Logo
Cultura

Alto Minho é candidato ao galardão “The People’s Choice Award”

17 Janeiro, 2024 | 13:57
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

A elaboração de relatórios detalhados com orientações específicas para a melhoria das condições de acessibilidade de espaços culturais e patrimoniais, foi selecionado como uma das Top 100 histórias de 2023 no que diz respeito aos destinos sustentáveis. Este trabalho foi desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), no âmbito do projeto “Cultura para Todos”.

Todos os anos a competição ao Green Destinations TOP 100 (Sustainability) Stories recebe histórias de turismo sustentável e
boas práticas de destinos de todo o mundo, para serem partilhadas como exemplos inspiradores para outras regiões, profissionais de turismo e turistas.

Ao contar as suas histórias, as instituições responsáveis pela gestão de destinos são conhecidas e reconhecidas pelas soluções
que encontraram para responder a desafios e problemas relacionados com a atividade turística.

Com o sector do turismo a enfrentar momentos desafiantes desde março de 2020, a organização da competição celebra a resiliência e o trabalho árduo dos destinos que se esforçam para se tornarem destinos mais responsáveis.

Dessa seleção de boas práticas, que incluiu a região do Alto Minho, algumas são selecionadas para galardões na ITB Berlim, a maior feira de turismo da Alemanha, que irá decorrer de 5 a 7 de março de 2024.

Como já tem sido habitual, o Alto Minho foi novamente selecionado, desta vez, com a história “Culture for All, making tourism accessible in Alto Minho” (Cultura para Todos para um turismo acessível no Alto Minho).

O Alto Minho é um destino sustentável por natureza, com uma excelente qualidade ambiental e dos serviços prestados, ao qual se
associa a enorme hospitalidade da comunidade local e o seu rico património cultural material e imaterial. Ao longo dos anos tem sido reconhecido pelos turistas e por diversas organizações (da Green Destinations à EUROPARC, passando pela Rede Europeia de Turismo Cultural) como um destino sustentável e resiliente, que merece ser conhecido, reconhecido e visitado.

A boa prática apresentada evidenciou o compromisso da CIM Alto Minho na promoção da inclusão e acessibilidade cultural e turística na região.  Esta boa prática, integrada no projeto “Cultura para Todos”, surgiu com o intuito de promover a acessibilidade e a inclusão em espaços culturais/patrimoniais, também com perfil turístico. O trabalho desenvolvido pela CIM Alto Minho consistiu na realização de diagnósticos das condições de acessibilidade física e comunicacional a um conjunto diversificado de equipamentos e festivais/eventos culturais nos dez municípios da região.

A informação sobre cada um dos espaços está disponível na plataforma TUR4All, especializada em turismo acessível e traduzida em cinco idiomas, contribuindo, assim, para a consolidação do Alto Minho como um destino de excelência, acessível e inclusivo.

As histórias submetidas, incluindo a do Alto Minho, história “Culture for All, making tourism accessible in Alto Minho” (Cultura para Todos para um turismo acessível no Alto Minho), podem ser votadas com o galardão “_The People’s Choice Award_” até ao
próximo dia 29 de janeiro, em:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeuqBAxnnEj82bpE6Qy38k9cTS0s9ye6krHk2Phuv21gMhuTQ/viewform
Obtém o galardão quem obtiver mais votos.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Internacional 20 Novembro, 2025

Turismo fluvial no rio Minho ganha novo impulso com apresentação de estudo estratégico transfronteiriço

O desenvolvimento do turismo fluvial no rio Minho deu um passo decisivo, com a apresentação em A Guarda (Galiza) do Estudo do Potencial Turístico Náutico do Rio Minho. A sessão, realizada na Casa dos Alonso, reuniu autarcas, especialistas, operadores turísticos e entidades das duas margens, no âmbito dos Encontros Transfronteiriços do projeto Red CIFT, promovido pela CIM Alto Minho e pela Agan+.

Regional 20 Novembro, 2025

Viana do Castelo reforça formação em primeiros socorros e autoproteção para 1.500 participantes seniores

O Município de Viana do Castelo está a dinamizar, ao longo desta semana, mais uma ronda de ações de formação e prevenção no âmbito do projeto “Vencer a Idade com Saúde”, iniciativa que já envolve 1.500 participantes distribuídos por todas as freguesias do concelho.

Regional 20 Novembro, 2025

GNR detém quatro suspeitos por tráfico de estupefacientes no Alto Minho

Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e Viana do Castelo foram palco de uma operação da GNR que resultou na detenção de quatro homens, com idades entre 21 e 54 anos, suspeitos de tráfico de estupefacientes.

Regional 20 Novembro, 2025

Polícia Judiciária detém dois suspeitos de burla ligada a práticas de “bruxaria”

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Norte, deteve fora de flagrante, dois indivíduos suspeitos de burla qualificada, relacionada com alegadas práticas de “bruxaria” ou espiritualismo, na região norte do país.

Regional 19 Novembro, 2025

Carreço inaugura placa que assinala o “último pôr-do-sol de Portugal continental”

O projeto Atlantic Sunset inaugurou, no Farol de Montedor, em Carreço, a primeira placa identificativa do “último pôr-do-sol de Portugal continental”, acompanhada por uma mesa interpretativa dedicada à observação do fenómeno solar.

Regional 19 Novembro, 2025

Ponte de Lima celebra Fim de Semana Gastronómico da Carne Minhota

O Município de Ponte de Lima volta a destacar a tradição e a qualidade dos seus produtos locais com a realização do Fim de Semana Gastronómico da Carne Minhota, que decorre entre os dias 21 e 23 de novembro, integrado no programa municipal “Em Época Baixa, Ponte de Lima em Alta”.

Nacional 19 Novembro, 2025

CP oferece 10 mil viagens gratuitas na Linha da Beira Alta

A CP – Comboios de Portugal vai distribuir 10 mil vouchers para viagens gratuitas na Linha da Beira Alta, recentemente reaberta na totalidade após obras de modernização concluídas em setembro. A iniciativa pretende incentivar a utilização do comboio, promover a mobilidade sustentável e atrair novos passageiros, assim como reconquistar os clientes habituais.