Logo
Regional

Alto Minho 4D reconhecido como boa prática no Top 100 Stories 2022

7 Outubro, 2022 | 15:47
Partilhar
Eduarda Alves
3 min. leitura

O trabalho desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), no âmbito do projeto “Alto Minho 4D – Viagem no tempo”, que culminou com a criação de dez Estações do Tempo e o desenvolvimento de dez rotas turísticas subordinadas a diferentes períodos da história, foi selecionado como uma das Top 100 histórias de 2022 no que diz respeito aos destinos sustentáveis.

Todos os anos a competição ao Green Destinations TOP 100 (Sustainability) Stories recebe histórias de turismo sustentável e boas práticas de destinos de todo o mundo, para serem partilhadas como exemplos inspiradores para outras regiões, profissionais de turismo e turistas. Ao contar as suas histórias, as instituições responsáveis pela gestão de destinos são conhecidas e reconhecidas pelas soluções que encontraram para responder a desafios e problemas relacionados com a atividade turística. Com o sector do turismo a enfrentar momentos muito desafiantes desde março de 2020, a organização da competição decidiu celebrar a resiliência e o trabalho árduo dos destinos para se tornarem destinos mais responsáveis neste período atípico.

A seleção de 2022 incluiu a região do Alto Minho, com a história “Journey through time: 10 municipalities, one community, a tourist product” (Viagem no tempo: 10 municípios, uma comunidade, um produto turístico). O Alto Minho é um destino sustentável por natureza, com uma excelente qualidade ambiental e dos serviços prestados, ao qual se associa a enorme hospitalidade da comunidade local e o seu rico património cultural material e imaterial. Ao longo dos anos tem sido reconhecido pelos turistas e por diversas organizações (da Green Destinations à EUROPARC, passando pela Rede Europeia de Turismo Cultural) como um destino sustentável, resiliente, com inúmeros testemunhos da evolução das civilizações ao longo dos séculos, de qualidade e que merece ser conhecido, reconhecido e visitado.

A boa prática apresentada ao Green Destinations TOP 100 (Sustainability) Stories evidenciou o trabalho da CIM Alto Minho no domínio do património cultural e tradições. O projeto “Alto Minho 4D – Viagem no Tempo” surgiu com o intuito de promover todo o potencial patrimonial, cultural e histórico através da criação de um novo produto turístico que destacasse a autenticidade, originalidade e identidade deste território, a fim de maximizar a sua diferenciação num contexto cada vez mais globalizado e competitivo e de tornar este produto atrativo para os turistas. A implementação deste projeto permitiu a criação de uma rede de 10 rotas culturais cronológicas associadas a diferentes períodos da história, desde a pré-história até à atualidade, que incluem alguns dos mais notáveis testemunhos patrimoniais do Alto Minho. É ainda de salientar a importante colaboração com agentes turísticos locais, através da criação de programas dinâmicos de redes turísticas e a sua divulgação junto de diferentes públicos-alvo e mercados de referência, de modo a afirmar o destino do Alto Minho como um destino de excelência, com claros ganhos tanto para estes agentes como para o território em geral. 

As histórias submetidas foram avaliadas pela equipa do Green Destinations Top 100, especialistas de vários países e parceiros da Green Destinations (Green Destinations, QualityCoast, Travelife, ITB Berlin, Asian Ecotourism Network, Ecotourism Australia, Global Ecotourism Network, Sustainable First and GLP Films), coordenados pela própria Fundação Green Destinations. A competição também teve o apoio da Future of Tourism Coalition. O Comité do Top 100 selecionou os 100 melhores destinos através de uma pré-seleção com base num nível mínimo de conformidade com os critérios essenciais do Green Destinations Standard e, posteriormente, criou a lista dos 100 com base na avaliação da história de boas práticas submetida.

A história “Journey through time: 10 municipalities, one community, a tourist product” (Viagem no Tempo: 10 municípios, uma comunidade, um produto turístico) e a lista dos 100 melhores de 2022 está disponível na página oficial da Green Destinations, em Green Destinations website.

