Logo
Regional

Alto Minho e Galiza unem-se pela melhoria da ligação do IC28 à fronteira da Madalena e a Celanova

30 Agosto, 2022 | 13:57
Partilhar
Eduarda Alves
Menos de 1 minuto de leitura

Esta antiga reivindicação das duas regiões transfronteiriças encontra-se expressa numa carta dirigida ao primeiro-ministro de Portugal, António Costa, e ao presidente do Governo espanhol, Pedro Sánchez, que será assinada quarta-feira, dia 31 de agosto, na qual apelam para um maior envolvimento dos dois Governos na sua concretização.

O ato de assinatura deste documento, em português e castelhano, terá lugar na fronteira da Madalena, no concelho de Ponte da Barca, pelas 10h00 (hora portuguesa), contando com a presença dos autarcas dos dois lados da fronteira, representantes da CIM Alto Minho e da Deputación de Ourense.

Os signatários desta missiva conjunta consideram que esta ligação é de extrema importância para o incremento da cooperação, da atratividade e da competitividade desta região transfronteiriça e neste sentido deverá ser um desígnio dos dois Governos.

Os autarcas solicitam que “a concretização da ligação do IC28 à fronteira da Madalena e a Celanova seja realizada com brevidade, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência/ Next Generation ou através de instrumentos de financiamento no contexto da cooperação transfronteiriça”.

Dada a pertinência jornalística do tema em apreço e a sua relevância para este território transfronteiriço, convidamos um representante do prestigiado órgão de informação que dirige ou representa, para o ato de assinatura deste documento.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 14 Dezembro, 2025

Buscas por três pescadores desaparecidos ao largo de Caminha suspensas

As buscas pelos três pescadores de nacionalidade indonésia desaparecidos no mar, após o naufrágio de uma embarcação de pesca local ao largo de Caminha, foram suspensas ao final da tarde deste domingo e serão retomadas na manhã de segunda-feira, informou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).

Desporto 14 Dezembro, 2025

AFVC: Valenciano continua líder da 1ª Divisão Distrital apesar da derrota em casa com o Lanheses

A 13.ª jornada da 1.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo veio relançar a luta pelo primeiro lugar. O SC Valenciano, apesar de manter a liderança da classificação, viu a margem reduzir-se para o mínimo após a derrota em casa frente ao UD Lanheses, por 3-1.

Regional 14 Dezembro, 2025

Távora mantém liderança na 2.ª Divisão Distrital da AF Viana do Castelo

A 13.ª jornada da 2.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, ficou marcada por goleadas expressivas e pela consolidação da luta pelos primeiros lugares da tabela.

Regional 14 Dezembro, 2025

Vianense falha penálti no último minuto e acaba por empatar em casa com o último classificado

O SC Vianense não foi além de um empate a uma bola frente ao Desportivo de Monção, em jogo realizado este domingo no Estádio Dr. José de Matos, em Viana do Castelo, a contar para a 12.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.

Regional 14 Dezembro, 2025

Inauguração da Iluminação de Natal no Penedo do Castelo reúne a comunidade

Na passada sexta-feira, dia 12 de dezembro de 2025, a União de Freguesias de S. Salvador, Vila Fonche e Parada, em Arcos de Valdevez, celebrou a inauguração da iluminação de Natal no Penedo do Castelo, num evento que marcou o início da época festiva na região.

Regional 14 Dezembro, 2025

Defensor Moura apresenta “Caramuru – Diogo Álvares, de Viana!”

O antigo presidente da Câmara de Viana do Castelo, Defensor Moura, vai lançar o seu mais recente livro, “Caramuru – Diogo Álvares, de Viana!”, numa sessão marcada para quarta-feira, 17 de dezembro, às 17h30, na Biblioteca Municipal.

Música 14 Dezembro, 2025

Vianenses em destaque no novo projeto de Bárbara Bandeira

Viana do Castelo voltou a projetar a sua tradição além-fronteiras com a estreia do vídeo-intro de “Lusa: Ato II”, o novo capítulo do projeto musical de Bárbara Bandeira, divulgado esta semana no YouTube. A produção colocou vários grupos folclóricos do concelho em evidência, reforçando o papel do património cultural vianense no panorama artístico nacional.