Logo
Cultura

Alto Minho é candidato ao galardão “The People’s Choice Award”

17 Janeiro, 2024 | 13:57
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

A elaboração de relatórios detalhados com orientações específicas para a melhoria das condições de acessibilidade de espaços culturais e patrimoniais, foi selecionado como uma das Top 100 histórias de 2023 no que diz respeito aos destinos sustentáveis. Este trabalho foi desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), no âmbito do projeto “Cultura para Todos”.

Todos os anos a competição ao Green Destinations TOP 100 (Sustainability) Stories recebe histórias de turismo sustentável e
boas práticas de destinos de todo o mundo, para serem partilhadas como exemplos inspiradores para outras regiões, profissionais de turismo e turistas.

Ao contar as suas histórias, as instituições responsáveis pela gestão de destinos são conhecidas e reconhecidas pelas soluções
que encontraram para responder a desafios e problemas relacionados com a atividade turística.

Com o sector do turismo a enfrentar momentos desafiantes desde março de 2020, a organização da competição celebra a resiliência e o trabalho árduo dos destinos que se esforçam para se tornarem destinos mais responsáveis.

Dessa seleção de boas práticas, que incluiu a região do Alto Minho, algumas são selecionadas para galardões na ITB Berlim, a maior feira de turismo da Alemanha, que irá decorrer de 5 a 7 de março de 2024.

Como já tem sido habitual, o Alto Minho foi novamente selecionado, desta vez, com a história “Culture for All, making tourism accessible in Alto Minho” (Cultura para Todos para um turismo acessível no Alto Minho).

O Alto Minho é um destino sustentável por natureza, com uma excelente qualidade ambiental e dos serviços prestados, ao qual se
associa a enorme hospitalidade da comunidade local e o seu rico património cultural material e imaterial. Ao longo dos anos tem sido reconhecido pelos turistas e por diversas organizações (da Green Destinations à EUROPARC, passando pela Rede Europeia de Turismo Cultural) como um destino sustentável e resiliente, que merece ser conhecido, reconhecido e visitado.

A boa prática apresentada evidenciou o compromisso da CIM Alto Minho na promoção da inclusão e acessibilidade cultural e turística na região.  Esta boa prática, integrada no projeto “Cultura para Todos”, surgiu com o intuito de promover a acessibilidade e a inclusão em espaços culturais/patrimoniais, também com perfil turístico. O trabalho desenvolvido pela CIM Alto Minho consistiu na realização de diagnósticos das condições de acessibilidade física e comunicacional a um conjunto diversificado de equipamentos e festivais/eventos culturais nos dez municípios da região.

A informação sobre cada um dos espaços está disponível na plataforma TUR4All, especializada em turismo acessível e traduzida em cinco idiomas, contribuindo, assim, para a consolidação do Alto Minho como um destino de excelência, acessível e inclusivo.

As histórias submetidas, incluindo a do Alto Minho, história “Culture for All, making tourism accessible in Alto Minho” (Cultura para Todos para um turismo acessível no Alto Minho), podem ser votadas com o galardão “_The People’s Choice Award_” até ao
próximo dia 29 de janeiro, em:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeuqBAxnnEj82bpE6Qy38k9cTS0s9ye6krHk2Phuv21gMhuTQ/viewform
Obtém o galardão quem obtiver mais votos.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 8 Fevereiro, 2026

Portugal é vice-campeão europeu de futsal após derrota frente à Espanha

A seleção portuguesa de futsal falhou o sonho do tricampeonato europeu, ao perder por 5-3 frente à Espanha na final do Campeonato da Europa, disputada em Liubliana.

Regional 8 Fevereiro, 2026

Câmara de Vila Nova de Cerveira abre concurso para concessão do Bar da Lenta

Está aberto o concurso público para a concessão do Bar da Lenta, localizado na Praia Fluvial da Lenta, espaço destinado à instalação de um estabelecimento de bebidas com capacidade para 72 pessoas. O prazo para apresentação de propostas decorre até às 16h00 do dia 27 de fevereiro.

Opinião 8 Fevereiro, 2026

OPINIÃO: Anemia: Um problema de saúde pública que não podemos ignorar

A anemia afeta cerca de 2 biliões de pessoas em todo o mundo, sendo mais frequente em crianças, mulheres e idosos. Trata-se de um importante problema de saúde pública, com impacto significativo na qualidade de vida e na saúde geral.

Cultura 8 Fevereiro, 2026

Morreu Tomé Moreira, figura histórica do Grupo Folclórico de Carreço

O Grupo Folclórico e Cultural Danças e Cantares de Carreço (GFCDCC) anunciou o falecimento de Tomé Moreira, um dos seus fundadores e figura histórica do grupo.

Regional 8 Fevereiro, 2026

Câmara de Viana promove sessão de esclarecimento sobre procedimentos urbanísticos junto das juntas de freguesia

A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através do Gabinete de Coesão Territorial, realizou uma sessão de esclarecimento destinada a todas as Juntas de Freguesia do concelho, com o objetivo de clarificar os procedimentos urbanísticos a adotar em futuras obras.

Desporto 8 Fevereiro, 2026

Santa Luzia FC vence GD Árvore e segue para os Quartos de Final da Taça de Portugal

O Santa Luzia FC garantiu a presença nos Quartos de Final da Taça de Portugal de Futsal Feminino, depois de vencer o GD Árvore por 4-1, em encontro relativo à 4.ª eliminatória da competição.

Nacional 8 Fevereiro, 2026

Impostos em atraso? Pode ser golpe por SMS, alerta Autoridade Tributária

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou para a circulação de mensagens de telemóvel fraudulentas, enviadas em nome do fisco, que alegam a existência de impostos em atraso para “evitar penhora”.