Sobre a Green Destinations:

A Green Destinations é uma organização sedeada nos Países Baixos que trabalha na avaliação, capacitação e certificação de destinos e empresas empenhadas no desenvolvimento do turismo sustentável. A Green Destinations gere uma série de programas globais através de uma equipa central de coordenadores e gestores de programas. A organização lidera uma parceria global de mais de 50 representantes, composta por peritos em turismo sustentável, consultorias e organizações sem fins lucrativos; trabalha em benefício da comunidade de “Destinos Verdes/Sustentáveis”. Até à data, mais de 450 destinos e 50 empresas de 60 países já participaram num dos seus programas. Juntamente com a Comunidade de “Destinos Verdes”, a organização tem como objetivo melhorar o turismo e torná-lo mais sustentável.

Blisq Creative | Estratégia de Comunicação, Design, Websites e Marketing Digital
Blisq Creative | Estratégia de Comunicação, Design, Websites e Marketing Digital

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 1 Dezembro, 2022

Vianenses Bruna Parente e Miguel Cunha galardoados na Gala “O Minhoto” Troféus Desportivos

Bruna Parente (Viana Remadores do Lima) e Miguel Cunha (Vitoria SC) foram os vianenses galardoados com o Troféu “O Minhoto” nas áreas de remo e voleibol, respetivamente, num total de 28 prémios atribuídos através de votação de um júri composto por 91 elementos (48 órgãos de comunicação social de âmbito local e regional, 12 órgãos de comunicação social de âmbito nacional e 31 entidades ligadas ao desporto).

Regional 30 Novembro, 2022

Solutions30 investe mais de meio milhão de euros em Viana do Castelo

A multinacional francesa Solutions30 investiu cerca de 600.000 euros e inaugurou ontem um novo espaço em Viana do Castelo. O espaço, cuja inauguração contou com a presença do Presidente da Câmara, Luís Nobre, vem dar continuidade à unidade instalada na Zona Industrial do Neiva – Fase II e conta com uma área de 500m2, com capacidade para mais 80 pessoas, e alberga diversos serviços, tais como Recursos Humanos, Contabilidade, Logística e Marketing, assim como os gabinetes da Direção. Em Viana do Castelo, a empresa conta, assim, com 260 colaboradores.

Regional 30 Novembro, 2022

Barcelos Bus gratuito durante todo o mês de dezembro

Os passageiros do Barcelos Bus vão poder usufruir deste meio de transporte de forma gratuita durante todo o mês de dezembro.

Regional 30 Novembro, 2022

10 anos de Renascer de Areosa em exposição

O Grupo Etnofolclórico "RENASCER" de Areosa, cumpre no dia 1 de dezembro de 2022 o seu 10º  aniversário. Neste ano especial de retoma da atividade pós-pandemia, este grupo decidiu marcar de uma  forma especial o 10º ano a longo prazo. A direção, cumprindo o desiderato estabelecido aquando o 9º  aniversário, comemorado em situação condicionada, devido às restrições que ainda se mantinham,  apresentou aos componentes e alguns amigos, a programação prevista para o 10º ano de existência, à qual se  davam forma as atividades de música, canto, dança, colóquios e exposições. 

Regional 30 Novembro, 2022

Regime de Incentivos para 2023 com soluções combinadas para setor tecnológico, serviços partilhados e indústrias criativas

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, em reunião de executivo, o Regime de Incentivos para 2023, que prevê a continuidade das reduções e isenções de taxas diversas e, pela primeira vez, inclui, para o setor tecnológico, serviços partilhados e indústrias/atividades criativas, a oferta de soluções combinadas para empresas e profissionais e para o seu agregado familiar, tais como alojamento a custo controlado, soluções de mobilidade e oferta de soluções ao nível educativo.

Regional 30 Novembro, 2022

HER, um projeto impactante na vida de vítimas de cancro da mama

A iniciativa começou em 2021 e tem tido um impacto muito positivo em termos físicos, mas também psicológicos na vida de quem tem recorrido ao programa. Fomos conhecer três testemunhos que descrevem os benefícios do HER, um projeto que assenta na formação e informação sobre a prática da atividade física e do exercício físico durante e após os tratamentos de cancro.

Regional 30 Novembro, 2022

Arcos de Valdevez comemora “Dia Nacional da Cultura Científica”

Para comemorar o Dia Nacional da Cultura Científica, celebrado anualmente a 24 de novembro, as Oficinas de Criatividade Himalaya receberam mais um Arcuense com Ciência. Desta vez, foi Eliana Silva que falou de Fotossíntese Artificial.