Os Municípios de Almeida, Marvão e Valença, representados pelos seus presidentes, António Machado, Luís Vitorino e José Manuel Carpinteira, respetivamente, apresentaram, na passada quinta-feira, a sua Excelência o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o dossier da candidatura das “Fortalezas Abaluartadas da Raia” a Património Mundial da UNESCO.
Numa audiência que decorreu no Palácio de Belém, em Lisboa, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, mostrou-se conhecedor desta candidatura conjunta e considerou que o dossier revela um trabalho muito coeso, completo e de grande valor científico.
O Presidente da República prometeu acompanhar de perto o processo da candidatura e revelou que a temática abordada será de grande interesse para Portugal.
Recorde-se que o património abrangido na candidatura integra a Fortaleza de Valença e de Marvão e a Praça-forte de Almeida, exemplares únicos da arquitetura militar dos séculos XVII e XVIII, sendo os mais representativos de sistema abaluartado e na defesa da linha de fronteira.
A raia luso-espanhola é a faixa da fronteira mais antiga e estável do mundo, com cerca de 1319 quilómetros, e uma das mais fortificadas da Europa, com particularidades históricas e culturais únicas.
A entrega do dossier de candidatura das “Fortalezas Abaluartadas da Raia” a Património Mundial está agendada para o próximo dia 18 de novembro, na Comissão Nacional da UNESCO, em Lisboa.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através da sua Companhia de Bombeiros Sapadores, vai reforçar a resposta de proteção e socorro na zona Centro do país, na sequência da situação excecional que tem vindo a afetar aquela região.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a abertura de concurso público para a requalificação de três piscinas municipais do concelho, num investimento global superior a 1,58 milhões de euros, com o objetivo de melhorar as condições de utilização, eficiência energética e conforto dos utentes.
Arcos de Valdevez prepara-se para viver quatro dias de pura folia com o regresso do Maior Carnaval do Norte de Portugal, entre 13 e 17 de fevereiro de 2026. O evento promete animação para todas as idades, com desfiles, bailes e concursos de máscaras que já se tornaram tradição na região.
Ponte de Lima vai acolher, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2026, o I Congresso Internacional sobre o Brinquedo, no Auditório dos Paços do Concelho. O evento insere-se nas comemorações dos 900 anos do concelho e promete reunir investigadores, colecionadores e especialistas nacionais e internacionais.
A PLATEA – Plataforma do Teatro Amador do Alto Minho inicia, no próximo dia 31 de janeiro, o seu Ciclo Teatral 2026, com um espetáculo no Auditório Gabriel Gonçalves, em Lanheses.
A Comissão Municipal de Trânsito reuniu-se no Centro Municipal da Proteção Civil, com o objetivo de promover a articulação e cooperação entre diversas entidades na resolução das questões relacionadas com o trânsito no concelho.
A Câmara Municipal de Caminha, em parceria com as Juntas de Freguesia do concelho, lançou a campanha solidária Operação Nariz Vermelho, com o objetivo de mobilizar a comunidade em torno de gestos de solidariedade.