinations 2024 Global no Chile.
A 10ª edição da competição das 100 Melhores Histórias de Destinos Verdes partilha e promove histórias que relatam iniciativas e projetos inovadores e exemplares de destinos que trabalham para um desenvolvimento turístico mais responsável. A competição é realizada pela Parceria Top 100, com o apoio da Future of Tourism Coalition e contribuições especiais da ITB Berlin, QualityCoast, Good Travel Guide, Travelife, Ecotourism Australia e DEL Turismo.
Refira-se que a competição Green Destinations TOP 100 (Sustainability) Stories recebe anualmente histórias de turismo sustentável e boas práticas de destinos de todo o mundo, para servirem de inspiração a outras regiões, profissionais do setor de turismo e turistas. A edição de 2024 gerou uma inspiradora coleção de histórias de boas práticas de 32 países. Ao partilharem as suas histórias, as organizações de gestão de destinos são conhecidas e reconhecidas pelas soluções que encontraram para responder a desafios e problemas relacionados com a atividade turística e a sua sustentabilidade. Com o setor do turismo a enfrentar tempos muito desafiantes nos últimos anos, a resiliência e o trabalho árduo destes destinos para se tornarem mais responsáveis deve ser celebrado.
Este ano, houve mais de 170 inscrições de 45 países, com 129 histórias submetidas. As histórias de boas práticas submetidas foram avaliadas pela equipa de avaliadores Top 100, especialistas dos países e parceiros, coordenados pela Green Destinations. Os critérios de seleção consideraram elementos como a qualidade da história, transferibilidade, nível de inovação e a presença de todos os pilares da sustentabilidade.
O Comité Top 100, presidido por Albert Salman, presidente da Green Destinations, sublinhou que a seleção para a lista das 100 Melhores não significa que o destino é sustentável. Em vez disso, reconhece que o destino alcançou uma realização notável ou inspiradora na promoção de um turismo mais sustentável, que merece ser partilhada com o mundo, ao mesmo tempo que cumpre o mínimo de critérios de sustentabilidade da Green Destinations.
Na ITB Berlin, em março de 2025, as melhores histórias da lista de 2024 serão selecionadas por um júri para os Green Destinations Story Awards (Prémios Anuais de Histórias de Destinos Verdes).
A história “Bringing businesspeople together” (Promover a colaboração empresarial) e a lista dos 100 melhores de 2024 está disponível na página oficial da Green Destinations, em Green Destinations website.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, lançou um alerta sério sobre o aumento “galopante e insustentável” dos custos de depósito de resíduos, defendendo que a situação já ultrapassa a capacidade de resposta dos municípios e exige uma intervenção urgente do Governo.
Viana do Castelo foi palco da 4ª edição do RE.VER, evento dedicado à fotografia contemporânea, realizado na Sala Experimental do Teatro Sá de Miranda. Organizado pela Oficina de Fotografia e coordenado por João Gigante da AO NORTE, o encontro reuniu fotógrafos, artistas e público em torno de debates, exposições e projeções que exploram a imagem como forma de arte e comunicação.
Valença voltou a brilhar no panorama empresarial nacional. Dez empresas do concelho foram distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2024, um dos mais importantes reconhecimentos atribuídos ao tecido empresarial português.
Uma operação da Polícia Judiciária, conduzida pela Diretoria do Norte, resultou na detenção de sete suspeitos e na constituição de 45 arguidos, no âmbito de uma investigação sobre associação criminosa, branqueamento de capitais, fraude fiscal e falsificação de documentos.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.
O Município de Silves distinguiu o atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), Ussumani Djumo, na cerimónia "Estrelas do Desporto, da Serra ao Mar". A homenagem reconhece o percurso exemplar do jovem luso-guineense e a sua representação digna da Guiné-Bissau nos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio 2025.
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve um homem de 30 anos suspeito de provocar um incêndio numa habitação na freguesia de Vila Meã, em Vila Nova de Cerveira, no contexto de violência doméstica.