Logo
Regional

Almeida, Marvão e Valença apresentam candidatura das Fortalezas da Raia ao Presidente da República

11 Novembro, 2022 | 11:04
Partilhar
Eduarda Alves
Menos de 1 minuto de leitura

Os Municípios de Almeida, Marvão e Valença, representados pelos seus presidentes, António Machado, Luís Vitorino e José Manuel Carpinteira, respetivamente, apresentaram, na passada quinta-feira, a sua Excelência o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o dossier da candidatura das “Fortalezas Abaluartadas da Raia” a Património Mundial da UNESCO.

Numa audiência que decorreu no Palácio de Belém, em Lisboa, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, mostrou-se conhecedor desta candidatura conjunta e considerou que o dossier revela um trabalho muito coeso, completo e de grande valor científico.

O Presidente da República prometeu acompanhar de perto o processo da candidatura e revelou que a temática abordada será de grande interesse para Portugal.

Recorde-se que o património abrangido na candidatura integra a Fortaleza de Valença e de Marvão e a Praça-forte de Almeida, exemplares únicos da arquitetura militar dos séculos XVII e XVIII, sendo os mais representativos de sistema abaluartado e na defesa da linha de fronteira.

A raia luso-espanhola é a faixa da fronteira mais antiga e estável do mundo, com cerca de 1319 quilómetros, e uma das mais fortificadas da Europa, com particularidades históricas e culturais únicas.

A entrega do dossier de candidatura das “Fortalezas Abaluartadas da Raia” a Património Mundial está agendada para o próximo dia 18 de novembro, na Comissão Nacional da UNESCO, em Lisboa.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 8 Fevereiro, 2026

Câmara de Viana promove sessão de esclarecimento sobre procedimentos urbanísticos junto das juntas de freguesia

A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através do Gabinete de Coesão Territorial, realizou uma sessão de esclarecimento destinada a todas as Juntas de Freguesia do concelho, com o objetivo de clarificar os procedimentos urbanísticos a adotar em futuras obras.

Desporto 8 Fevereiro, 2026

Santa Luzia FC vence GD Árvore e segue para os Quartos de Final da Taça de Portugal

O Santa Luzia FC garantiu a presença nos Quartos de Final da Taça de Portugal de Futsal Feminino, depois de vencer o GD Árvore por 4-1, em encontro relativo à 4.ª eliminatória da competição.

Nacional 8 Fevereiro, 2026

Impostos em atraso? Pode ser golpe por SMS, alerta Autoridade Tributária

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou para a circulação de mensagens de telemóvel fraudulentas, enviadas em nome do fisco, que alegam a existência de impostos em atraso para “evitar penhora”.

Desporto 8 Fevereiro, 2026

Juventude Viana vence em Espinho e reforça liderança do campeonato

A Juventude Viana venceu este sábado a Associação Académica de Espinho por 1-5, em jogo da 16.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins, reforçando a liderança da classificação.

Regional 8 Fevereiro, 2026

Derrocada em Moledo leva à interdição do paredão

Uma parte do paredão de Moledo aluiu este sábado, levando a Junta da União de Freguesias de Moledo e Cristelo a interditar a área e a apelar à população para que se afaste da zona.

Desporto 8 Fevereiro, 2026

Campeonato de Portugal: SC Vianense cai em São Martinho e perde posição na tabela

A deslocação do SC Vianense a São Martinho acabou por se revelar amarga este fim de semana. A equipa de Viana do Castelo não conseguiu contrariar a superioridade da AR São Martinho e saiu derrotada por 2-0, apesar de uma reação positiva na segunda parte.

Regional 8 Fevereiro, 2026

Arcos de Valdevez em alerta máximo devido a risco elevado de cheias e deslizamentos

A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez ativou ontem, sábado, às 21h00, o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil devido ao risco elevado de cheias, inundações e instabilidade de taludes no concelho.