O Serviço Integrado de Cuidados Paliativos (SICP) do Alto Minho assinala 12 anos de atividade dedicados à melhoria da qualidade de vida de doentes com doenças progressivas e sem perspetiva de cura com a inauguração da exposição “Cuidar com Arte — 12 anos, 12 olhares”.
A iniciativa nasce da filosofia da fundadora dos Cuidados Paliativos, Cecily Saunders, que acreditava que “cada pessoa importa” e que todos devem ser cuidados, apoiados e respeitados em todas as fases da vida. Com esta convicção, o SICP desenvolve há mais de uma década uma intervenção multidisciplinar, articulando a prática hospitalar e comunitária, e trabalhando em colaboração com todas as unidades de cuidados do distrito.
Para celebrar esta data, vários artistas plásticos do Alto Minho foram desafiados a criar ou selecionar obras que traduzam, através de palavras e imagens, a essência do trabalho desenvolvido junto dos doentes, das famílias e da comunidade. O resultado é uma exposição que pretende unir arte e cuidado, destacando a importância da humanização nos Cuidados Paliativos.
A inauguração terá lugar no dia 25 de novembro, às 15h00, na Galeria Barca de Artes, e a mostra estará aberta ao público até dia 29 de novembro.
Os profissionais do SICP convidam toda a comunidade a visitar a exposição e a celebrar este marco de dedicação, competência e humanidade no cuidado.
Viana do Castelo deu mais um passo na digitalização dos serviços de proximidade com o lançamento de “Viana Pocket – A Cidade no Teu Bolso”, uma aplicação que pretende incentivar o comércio tradicional através de um sistema de recompensas.
O Serviço Integrado de Cuidados Paliativos (SICP) do Alto Minho assinala 12 anos de atividade dedicados à melhoria da qualidade de vida de doentes com doenças progressivas e sem perspetiva de cura com a inauguração da exposição “Cuidar com Arte — 12 anos, 12 olhares”.
O rio Lima volta a assumir o protagonismo no panorama desportivo nacional no próximo sábado, 22 de novembro, a partir das 13h00, com a realização da Taça Remo Jovem / Taça Primeiras Remadas, competição que reúne dezenas de jovens atletas dos 9 aos 19 anos e marca mais um momento forte da época 2025-2026.
Melgaço foi, entre quinta-feira e sábado, o centro das atenções do desporto nacional ao acolher o 5.º Fórum REDESPP – Rede de Ensino Superior Politécnico Público em Desporto. O encontro, que celebrou o 10.º aniversário da rede, reuniu na Escola Superior de Desporto e Lazer do IPVC (ESDL-IPVC) representantes de 17 instituições de ensino superior, num evento marcado pelo debate, cooperação e reflexão estratégica.
Valença deu, na sexta-feira, 15 de novembro, um passo decisivo para o desenvolvimento do setor agrícola com a inauguração oficial da Associação para o Desenvolvimento Regional Valença Regenera+.
Viana do Castelo completa sete anos desde que a sua emblemática araucária excelsa, considerada a maior árvore de Natal natural da Europa, deixou de ser iluminada.
Valença assinalou os 92 anos da chegada do lendário aviador norte-americano Charles Lindbergh, recordando um dos episódios mais marcantes da história do concelho e da aviação mundial.