Logo
Regional

Alto Minho e Galiza lançam rede de turismo fluvial transfronteiriço

27 Outubro, 2025 | 9:55
Partilhar
Pedro Xavier
Menos de 1 minuto de leitura

Alto Minho e Galiza acolheram o I Encontro Ibérico de Turismo Fluvial Transfronteiriço, que lançou a RedCIFT – Rede Ibérica de Cruzeiros Fluviais Transfronteiriços, iniciativa que visa promover o turismo sustentável ao longo dos rios partilhados entre Portugal e Espanha.

O projeto é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa INTERREG VI A Espanha–Portugal (POCTEP) 2021–2027.

Durante três dias, representantes institucionais, técnicos e agentes turísticos visitaram municípios ribeirinhos e debateram estratégias para transformar os rios Minho e Lima em motores de desenvolvimento turístico, cultural e ambiental.

O momento alto do encontro foi a assinatura do protocolo de constituição da RedCIFT, no Salão Nobre da Câmara Municipal de A Guarda. Entre os parceiros fundadores estão o Clúster Marítimo-Marino de Andalucía, a Associação Galega de Actividades Náuticas, o Clúster de Turismo da Extremadura, a CIM Alto Minho e outras associações regionais.

O programa incluiu visitas a pontos emblemáticos, como o centro histórico de Tui, a Fortaleza de Valença, o Castelo de Vila Nova de Cerveira e o Monte Santa Trega, reforçando o intercâmbio de experiências e boas práticas entre os territórios.

A RedCIFT pretende transformar os rios transfronteiriços em motores de turismo responsável e economia azul, promovendo o desenvolvimento sustentável e inclusivo das regiões envolvidas.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 15 Dezembro, 2025

Viana do Castelo prepara-se para receber novo ano com muito glamour

O Centro Cultural de Viana do Castelo será, uma vez mais, palco do New Year 2026, um dos eventos de passagem de ano mais aguardados da região. Organizado pela Collective e pelo Santa Luzia Futebol Clube, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo, prometendo uma noite de elegância, sofisticação e diversão.

Música 15 Dezembro, 2025

Viana do Castelo: Evento “Remember Luziamar” cancelado por falta de acordo sobre marca registada

O evento “Remember Luziamar”, previsto para se realizar no Club Lote 5, em Viana do Castelo, foi cancelado por falta de acordo entre a gerência do espaço e o detentor da marca registada.

Música 15 Dezembro, 2025

Viana do Castelo recebe 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”

Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.

Regional 15 Dezembro, 2025

Ponte de Lima: Concurso para criação do Cartaz Oficial das Feiras Novas 2026 já está aberto

A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.

Nacional 15 Dezembro, 2025

APPACDM de Viana do Castelo recebe Bandeira da Ética pelo Projeto “Náutica Para Todos”

A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.

Regional 15 Dezembro, 2025

Tiago Brandão Rodrigues é o novo Presidente do Conselho Geral do Politécnico de Viana do Castelo

Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.

Nacional 15 Dezembro, 2025

Autarcas de todo o país reúnem-se em Viana do Castelo e aprovam resolução estratégica

Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.