A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) marcou presença na Expo Osaka 2025, no Japão, com a realização do "Dia do Alto Minho" e a inauguração da exposição "Alto Minho: Mar, Rio e Montanha – A Essência de um Território Competitivo", patente no Pavilhão de Portugal.
A missão institucional decorreu entre 28 de maio e 4 de junho, integrando também encontros institucionais em Tóquio com vista à promoção e internacionalização do território.
No dia 31 de maio, o “Dia do Alto Minho” foi assinalado com a abertura oficial da exposição dedicada ao território, composta por 11 painéis ilustrativos das potencialidades da região nas vertentes do mar, rio e montanha, destacando os recursos naturais, potencial económico, inovação e sustentabilidade que caracterizam o Alto Minho. A cerimónia contou com a presença do diretor do Pavilhão de Portugal e representante da AICEP Portugal Global, Bernardo Amaral, e ficou simbolicamente marcada pela assinatura da delegação do Alto Minho no Livro de Honra da participação portuguesa.
Durante o evento, foram ainda distribuídos brindes promocionais, nomeadamente pregadeiras com as figuras do casal “Manel e Maria”, símbolos da identidade e tradição locais, que despertaram grande curiosidade entre os visitantes internacionais.
A missão prosseguiu em Tóquio com duas reuniões institucionais de elevado relevo. No dia 2 de junho, a delegação do Alto Minho reuniu-se com a CLAIR Japan – entidade afiliada ao governo japonês que promove relações internacionais entre autoridades locais –, onde foram exploradas oportunidades de cooperação em áreas como turismo sustentável, administração local e gestão de territórios costeiros e montanhosos. A reunião abriu também caminho para futuras colaborações no âmbito do programa JET (Japan Exchange and Teaching Programme) e outros projetos de intercâmbio cultural e técnico.
Já na Embaixada de Portugal, os representantes da CIM Alto Minho foram recebidos pelos diplomatas portugueses, que manifestaram total apoio à estratégia de internacionalização da região, nomeadamente na promoção do Alto Minho junto de investidores e entidades japonesas. A Embaixada destacou o potencial do Alto Minho como destino turístico e como região de oportunidades de investimento, particularmente nas áreas da sustentabilidade e da economia azul.
Inserida no projeto “Start Me Up Alto Minho – Competitividade e Internacionalização”, esta missão institucional representou uma oportunidade para projetar as singularidades territoriais do Alto Minho, estabelecer parcerias estratégicas e atrair eventual investimento estrangeiro, consolidando a região como um território competitivo e inovador no panorama internacional.
AGNR tem em curso, até dia 15 de setembro, a Operação Verão Seguro 2025 através de patrulhamento geral, de apoio e fiscalização nos locais de veraneio, nos principais eixos rodoviários e fronteiras.
A época balnear arrancou, no sábado, em 127 praias do Norte, com a bandeira azul presente em 84 praias: 75 em zonas costeiras e nove praias fluviais, com seis saídas do galardão a assinalar relativamente a 2024.
Este verão, o Lidl Village percorre Portugal de norte a sul, oferecendo uma experiência inovadora e muito divertida para clientes, famílias, colaboradores e comunidades locais.
Os militares do Exército da Escola dos Serviços da Póvoa do Varzim começam este domingo a patrulhar e vigiar a Serra de Santa Luzia, numa ação de prevenção de incêndios florestais que se prolonga até 30 de setembro.
O Município de Ponte de Lima, no âmbito das Comemorações dos 900 Anos da Carta de Foral a Ponte de Lima, inaugurou a Estátua de D. Afonso Henriques, na Expolima.
O Politécnico de Viana do Castelo desafia jovens dos 18 aos 29 anos a integrarem o PEGADAS, um programa inovador que junta formação e experiência no terreno, com expedições reais ao longo do Caminho de Santiago. Trata-se de uma iniciativa que aposta neste percurso milenar como espaço de capacitação profissional e desenvolvimento de competências.
Os elementos do Comando Local da Polícia Marítima de Caminha, em colaboração com a Câmara Municipal de Caminha, com a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), com a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) e com a Guarda Nacional Republicana (GNR), realizaram uma ação de fiscalização conjunta dirigida à atividade marítimo-turística em Caminha, da qual resultaram mais de 50 infrações, três das quais levaram à cessação temporária da atividade de três operadores.