A elaboração de relatórios detalhados com orientações específicas para a melhoria das condições de acessibilidade de espaços culturais e patrimoniais, foi selecionado como uma das Top 100 histórias de 2023 no que diz respeito aos destinos sustentáveis. Este trabalho foi desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), no âmbito do projeto “Cultura para Todos”.
Todos os anos a competição ao Green Destinations TOP 100 (Sustainability) Stories recebe histórias de turismo sustentável e
boas práticas de destinos de todo o mundo, para serem partilhadas como exemplos inspiradores para outras regiões, profissionais de turismo e turistas.
Ao contar as suas histórias, as instituições responsáveis pela gestão de destinos são conhecidas e reconhecidas pelas soluções
que encontraram para responder a desafios e problemas relacionados com a atividade turística.
Com o sector do turismo a enfrentar momentos desafiantes desde março de 2020, a organização da competição celebra a resiliência e o trabalho árduo dos destinos que se esforçam para se tornarem destinos mais responsáveis.
Dessa seleção de boas práticas, que incluiu a região do Alto Minho, algumas são selecionadas para galardões na ITB Berlim, a maior feira de turismo da Alemanha, que irá decorrer de 5 a 7 de março de 2024.
Como já tem sido habitual, o Alto Minho foi novamente selecionado, desta vez, com a história “Culture for All, making tourism accessible in Alto Minho” (Cultura para Todos para um turismo acessível no Alto Minho).
O Alto Minho é um destino sustentável por natureza, com uma excelente qualidade ambiental e dos serviços prestados, ao qual se
associa a enorme hospitalidade da comunidade local e o seu rico património cultural material e imaterial. Ao longo dos anos tem sido reconhecido pelos turistas e por diversas organizações (da Green Destinations à EUROPARC, passando pela Rede Europeia de Turismo Cultural) como um destino sustentável e resiliente, que merece ser conhecido, reconhecido e visitado.
A boa prática apresentada evidenciou o compromisso da CIM Alto Minho na promoção da inclusão e acessibilidade cultural e turística na região. Esta boa prática, integrada no projeto “Cultura para Todos”, surgiu com o intuito de promover a acessibilidade e a inclusão em espaços culturais/patrimoniais, também com perfil turístico. O trabalho desenvolvido pela CIM Alto Minho consistiu na realização de diagnósticos das condições de acessibilidade física e comunicacional a um conjunto diversificado de equipamentos e festivais/eventos culturais nos dez municípios da região.
A informação sobre cada um dos espaços está disponível na plataforma TUR4All, especializada em turismo acessível e traduzida em cinco idiomas, contribuindo, assim, para a consolidação do Alto Minho como um destino de excelência, acessível e inclusivo.
As histórias submetidas, incluindo a do Alto Minho, história “Culture for All, making tourism accessible in Alto Minho” (Cultura para Todos para um turismo acessível no Alto Minho), podem ser votadas com o galardão “_The People’s Choice Award_” até ao
próximo dia 29 de janeiro, em:
https://docs.google.com/forms/
Obtém o galardão quem obtiver mais votos.
As comunidades portuárias e várias associações do setor marítimo-portuário dirigiram uma carta aberta ao primeiro-ministro, Luís Montenegro, pedindo uma intervenção urgente na greve dos trabalhadores das administrações portuárias, que já terá provocado prejuízos superiores a cinco milhões de euros.
O Benfica conquistou a sua primeira vitória na presente edição da Liga dos Campeões, ao triunfar por 2-0 no reduto do Ajax, em jogo da quinta jornada da fase de liga. Depois de quatro derrotas consecutivas, os encarnados somaram finalmente os primeiros pontos, mantendo viva a esperança na corrida aos play-off.
Entre 28 de novembro e 8 de dezembro, a Fortaleza de Valença transforma-se novamente num verdadeiro paraíso para os amantes de chocolate, com a realização de mais uma edição do evento Valença Fortaleza de Chocolate, considerado o mais doce da época natalícia.
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A CP – Comboios de Portugal vai reforçar a oferta nos urbanos do Porto e de Lisboa durante os fins de semana e feriados da época natalícia, para responder ao aumento da procura motivado pelas compras, eventos e animação típica desta quadra.
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